Como capacitar novos funcionários – Gestão de pessoas

Você tem um funcionário que está na sua empresa há bastante tempo e que sabe fazer praticamente tudo? Se a resposta for positiva, será que isso é algo bom ou ruim? A tendência é que os empresários considerem isso bom, afinal de contas esse pode ser um ponto forte do negócio. Mas, você sabia que isso depende?

Na verdade, ter um colaborador assim pode ser também uma fragilidade. Ficou confuso? Então continue a leitura e também assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre esse assunto e entender de uma vez por todas como fazer a empresa crescer de forma saudável!

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A fragilidade do colaborador

É comum encontrar nas empresas funcionários que estão trabalhando lá há muitos anos. Ainda mais quando o assunto é grandes empresas. Porém, nas pequenas e médias empresas, apesar disso acontecer também com alguma frequência, é mais difícil de conseguir reter esses colaboradores. Sabe por quê? Porque normalmente essas pessoas são muito boas, competentes, têm uma habilidade inata e também são esforçadas para aprender cada vez mais.

Sendo assim, se você tem uma pessoa como essa dentro da sua pequena ou média empresa, ela está mais sujeita a ir embora para trabalhar em um negócio maior, ou seja, a ser levada pela concorrência. Por isso, é mais difícil de conseguir reter pessoas dessa natureza dentro da sua organização. Você pode até falar que sabe como motivar funcionários, mas às vezes isso não é o suficiente.

Não sei se você tem colaboradores assim, eu particularmente tenho e eles são realmente muito valiosos. Na verdade, são pessoas que, de fato, aumentam e muito a produtividade da empresa, uma vez que já conhecem bem o produto e os serviços oferecidos, sabem exatamente quem são os clientes e o que eles desejam, e tudo isso faz com que essas pessoas sejam muito importantes para o seu negócio.

Quando esses funcionários vão embora, a sua empresa sofre um impacto muito grande, porque você vai precisar, na maioria das vezes, treinar uma pessoa do zero, sendo que praticamente todas as pessoas já estavam acostumadas com o outro colaborador, por exemplo. Até mesmo os seus clientes vão sentir falta desse funcionário se ele for embora. Muitos vão começar a desconfiar se a sua empresa ainda está sólida no mercado ou se está acontecendo alguma coisa.

Portanto, ter funcionários assim, por um lado, é uma fortaleza, porque mostra que a sua empresa atende muito bem os clientes, mas é também uma fragilidade, uma vez que se essa pessoa for embora, o seu negócio como um todo vai sofrer um grande impacto.

Eventualmente, pode ser que esse tipo de funcionário lhe ajude até mesmo na administração da empresa, lhe dando feedbacks de como você deve tomar decisões importantes, afinal eles estão com você durante muito tempo e conhecem muito bem o negócio.

O que fazer para ajudar no crescimento da empresa?

Mas, então, o que você deve fazer para controlar e resolver uma fragilidade dessa natureza? É necessário formar pessoas novas, colocar estagiários ou contratar pessoas mais jovens, e transferir todo o know how que esse determinado colaborador possui para essas novas pessoas. Ele não vai ficar preocupado em compartilhar os seus conhecimentos, muito pelo contrário.

Afinal, ele sabe que já está há muito tempo na empresa e até mesmo pode estar um pouco cansado de fazer algumas atividades mais operacionais. Sendo assim, ele vai gostar de saber que essas novas pessoas vão lhe ajudar com essas funções. Essa é uma excelente forma de reduzir o risco de sofrer um impacto grande se um dia esse funcionário sair da empresa.

É claro que você, como empresário, precisa também tratar cada vez melhor os colaboradores dessa natureza, porque eles são fiéis ao seu negócio. Levando isso em consideração, você precisa remunerá-los bem, dar autonomia para eles, colocá-los em funções cada vez mais altas dentro do negócio, entre outras coisas.

