Você sabe qual o momento em que sua empresa pode ficar para trás? É quando ela não se atualiza tecnologicamente, ou seja, quando não investe em inovação. Essa é uma fragilidade que atinge grande parte dos negócios, principalmente os pequenos e médios. 

E quando você fica para trás sabe o que acontece? Um concorrente simplesmente vem e passa na sua frente, e aí, de uma hora para outra a sua empresa quebra. 

Se você ficou interessado em saber como inovar e não ficar para trás, acompanhe este artigo até o final e assista ao vídeo “O segredo para inovar e investir em tecnologia – Fazer a empresa crescer” e descubra porque inovar é importante. 


ASSISTA AO VÍDEO O Segredo Para Inovar e Investir em Tecnologia – Fazer a Empresa Crescer”

O risco da empresa ficar desatualizada tecnologicamente 

Uma das causas para a empresa não se atualizar tecnologicamente, ou seja, para não andar para frente quando se fala em tecnologia e inovação é confiar demais no produto que se tem e no conhecimento que o empresário tem sobre o negócio. Isso acontece principalmente com pequenos e médios empresários que conhecem como ninguém o produto que desenvolveu.

No entanto, confiar demais nesse conhecimento e deixar de lado a tecnologia, achando que o seu produto é tão bom que não será preciso se atualizar tecnologicamente é realmente um grande equívoco, e aí, o empresário praticamente assume o risco de não inovar na empresa.

Portanto, o segredo é simplesmente não subestimar a tecnologia e entender o porquê inovar é importante e, desta forma, se manter atualizado tecnologicamente. Isto é, você não deve superestimar a qualidade do seu produto, isso porque o produto e a tecnologia estão muito integrados. 

Podemos citar como exemplo a Uber: até que ponto a Uber é um produto, ou seja, um meio de transporte, e até que ponto ela é uma tecnologia? A mesma coisa acontece com a Netflix. É fácil notar que uma coisa está totalmente integrada à outra e que simplesmente não dá para distinguir o que é produto e o que é tecnologia.

Porque inovar é importante

Há um caso recente que eu vivi e vale muito a pena contar para você, pois trata justamente da prioridade que o empresário dá quando se fala de tecnologia e inovação.

Eu fiquei hospedado recentemente em uma pousada em Porto Belo, no interior de Santa Catarina. Era uma pousada extremamente fantástica, no meio do mato, literalmente. Onde havia uma mistura de Mata Atlântica com o mar, ambos muito próximos.

Eu me hospedei em um chalé muito agradável com dois andares, além disso, havia um atendimento espetacular, além de um café da manhã muito gentil, passarinhos, mato, bichos… realmente um lugar paradisíaco.

Veja bem, com tantos atributos daquela pousada, como permitir um contato tão íntimo com a natureza, muitos poderiam pensar que não precisaria de mais nada nesse local, não é mesmo?

Entretanto, o empresário, o dono da pousada, não se contentou com esse produto que ele já tinha, apesar de ser magnífico, e também oferecia uma internet muito boa, internet que eu confesso que nunca vi numa pousada dessa natureza. 

Normalmente quando vamos para um hotel em uma cidade grande, um hotel de rede, por exemplo, é comum ter uma infraestrutura boa de internet, não é mesmo? Mas, ter essa mesma estrutura numa pousada literalmente no meio do mato não é algo comum, sendo realmente um diferencial.

Eu particularmente preciso muito de internet quando viajo, já que normalmente misturo viagens a negócios com viagens a lazer e dou mentoria para pequenas e médias empresas, então preciso de uma internet adequada para isso.

Então, posso dizer que nessa pousada não tive nenhum problema em relação à internet. Não só a banda larga e o provedor que o dono da pousava contratava eram bons, como ele também se preocupou em instalar roteadores pela pousada para fazer com que o sinal que saía da sede da pousada fosse irradiado para os chalés e atendesse a todos os ambientes com qualidade. Realmente ele comentou comigo que tinha essa preocupação de que a internet atendesse bem a todos, sabendo da importância que ela tem hoje na vida das pessoas.

Porque é importante a tecnologia para a empresa

Portanto, eu poderia dizer que esse é um caso realmente atípico de um empresário que se preocupa verdadeiramente com a atualização tecnológica e com a inovação na empresa, e não só com o produto que ele oferece.

Diante desse cenário, é justamente com isso que você empresário tem que se preocupar o tempo todo. Independentemente de ter um produto muito bom, você precisa se manter atualizado, porque o risco da empresa ficar desatualizada tecnologicamente existe e ele pode fazer com que um concorrente encoste junto de você e utilize uma tecnologia melhor do que a sua, simplesmente tomando o seu lugar de um dia para o outro.

Por isso, é fundamental que você se atualize e inove na empresa o tempo inteiro, só assim é possível evitar a fragilidade da tecnologia e inovação.

Dessa forma, a fragilidade da tecnologia e inovação realmente existe e pode causar um impacto muito negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer a empresa crescer com solidez e conferir dicas de como inovar e fazer a empresa crescer rápido, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.