Como Criar Indicadores de Desempenho (Prático)

Você consegue calcular o desempenho da sua empresa para saber se ela está indo bem ou mal? Se eu perguntasse diretamente se a sua empresa está progredindo ou crescendo você conseguiria comprovar a sua resposta por meio de números? Definitivamente quem deseja entender como fazer a empresa crescer precisa saber que só é possível fazer isso por meio de indicadores de desempenho.

Você pode até me dizer o real crescimento da empresa de acordo com a sua experiência e feeling, entretanto os indicadores de desempenho são os instrumentos mais confiáveis para de fato medir se a sua empresa está ou não crescendo com solidez financeira. Existem, basicamente, 7 indicadores de desempenho realmente eficientes que você pode utilizar.

Se você ficou interessado em saber mais sobre esses indicadores de desempenho para conseguir mensurar o crescimento da empresa, acompanhe este artigo até o final e assista ao vídeo. 

ASSISTA AO VÍDEO: “Como Criar Indicadores de Desempenho (Prático)”

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são instrumentos muito poderosos que ajudam na administração de uma empresa. Se você ainda não os utiliza no seu negócio, existe grande chance de estar ativando a fragilidade do gestor na sua empresa – isso porque a administração do seu negócio provavelmente é mais baseada em intuição e também na sua experiência enquanto gestor. 

Não existe nada de errado nisso. Entretanto, é muito importante que você também meça o desempenho da sua empresa através de números palpáveis e indicadores concretos, que são os indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho são regulados tanto por percentuais, quanto por números absolutos. Por exemplo, se você vai medir um indicador de vendas da sua empresa para saber se elas estão crescendo ou não, você calcula esse número por percentual. Desta forma, você pode dizer “Minhas vendas estão crescendo 20% a cada mês” ou você pode calcular isso por número absoluto, por exemplo, “Eu vendia R$1 milhão e agora estou vendendo R$1,2 milhão”.

Existem essas duas maneiras para medir os indicadores de desempenho. Nesse sentido, os indicadores de desempenho normalmente passam pela sua área comercial, pelo financeiro, pelas vendas, pelos clientes, também pelo produto que você vende ou serviço que oferece, além dos seus colaboradores. Enfim, por diversas áreas da empresa.

7 indicadores universais que se aplicam a qualquer empresa

Existem 7 indicadores de desempenho que eu considero universais, pois eles se aplicam a empresas de qualquer natureza. Anote, portanto, cada um deles porque certamente eles servirão para medir o crescimento da sua empresa.

  • 1. Indicador de vendas

O primeiro indicador é o de vendas. Que é aquele que indica se as vendas na sua empresa estão aumentando ou não. Você pode medir esses dados por percentual, conforme citado, ou por números absolutos.

O importante é que você estabeleça como indicador de desempenho para as vendas algo acima de 5%, se puder estabelecer um percentual maior que esse, melhor ainda. 

Desta forma, você vai calcular mês a mês e ano a ano, o quanto as vendas do negócio estão crescendo sob o ponto de vista de quantidade, de valor de vendas, de faturamento ou de percentual. 

  • 2. Indicador de lucratividade

Esse indicador é aquele que ampara o indicador de vendas. Isso porque não adianta você crescer e ter margem baixa de lucratividade. 

Portanto, você precisa ter um indicador que vai medir se a margem de lucratividade da empresa está crescendo ou não. Se ela está sendo mantida no mesmo patamar ou se ela está diminuindo.

É claro que esse indicativo deve ser feito de acordo com o seu negócio, já que os percentuais mudam de empresa para empresa. Entretanto, é fundamental que você meça isso, independente do modo. Isso porque não adianta apenas determinar a quantidade de vendas, ou seja, o quanto o seu faturamento aumentou, é essencial também calcular o quanto a empresa lucrou realmente.

  • 3. Indicador de produtos e serviços

Nesse caso em específico, normalmente você vai medir esses dados por meio de números absolutos. Nesse sentido, você vai analisar a quantidade de reclamações, por exemplo, que você tem recebido dos seus clientes – novamente isso pode ser feito mês a mês –, a quantidade de produtos que tem sido entregue com defeito, produtos ou serviços entregues em atraso, expectativas que você não está atendendo em relação ao seu cliente. 

Nesse ponto, o objetivo é medir todos os aspectos que têm relação com o produto e serviço oferecido pela empresa ao cliente.

  • 4. Indicador de quantidade de cancelamento de contratos

Nesse sentido, é importante analisar a quantidade de cancelamento de contratos que você está tendo no ano ou, de outro ponto de vista, a não renovação de contratos. 

Imagine que você tem um contrato com um cliente que renova todos os anos, e este ano, em específico, aquele cliente simplesmente decidiu não renovar o contrato com a sua empresa.  Mas, para entender de fato o que aconteceu, você precisa medir esse indicador de desempenho. 

Esse indicador é extremamente poderoso porque ele vai direto ao ponto. Ele é efetivo, ou seja, mostra para o cliente a relação custo-benefício entre o que você cobra dele e o que você presta.