Quem sabe até distribuir uma parte do lucro do seu negócio, dependendo do seu ramo de atuação, ou seja, se isso for realmente possível. Fazer isso é fundamental para deixar esses funcionários cada vez mais motivados dentro da empresa.  Além de saber como selecionar funcionários, você também precisa encontrar formas de retê-los em seu negócio. É por esse motivo que a área de gestão de pessoas é tão importante.

Eu dou mentoria para pequenas e médias empresas para ajudá-las a corrigir 11 fragilidades, e uma delas é a fragilidade do colaborador, a qual lida com a gestão das pessoas. No entanto, existem também 10 outras fragilidades que também são muito perigosas e eu consigo lhe ajudar a identificar e localizar onde elas estão na sua empresa e, assim, estabelecer medidas a fim de resolver todas elas.

Para isso, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita por meio do link http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ e deixe eu te ajudar a saber como contratar e capacitar bons funcionários e, por consequência, ajudar sua empresa a crescer cada vez mais.

Para ficar por dentro de mais assuntos de recrutamento e seleção de funcionários e entender realmente como fazer o negócio crescer, basta se inscrever agora mesmo em meu canal no YouTube por meio do link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.

Como fazer a empresa crescer rápido (13/15) – Busque inovação e tecnologia

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Manter a sua empresa atualizada é fundamental. Você, como empresário, sabe por quê? É simples. Porque, caso contrário, quem vai crescer é o seu concorrente e não o seu negócio. Por isso, manter-se atualizado e inovar são dois objetivos que devem sempre estar na mente de quem deseja saber como fazer a empresa crescer.

A maioria das empresas tem dificuldades para crescer não por conta das crises ou recessões econômicas que acontecem, mas sim porque elas não aprenderam como resolver ou corrigir as suas fragilidades, e uma das fragilidades mais perigosas de qualquer negócio é a fragilidade da tecnologia e inovação.

Ficou interessado em saber mais sobre como buscar inovação e tecnologia para sua empresa? Então acompanhe este artigo, assista ao décimo terceiro vídeo da série “como fazer a empresa crescer rápido” e saiba finalmente como inovar. Nunca se esqueça da importância da tecnologia para a empresa, pois ela também é um fator determinante que pode fazer o seu negócio crescer ou não.

ASSISTA AO VÍDEOComo Fazer a Empresa Crescer Rápido (13/15) – Busque Inovação e Tecnologia

O risco de não inovar na empresa

Você sabe qual o risco da empresa ficar desatualizada? Eu falo para você. Se a sua empresa ficar para trás e se o concorrente passar por você e avançar demais, vai ser difícil alcançá-lo e o esforço para se igualar a ele talvez será muito grande.

Então, o segredo nesse momento é manter a sua empresa atualizada e inovar o tempo inteiro. Pense que você não precisa ser o primeiro, falo isso porque custa caro ser o primeiro quando se fala em inovação tecnológica, entretanto também não deve haver uma distância muito grande entre a sua empresa e os principais concorrentes dela.

Imagine uma maratona. Nela, os campeões ficam sempre observando e analisando quem está na frente.  Muitas vezes usam como estratégia o fato de estarem um pouco mais distantes para poder ultrapassar os outros competidores na reta final, ou seja, no momento certo. Muitos sabem que não serão os primeiros, então guardam como estratégia ficar em segundo ou terceiro lugar.

Na empresa, eu recomendo usar uma estratégia semelhante à maratona. Não necessariamente ser o primeiro, pois como eu disse, custa caro, mas também não se distanciar demais porque depois vai ser mais difícil de alcançá-los.

Busque inovação e tecnologia

Quando eu falo sobre tecnologia e inovação não estou me referindo à tecnologia propriamente dita, como sistemas e softwares, mas sim a tudo aquilo que a sua empresa precisa fazer para inovar como, por exemplo, rever e otimizar processos internos. Saiba que prestar o mesmo serviço por anos é arriscado, pois se aparece um negócio no mercado fazendo aquilo melhor que você, ele vai te ultrapassar e aí ficará difícil competir com ele nessa maratona.