  • 5. Indicador relacionado à capacitação dos funcionários e do gestor

Esse indicador mede a capacitação dos seus colaboradores e também a sua própria capacitação enquanto empresário, uma vez que você deve ter o mínimo de conhecimento sobre gestão empresarial para conseguir tocar o seu negócio.

Nesse sentido, você deve medir a quantidade de horas que investe em si e em seus colaboradores em relação a treinamentos e capacitação, seja em uma sala de aula, em aulas online, leituras, grupos de estudos que vocês desenvolvem, enfim.

O essencial é medir a quantidade de horas que estão sendo investidas por mês e por ano na capacitação dos seus colaboradores. Um número interessante que você pode calcular é o mínimo de 40 a 80 horas por ano. Ou seja, cada colaborador seu deve ter em média 40 horas em que eles além de trabalharem, também estudem e se aperfeiçoem.

Uma dica nesse sentido é estar sempre de olho no Portal Sebrae, pois lá sempre existem cursos online disponíveis, além de diversos conteúdos relacionados a gestão e administração de empresas para empreendedores entenderem como gerenciar uma empresa e também para colaboradores que desejam melhorar sua performance na empresa e no mercado de trabalho de um modo geral. 

Por isso, se você deseja entender como fazer a sua empresa crescer rápido e com solidez financeira, precisa sempre buscar capacitação para si e para seus colabores.

  • 6. Indicador de índice de rotatividade

Este indicador está diretamente relacionado ao item anterior. Quer dizer, é preciso calcular o índice de rotatividade dos seus funcionários, ou seja, o quanto as pessoas que você contrata estão indo embora. Isto é, qual é o grau de rotatividade da empresa? Os funcionários permanecem por um longo período trabalhando na empresa ou entram e saem com frequência?

Esse indicador é muito importante para apontar se as condições da sua empresa não são favoráveis para reter os talentos ou se o seu processo de seleção não está sendo suficientemente bom para contratar. 

  • 7. Indicador que mede as melhorias da sua empresa

O sétimo e último indicador muito importante é aquele que vai medir a quantidade de inovações e melhorias que você, empresário, está fazendo na sua empresa. Seja em relação aos aperfeiçoamentos e correções que você faz nos seus produtos ou serviços, mas também em relação às melhorias e aperfeiçoamentos que você faz nos processos internos da sua empresa, como atendimento, suporte ao cliente, pós-venda, entre outros.

No processo de administração de empresas, é extremamente importante que o gestor invista em melhorias não só nos produtos ou serviços, mas também nos processos da empresa, de modo a oferecer melhores experiências e bem-estar ao cliente e também aos colaboradores.

Portanto, esses são os 7 indicadores de desempenho que se encaixam a qualquer empresa. É claro que você pode buscar outros indicadores que mais se adaptam ao que você precisa realmente para analisar se o crescimento da empresa está sendo satisfatório ou não.

Dessa forma, a fragilidade do gestor pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e entender como fazer a empresa crescer, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como administrar uma empresa, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.

Como ter controle financeiro da empresa (Comprovado)

Você sabe o momento em que sua vida como empresário pode virar um verdadeiro inferno? Simplesmente quando você se vê sem dinheiro na empresa. Isso pode acontecer de repente, a partir de um evento inesperado ou pode ir acontecendo lentamente e quando você menos espera, já não há mais dinheiro para pagar as despesas do próximo mês. Esse é realmente um risco financeiro muito grave que pode afetar o seu negócio.

Isso porque quando tal situação acontece, cria-se um problema muito grande, porque afeta tanto a operação da sua empresa quanto mexe também com a sua vida pessoal. Afinal, quem tem uma empresa normalmente depende do negócio para sustentar sua vida de um modo geral. 

Esse fator combinado com os problemas financeiros gerados na empresa realmente pode gerar um pesadelo enorme na vida do empresário. Mas, você sabe como reduzir o risco financeiro e promover uma gestão financeira eficiente na empresa? Se ainda tem dúvida para responder essas perguntas, assista ao vídeo “Como ter o controle financeiro da empresa (Comprovado)” e entenda mais.

ASSISTA AO VÍDEO: “Como Ter Controle Financeiro da Empresa (Comprovado)”

O risco financeiro

Você sabe por que a falta de dinheiro na sua empresa pode causar tanto transtorno? Bom, primeiro porque você ficará sem dinheiro para pagar seus fornecedores e até mesmo para arcar com a sua folha de pagamento. Essa situação realmente seria muito desagradável, não é mesmo? 

Isso porque se você não tiver dinheiro para quitar os seus débitos com fornecedores, colaboradores e folha de pagamento, você corre o risco de perder funcionários, de não ter fornecedores para comprar os materiais necessários para produção e aí pode surgir um problema muito grande de continuidade do negócio.

Esse já é um grande problema por si só, mas, além disso, acaba afetando a imagem da sua empresa também. Imagine que a vida toda você preservou a imagem da sua empresa e de forma inesperada, não intencionalmente, se deparou com uma situação financeira muito grave e agora já não consegue mais honrar seus compromissos. Tal situação afeta totalmente a reputação da sua empresa, e quando algo afeta nossa reputação, fica muito difícil saber como fazer o negócio crescer porque você já não tem mais a confiança do mercado.

Também pode acontecer outra coisa quando você se encontra em meio a um risco financeiro. O cliente simplesmente acaba percebendo tal situação e existe o risco dele não querer mais continuar fazendo negócio com você. Afinal, nenhum cliente quer permanecer fazendo negócio com uma empresa que está frágil financeiramente.

Por fim, não posso deixar de mencionar que isso certamente afetará sua vida pessoal. Você, como todo mundo, possui despesas, tanto pessoais quanto da sua família. E aí, quando algo afeta nossa família, principalmente na questão financeira, pode realmente haver um transtorno muito grande, ao ponto de não conseguir resolver nem um problema, nem outro. Não se consegue pensar direito na empresa, nem em formas de resolver os problemas e muito menos decidir como se fazia antes.

Recomendação básica: Fuja dos problemas financeiros

Você deve estar pensando, “Mas como evitar problemas financeiros?”, a resposta é simples: fuja deles desde o começo. Dessa forma, procure tornar o seu negócio sólido financeiramente desde o início. É claro que no início é comum termos uma fragilidade financeira maior, afinal a empresa está começando, não possui reserva e nem capital financeiro. 

No entanto, à medida que a empresa começa a caminhar e crescer, você, empresário, deve ir aos poucos construindo essa solidez financeira, fazendo uma gestão financeira controlada e eficiente a fim de evitar questões como essas que acabamos de citar e entender de fato como ter controle financeiro no negócio.

5 medidas para evitar problemas financeiros na sua empresa

Como ter o controle financeiro? Essa sem dúvida é a pergunta que você deve estar se fazendo agora. Por isso, eu vou falar sobre 5 medidas para você conseguir evitar problemas financeiros na sua empresa, para que seja possível ter um negócio sustentável do ponto de vista financeiro.

  • 1. Sua empresa precisa ter lucratividade

Entender como aumentar a lucratividade é um dos passos mais importantes para fazer e ter o controle financeiro da empresa e evitar problemas financeiros.

Muitas vezes nós empresários achamos que para resolver os problemas financeiros na nossa empresa é preciso vender e vender cada vez mais. Vender é fundamental, é claro, pois vender faz entrar dinheiro na empresa.

Entretanto, somente as vendas não resolvem os problemas financeiros da sua empresa, isso porque as vendas podem ser deficitárias, ou seja, você vendeu, mas vai gastar mais para fazer a entrega daquele produto do que o valor da venda propriamente dito.

Por isso, é necessário realmente fazer com que a empresa gere lucro. Nesse sentido, dar lucro significa fazer vendas que sejam rentáveis e conseguir na prática calcular a rentabilidade do seu negócio. Saber como controlar o fluxo de caixa nesse sentido é fundamental.

Um grande problema das pequenas e médias empresas é não conseguir calcular a rentabilidade, ou porque não dão muita importância a isso, ou porque acham muito chato fazer determinados cálculos. Enfim… O fato é que você tem que ter controle sobre a gestão financeira e saber se o seu negócio está dando lucro ou não. Portanto, procure aprender este cálculo.

  • 2. Evite desequilíbrio na empresa

Quando falamos sobre a gestão financeira do negócio, chega um determinado momento em que a empresa precisa ter equilíbrio financeiro. Isto é, o fluxo de caixa precisa estar positivo a maior parte do tempo.

Quando você dá um choque na empresa e desequilibra ela financeiramente, é provável que ocorra uma desestabilização e, com isso, a empresa fica sem dinheiro.

O caso mais comum de acontecer isso que estou citando é quando você tem concentração de clientes. Isto é, quando você tem um cliente que representa 30 ou 40% da sua receita total. Ou seja, você fatura R$100 mil no mês e R$40 mil são apenas de um único cliente.

Sabe por que isso é um problema? Porque se esse cliente for embora você terá um impacto financeiro enorme no seu fluxo de caixa. Isso é o que eu chamo de desequilíbrio na empresa. Assim, você, como empresário, deve evitar concentração de clientes, pois isso pode gerar um impacto negativo muito grande no seu negócio.

  • 3. Gerencie de perto o seu fluxo de caixa

Mais importante do que seu balanço ou as informações que o seu contador te dá é saber como controlar o seu fluxo de caixa. Afinal, é o fluxo de caixa que traduz ao longo do tempo o dinheiro que você vai ter disponível para poder pagar suas despesas e para fazer os investimentos que sua empresa necessita.

Por isso, o fluxo de caixa é onde entram as receitas e saem as despesas, então é o que sobra ali no dia a dia para você tocar o seu negócio. Você precisa, portanto, gerenciar esse caixa. Mas, não é gerenciar de vez em quando, uma vez na semana, por exemplo. É preciso fazer isso todos os dias, de perto e continuamente. Fazer isso é ter um controle mais eficiente e segurança sobre se vai faltar dinheiro ou não.

  • 4.Controle a saúde financeira do negócio

Nesse ponto eu não estou falando somente sobre o controle de fluxo de caixa, eu falo sobre todos os controles que você como empresário precisa ter sobre o seu negócio. Isso inclui controle de gastos, controle de despesas, de custos fixos e variáveis, entre outros.

É preciso, portanto, ter um controle muito próximo do seu negócio. Isso porque se você não tiver o controle financeiro da sua empresa, você não terá controle sobre nada dentro dela. Por isso, você precisa ter processos, automatizar os controles por um sistema ERP, entre outras medidas que otimizem a gestão financeira.

  • 5. Se capacite em gestão financeira

Enquanto empresário você também deve se capacitar em gestão financeira a fim de evitar problemas financeiros no seu negócio e ter uma gestão e controle financeiro realmente eficiente dentro da empresa. É necessário ao menos ter a capacitação básica em administração financeira para que seja possível, inclusive, aplicar as 4 medidas citadas anteriormente. No Portal Sebrae, inclusive, você consegue encontrar diversos conteúdos e cursos para capacitação empresarial.

Por isso, estude – principalmente se você não tem formação nenhuma nessa área. Não deixe de priorizar essa capacitação para que você realmente consiga tomar decisões com base em números e assim entender como fazer a empresa crescer rápido e com solidez financeira.

Portanto, essas são as 5 medidas que podem ajudar você a reduzir o risco financeiro na sua empresa e ter total controle financeiro sobre ela.

Dessa forma, a fragilidade financeira realmente existe e pode causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa.

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

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Porque é Importante Fazer Sua Empresa Crescer – 5 Motivos

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Eu posso apostar que o seu principal objetivo como empresário é fazer o negócio crescer, certo? Afinal, quem é que abriu uma empresa para não querer que ela cresça, não é mesmo? Mas, você já se perguntou exatamente porque deveria fazer o seu negócio crescer cada vez mais?

Essa é uma pergunta importante de se responder, até para que você se motive cada vez mais em ter certeza que a saída para o sucesso é fazer sua empresa crescer. Se você ficou interessado em saber a resposta para essa pergunta, acompanhe este artigo até o final e acompanhe ao vídeo “Porque é importante fazer sua empresa crescer – 5 motivos”

ASSISTA AO VÍDEO Porque é Importante Fazer Sua Empresa Crescer – 5 Motivos”

Porque é importante fazer sua empresa crescer

Acompanhe abaixo 5 razões pelas quais você deve fazer sua empresa crescer.

  • 1. Quando a empresa cresce, ela fica mais forte

Isto é, quando uma empresa cresce, ela automaticamente fica mais resistente e mais forte e, com isso, consegue vencer a concorrência. E a recíproca é verdadeira, se você não cresce e fica sempre mediano, cedo ou tarde um concorrente alcançará o seu nível e vai acabar crescendo na sua frente, passando por cima da sua empresa e conquistando seus clientes.

Portanto, é fundamental que a empresa cresça, gere mais vendas, ganhe mais dinheiro e fique cada vez mais forte e mais resistente no mercado para conseguir enfrentar a concorrência e o que mais vier pela frente.

  • 2. Quem não cresce, desaparece

Você certamente já deve ter ouvido esse ditado no mercado e essa é a maior verdade quando falamos de uma empresa. Simplesmente não existe estabilidade quando se fala de negócios. Toda vez que achar que as coisas estão indo bem e que você está estabilizando a empresa, acenda um sinal vermelho ou amarelo porque alguma coisa anda errada. Pelo menos em relação ao seu pensamento.

Tenha sempre em mente que uma empresa não é estável. Ela precisa estar crescendo o tempo inteiro e o empresário deve sempre estar buscando formas de como aumentar as vendas. Por isso, na hora que a empresa começar a ficar estável saiba que esse é um sinal de perigo.  

Então, essa é a segunda razão do porque é importante fazer a empresa crescer com solidez. Simplesmente quando você não cresce, tende a desaparecer com o tempo. Quando a empresa se estabiliza ela tende a diminuir em vez de crescer.

  • 3. A empresa ganha mais dinheiro quando cresce

Quando a empresa cresce, automaticamente ela consegue vender melhor e assim ganhar mais dinheiro. E quando se ganha mais dinheiro existe uma série de vantagens. Você, empresário, enquanto pessoa física começa a ganhar mais dinheiro, consegue beneficiar mais a sua família, dando segurança para que seus entes queridos possam ter uma vida melhor e isso é fundamental na vida de qualquer pessoa. 

Por isso, ganhar dinheiro, além de proporcionar mais momentos de lazer e prazer, também dá mais segurança às pessoas que estão à sua volta e que de alguma maneira dependem de você.

E quando falamos em relação à empresa, quando ela ganha mais dinheiro é possível investir ainda mais no negócio, sabendo como fazer a empresa crescer rápido. Além disso, o negócio vai ficando mais forte e mais resistente no mercado, o que é uma boa maneira de vencer a concorrência.

  • 4. É possível gerar mais emprego e colaborar com o social

O quarto motivo eu diria que está relacionado a uma razão social. Quando o empresário cria um negócio, ele gera mais emprego, especialmente em pequenas e médias empresas, como é o nosso caso nesta conversa.

Nós empresários temos uma responsabilidade social. A verdade é que não criamos uma empresa só para nós mesmos. Isso porque quando a empresa cresce nós conseguimos servir melhor o cliente, atendê-lo melhor e também conseguimos gerar mais emprego, além de uma melhor economia.

Lembre-se que nós empresários somos quase que um terceiro educador na formação das pessoas – em primeiro lugar vem a família, depois a escola e por último estamos nós – afinal, as pessoas são educadas também na empresa, ou seja, no meio corporativo em que estão inseridas. 

E você, empresário, tem realmente esse papel. Logo, quando você cresce, atrai mais pessoas e tem como responsabilidade educá-las cada vez melhor no mundo corporativo.

  • 5. A empresa é criada para ter sucesso

Esse é um motivo clássico e muito importante. Isso porque uma empresa é como um filho, não é mesmo? Nós criamos um filho para que ele tenha sucesso e cresça não só de tamanho, mas também como indivíduo, como pessoa, que tenha uma cabeça cada vez melhor, que seja alguém que contribui para a sociedade… e na empresa acontece a mesma coisa.

É como se a empresa fosse um filho que colocamos no mundo e você também deseja que ela cresça e progrida cada vez mais porque aquilo te motiva, e aí, você entra em um ciclo de querer que a empresa cresça rápido e com solidez. Porque você se realiza como empresário ao ver a empresa crescer.

Portanto, eu citei aqui 5 razões pelas quais é importante fazer a empresa crescer, mas se você souber de mais razões eu peço que comente abaixo para que isso sirva para que outros empresários que estão assistindo este vídeo possam aprender mais e ter novas visões sobre o assunto.

Dessa forma, é muito importante fazer a empresa crescer, para eliminar o risco de ser afetado pela concorrência que pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir as 11 fragilidades e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série e conferir dicas de como fazer o negócio crescer, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.

Como evitar inadimplência de clientes – Fazer a empresa crescer

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A inadimplência de clientes pode virar um grande problema dentro da sua empresa. Você empresário, sabia disso? Pois, saiba que essa situação é real. É como um enxame de abelhas e, dependendo do percentual de inadimplência, você arrisca até mesmo a saúde financeira do negócio, comprometendo totalmente o crescimento da empresa.

Você sabe como reduzir a inadimplência de clientes? Para saber mais sobre isso assista ao vídeo “Como evitar inadimplência de clientes – Fazer a empresa crescer” e entenda como evitar a inadimplência e fazer a empresa crescer com solidez.

ASSISTA AO VÍDEO Como Evitar Inadimplência de Clientes – Fazer a Empresa Crescer”

O perigo da inadimplência

Mas, por que a inadimplência de clientes é um problema para as empresas? Simplesmente porque ela causa um déficit. Ou seja, quando um cliente não te paga, o dinheiro deixou de entrar no seu caixa, e obviamente isso pode gerar um problema financeiro para você.

Dependendo do volume de inadimplência, isto é, do quanto um determinado cliente deixou de te pagar ou da quantidade de clientes que vão ficando em atraso, realmente isso pode causar um déficit muito grande no seu fluxo de caixa. 

A grande pergunta que fica quando lidamos com inadimplência é sobre quem vai cobrir o déficit deixado no fluxo de caixa quando algum cliente não pagar. É você empresário quem colocará o dinheiro lá? O caixa da empresa que irá absorver isso? Ou será preciso pegar um empréstimo no banco para cobrir esse déficit no caixa? Afinal, você continua tendo suas despesas para honrar mesmo que não tenha recebido de seus clientes.

Para responder essas perguntas eu costumo dizer que a inadimplência é como um enxame de abelhas. Se uma abelha te picar certamente vai doer, mas você não vai morrer por conta disso. Mas se um enxame de abelhas de atacar, ou seja, se uma quantidade muito grande de abelhas se voltar contra você, aí sim será um ataque tão forte que você poderá realmente morrer.

Pois bem. O mesmo acontece com a sua empresa. A inadimplência pode chegar a um grau tão avançado, capaz de afetar a saúde financeira do seu negócio de tal forma, que a empresa pode realmente acabar ficando sem dinheiro e tendo que fechar as portas.

3 maneiras de evitar inadimplência de clientes

Por isso, eu sempre recomendo especialmente 3 medidas para pequenas e médias empresas conseguirem evitar a inadimplência de clientes. Veja quais são elas logo abaixo:

  •  1. Não financie as compras dos clientes com os seus recursos próprios

A menos que você seja um banco, nunca financie as compras dos seus clientes com o seu próprio capital. A melhor opção neste caso é utilizar um banco ou outra empresa semelhante ao banco, como a PagSeguro, por exemplo, para financiar a compra que o cliente fez com a sua empresa.

Falo isso também porque quando o cliente sabe que é você quem está financiando tal dívida, ele tende a relaxar um pouco em relação ao pagamento, já quando o banco cobra ou quando ele tem que assinar um boleto ou cobrança bancária no banco, ele fica com muito mais receio porque sabe que seu nome pode ir para o SPC.

Então, evite fazer financiamento para os seus clientes com o seu capital, essa é uma das maneiras que ajudam a reduzir inadimplência de clientes.

  • 2. Não deixe para lá quando um cliente não te pagar

Outra maneira de evitar a inadimplência na sua empresa é não relaxar quando um cliente deixar de te pagar.

Dependendo do modelo de negócio, você não vai usar um banco, você mesmo é quem faz algum tipo de financiamento para o cliente. Entretanto, quando um cliente não nos paga, normalmente ficamos um tanto quanto constrangidos de cobrá-lo, não é mesmo? Afinal, o cliente sempre pagou e agora deixou de pagar. Há muitas questões envolvidas.

Mas, você sabia que é um grande problema fazer isso? É isso mesmo. Porque quando você não faz contato com um cliente que atrasou ou não pagou, ele pode simplesmente achar que o valor que ele paga a você não faz tanta diferença na gestão de fluxo de caixa, já que você sequer deu um telefonema para saber o que houve com o pagamento.

Desta forma, ele pode se acostumar a atrasar os pagamentos ou a simplesmente não te pagar corretamente mais. Muitas vezes o cliente não faz isso necessariamente por má fé, mas sim porque também está enfrentando problemas financeiros e, desta forma, fica postergando os pagamentos. 

Portanto, você deve sim ligar para os clientes inadimplentes e deve mostrar a eles que precisa daquele dinheiro, sem constrangimento nenhum. Afinal, principalmente os pequenos e médios negócios dependem muito do pagamento dos clientes para conseguirem sobreviver. 

  • 3. Reveja os seus processos de cobrança

Se a inadimplência passa a ser algo mais comum na sua empresa, significa que talvez seja necessário rever a maneira como você cobra os seus clientes, ou quem sabe, até mesmo o seu modelo de negócio.

Então, por exemplo, será que quando você cobra de um cliente, pede uma entrada muito menor do que realmente deveria? Falo isso porque existem empresas que pedem apenas 10% de entrada e 90% do contrato o cliente financia. Ou seja, se você faz isso na sua empresa, sem dúvida, está mais sujeito a inadimplência, já que a maior parte do pagamento está programado para ser pago depois.

Logo, por que não tentar aumentar o valor da sua entrada o máximo que puder, de maneira que o valor que ficar para depois seja menor, comparado ao valor total? Eu sei que nem todos os negócios permitem isso, mas tente avaliar o quanto você pode fazer para reduzir a inadimplência de clientes e ter maior controle financeiro da sua empresa, mantendo a saúde dela em dia.

Vale lembrar que todas as três recomendações que estou passando devem ser avaliadas de acordo com cada tipo de negócio para saber o que se aplica ou não a sua empresa. Lembrando que estas são as melhores maneiras de evitar a inadimplência, que pode gerar uma fragilidade muito perigosa, capaz de acabar com o seu negócio, que é a fragilidade financeira. Por isso, ao controlar a inadimplência, você controla também esta fragilidade.

Portanto, essas são 3 medidas para que você entenda como evitar a inadimplência, promovendo uma melhor gestão financeira no seu negócio.

Dessa forma, a fragilidade financeira pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

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O Segredo Para Inovar e Investir em Tecnologia – Fazer a Empresa Crescer

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Você sabe qual o momento em que sua empresa pode ficar para trás? É quando ela não se atualiza tecnologicamente, ou seja, quando não investe em inovação. Essa é uma fragilidade que atinge grande parte dos negócios, principalmente os pequenos e médios. 

E quando você fica para trás sabe o que acontece? Um concorrente simplesmente vem e passa na sua frente, e aí, de uma hora para outra a sua empresa quebra. 

Se você ficou interessado em saber como inovar e não ficar para trás, acompanhe este artigo até o final e assista ao vídeo “O segredo para inovar e investir em tecnologia – Fazer a empresa crescer” e descubra porque inovar é importante. 

ASSISTA AO VÍDEO “O Segredo Para Inovar e Investir em Tecnologia – Fazer a Empresa Crescer

O risco da empresa ficar desatualizada tecnologicamente 

Uma das causas para a empresa não se atualizar tecnologicamente, ou seja, para não andar para frente quando se fala em tecnologia e inovação é confiar demais no produto que se tem e no conhecimento que o empresário tem sobre o negócio. Isso acontece principalmente com pequenos e médios empresários que conhecem como ninguém o produto que desenvolveu.

No entanto, confiar demais nesse conhecimento e deixar de lado a tecnologia, achando que o seu produto é tão bom que não será preciso se atualizar tecnologicamente é realmente um grande equívoco, e aí, o empresário praticamente assume o risco de não inovar na empresa.

Portanto, o segredo é simplesmente não subestimar a tecnologia e entender o porquê inovar é importante e, desta forma, se manter atualizado tecnologicamente. Isto é, você não deve superestimar a qualidade do seu produto, isso porque o produto e a tecnologia estão muito integrados. 

Podemos citar como exemplo a Uber: até que ponto a Uber é um produto, ou seja, um meio de transporte, e até que ponto ela é uma tecnologia? A mesma coisa acontece com a Netflix. É fácil notar que uma coisa está totalmente integrada à outra e que simplesmente não dá para distinguir o que é produto e o que é tecnologia.

Porque inovar é importante

Há um caso recente que eu vivi e vale muito a pena contar para você, pois trata justamente da prioridade que o empresário dá quando se fala de tecnologia e inovação.

Eu fiquei hospedado recentemente em uma pousada em Porto Belo, no interior de Santa Catarina. Era uma pousada extremamente fantástica, no meio do mato, literalmente. Onde havia uma mistura de Mata Atlântica com o mar, ambos muito próximos.

Eu me hospedei em um chalé muito agradável com dois andares, além disso, havia um atendimento espetacular, além de um café da manhã muito gentil, passarinhos, mato, bichos… realmente um lugar paradisíaco.

Veja bem, com tantos atributos daquela pousada, como permitir um contato tão íntimo com a natureza, muitos poderiam pensar que não precisaria de mais nada nesse local, não é mesmo?

Entretanto, o empresário, o dono da pousada, não se contentou com esse produto que ele já tinha, apesar de ser magnífico, e também oferecia uma internet muito boa, internet que eu confesso que nunca vi numa pousada dessa natureza. 

Normalmente quando vamos para um hotel em uma cidade grande, um hotel de rede, por exemplo, é comum ter uma infraestrutura boa de internet, não é mesmo? Mas, ter essa mesma estrutura numa pousada literalmente no meio do mato não é algo comum, sendo realmente um diferencial.

Eu particularmente preciso muito de internet quando viajo, já que normalmente misturo viagens a negócios com viagens a lazer e dou mentoria para pequenas e médias empresas, então preciso de uma internet adequada para isso.

Então, posso dizer que nessa pousada não tive nenhum problema em relação à internet. Não só a banda larga e o provedor que o dono da pousava contratava eram bons, como ele também se preocupou em instalar roteadores pela pousada para fazer com que o sinal que saía da sede da pousada fosse irradiado para os chalés e atendesse a todos os ambientes com qualidade. Realmente ele comentou comigo que tinha essa preocupação de que a internet atendesse bem a todos, sabendo da importância que ela tem hoje na vida das pessoas.

Porque é importante a tecnologia para a empresa

Portanto, eu poderia dizer que esse é um caso realmente atípico de um empresário que se preocupa verdadeiramente com a atualização tecnológica e com a inovação na empresa, e não só com o produto que ele oferece.

Diante desse cenário, é justamente com isso que você empresário tem que se preocupar o tempo todo. Independentemente de ter um produto muito bom, você precisa se manter atualizado, porque o risco da empresa ficar desatualizada tecnologicamente existe e ele pode fazer com que um concorrente encoste junto de você e utilize uma tecnologia melhor do que a sua, simplesmente tomando o seu lugar de um dia para o outro.

Por isso, é fundamental que você se atualize e inove na empresa o tempo inteiro, só assim é possível evitar a fragilidade da tecnologia e inovação.

Dessa forma, a fragilidade da tecnologia e inovação realmente existe e pode causar um impacto muito negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

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4 Razões Para Você Aprender Gestão Financeira – Fazer a Empresa Crescer

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Você sabe por que as empresas correm o risco de quebrar? Elas quebram normalmente não por conta de crise econômica, mas sim porque não dão lucro o suficiente. Mas, por que isso acontece? Porque muitas vezes os empresários não sabem lidar com a gestão financeira da empresa, ou seja, não calculam adequadamente suas margens de lucratividade e quando percebem já estão com um déficit muito grande em seu fluxo de caixa.

É por isso que você que tem uma empresa precisa se capacitar em gestão financeira. Isso não significa que você precisa ser especialista e saber de tudo, mas é preciso ter noções básicas sobre gestão financeira para que possa evitar que a sua empresa tenha um problema maior de lucratividade e também para fazer a empresa crescer com solidez.

Se você ficou interessado em saber mais sobre gestão financeira para aumentar a lucratividade da sua empresa, acompanhe este artigo e assista ao vídeo “4 razões para você aprender gestão financeira – Fazer a empresa crescer” e entenda porque é tão importante entender sobre gestão financeira.


ASSISTA AO VÍDEO “4 Razões Para Você Aprender Gestão Financeira – Fazer a Empresa Crescer”

Como fazer a empresa crescer com solidez financeira

Realmente é fundamental que você que tem uma empresa, assim como eu, se capacite em gestão financeira para que consiga lidar da melhor forma com as finanças da empresa e para que reduza o risco de ter um problema financeiro. 

O fato é que a maioria dos empresários não gosta muito dessa parte financeira do negócio e prefere transferir essa responsabilidade para outra pessoa. Isso acontece porque o empresário normalmente gosta de se envolver com o desenvolvimento do produto, ou seja, com a parte técnica da empresa, ou mesmo gosta de se envolver mais com as vendas e com o que de fato gera receita para o negócio. Desta forma, ele acaba não priorizando a parte de gestão financeira como deveria.

O problema é que um empresário não deve transferir completamente essa responsabilidade para ninguém. Afinal, se ele não tem o controle financeiro da empresa, não possui controle nenhum sobre ela. 

4 razões para você aprender gestão financeira

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da gestão financeira no negócio, eu vou falar especialmente sobre 4 motivos bem fortes para que você realmente entenda de uma vez por todas o porquê precisa se capacitar em gestão financeira. Vamos lá?

  • 1. É possível retirar da empresa os clientes deficitários

Todos os negócios possuem contratos, clientes, produtos ou serviços que geram mais receita do que outros, enquanto isso, outros geram prejuízo ou possuem uma taxa de lucro muito baixa.  

Dessa forma, você precisa se habilitar para conseguir calcular muito bem essas margens internamente. Isso não é algo complicado de fazer, mas você precisa ter essa habilidade para que consiga tirar da empresa produtos, serviços ou mesmo contratos que geram mais prejuízo no seu fluxo de caixa do que lucratividade e que não trazem rentabilidade ao negócio. Fazendo isso é possível focar em negócios que dão mais resultados positivos.

  • 2. Permite tomar decisões mais estratégicas

À medida que você como dono do negócio passa a desenvolver suas habilidades como gestor financeiro, passa a decidir não apenas com base na intuição – é claro que decidir com base na intuição é fundamental para um empresário, afinal não há uma bola de cristal ou como prever o futuro. Aliás, grande parte das decisões tomadas por nós empresários é com base na intuição, e não há nada de errado nisso.

Entretanto, você, empresário, precisa tomar decisões com base em números também. Ou seja, saber analisar os números da sua empresa para que em cima deles seja possível decidir qual é o melhor caminho a seguir. 

Ainda falando sobre os produtos e serviços deficitários, você consegue decidir com base em números, se deve investir ou não em produtos e serviços que irão gerar melhores resultados para o seu negócio. 

Isso significa que quando você se desenvolve mais como gestor, isto é, quando entende mais da parte financeira da sua empresa, passa a tomar decisões mais estratégicas e mais acertadas para o negócio. 

  • 3. Possibilita gerenciar melhor o fluxo de caixa

Não sei se esse problema acontece na sua empresa, mas como eu dou mentoria para empresários, é muito comum me deparar com alguns que não sabem como realizar a gestão de fluxo de caixa, logo, não sabem como controlar o fluxo de caixa da empresa adequadamente. Muitos nem olham para o caixa da empresa, basta que esteja entrando dinheiro para acharem que está tudo bem e acabam deixando o caixa para segundo plano.

O problema é que o caixa é quem traduz todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Logo, se faltar dinheiro no caixa, como é que você empresário vai honrar suas despesas? Como é que irá fechar a folha de pagamento? Como irá arcar com os compromissos que a empresa tem com os fornecedores? E os impostos?

Por isso, saiba que sem caixa a sua empresa quebra, isso porque falta dinheiro para ela operar, e o fluxo de caixa é a ferramenta mais importante quando se fala da gestão financeira do seu negócio. 

Então, se você deseja saber como aumentar a lucratividade do negócio, precisa saber como fazer a gestão de fluxo de caixa, e para fazer isso é necessário entender o mínimo sobre gestão financeira.

  • 4. Você precisa cuidar do dinheiro da empresa, afinal é o seu negócio que está em jogo

O último motivo e, certamente, o mais importante de todos, é que no final das contas o dinheiro que está na empresa é seu, isto é, você quem empregou dinheiro e tempo no negócio. Além disso, quando precisa solucionar algum problema ou algum prejuízo é você quem tem que colocar dinheiro na empresa, não é mesmo?

Então, definitivamente o dinheiro que está lá é seu e você precisa valorizá-lo adequadamente. Isso significa que precisa saber como lidar com o dinheiro que circula na empresa. Isso vale também para as suas despesas pessoais, não é mesmo? Mas, é claro que as despesas da empresa são mais importantes, isso porque existem ainda outras pessoas que dependem da lucratividade da empresa além de você, como os funcionários ou sócios, por exemplo.

Portanto, essas são as 4 razões para que você entenda que precisa se capacitar em gestão financeira, para que dessa maneira seja possível controlar e resolver uma fragilidade muito perigosa que as empresas possuem, que é a fragilidade financeira.

Dessa forma, a fragilidade financeira pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

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