Há ainda um agravante dessa geração nativa da tecnologia – que é a geração que já nasceu praticamente respirando tecnologia. Dessa forma, você precisa criar produtos e serviços que se adequem a essa tecnologia e, que, consequentemente atendam esse público.

Um exemplo disso é a Uber e o Táxi. A Uber surge como uma inovação tecnológica para os meios de transporte que atende ao público que deseja mais modernidade e inovação nesses serviços. Então, compreender porque a tecnologia é importante e se adequar a isso é uma forma de você se manter no mercado.

Como se atualizar em um mundo que muda tão rápido?

Você já deve ter entendido porque inovar é importante, certo? No entanto, pode estar se perguntando como se atualizar em um mundo que muda tão rápido e a cada instante, não é mesmo? Para isso, existem 4 medidas que eu recomendo para inovar tecnologicamente. 

  • 1. Renove-se como empresário

O primeiro passo, então, é você, como empresário, modernizar-se e se renovar constantemente. Não basta apenas dominar o seu mercado de atuação, é preciso também ter um conhecimento elevado quando se fala em tecnologia. 

Entretanto, por que isso é necessário? Porque a tecnologia hoje está muito inserida em todos os negócios. 

Então, não tem saída, você tem que se atualizar sobre tecnologia da mesma forma como sempre se atualiza sobre o ramo do seu negócio. Para isso, leia revistas especializadas, participe de seminários e avalie até mesmo a possibilidade de fazer cursos fora do país, porque no exterior esse assunto é mais explorado e desenvolvido.

  • 2. Faça Benchmarking

A segunda ação é copiar as boas práticas dos seus concorrentes quando o assunto é tecnologia. Essa é uma ferramenta usada no mercado que se chama benchmarking.

Benchmarking se trata de uma metodologia que as empresas usam para analisar os seus concorrentes e copiar as boas ações que eles tomam. Nesse caso, eu digo para você analisar os seus concorrentes do ponto de vista tecnológico. Ou seja, o que eles usam de tecnologia e inovação, e tentar aplicar isso no seu negócio.

Mas, tem um segredo nessa história: você deve analisar as grandes empresas também, não só empresas do seu tamanho. Sabe por quê? Porque as grandes empresas têm recursos para fazer investimentos em tecnologia e inovação e grande parte delas tem até mesmo um departamento responsável por fazer inovação dentro da companhia.

Então, você tem que observar as grandes empresas e aplicar aquilo que é viável no seu negócio. Se você observa e copia só os pequenos, isso pode limitar o campo de atuação da sua empresa e também a capacidade de inovação dela.

  • 3. Tenha um coach executivo

A terceira medida é ter um coach, um mentor ou um consultor especializado em tecnologia e inovação, assim você investe em P&D, pesquisa e desenvolvimento. Ele vai sentar com você, pensar e definir estratégias para usar a tecnologia no seu negócio.

Você, empresário, sempre vai conhecer o seu negócio mais do que qualquer pessoa e o consultor vai entender mais de tecnologia, então, ele vai ter uma visão mais de fora para conseguir observar a sua empresa e sugerir quais tecnologias poderiam ser usadas para que ela se torne melhor, mais produtiva e venda mais seus produtos e serviços.

O recomendável é que você faça reuniões esporádicas com esse coach, ao menos uma vez por mês. E à medida que ele passa conhecimentos, você aprende mais sobre tecnologia e exercita cada vez mais a primeira medida que eu orientei você a tomar, que é se renovar como empresário.

  • 4. Migre para a nuvem

A quarta e última medida é levar toda a sua infraestrutura para a nuvem. Essa infraestrutura são os softwares que você usa no dia a dia da sua empresa, ou seja, os softwares básicos e também a sua infraestrutura de hardware.

Fazendo isso você tem uma série de vantagens, a primeira é poder usar tudo que tem mais de novo na nuvem, pois ali você já faz atualizações automaticamente. A segunda vantagem é ter mais mobilidade na nuvem, o que é fundamental para qualquer tipo de negócio.  

Então, na nuvem você pode permitir que seus clientes usem seus serviços de qualquer lugar, basta que eles acessem. Além disso, na nuvem você tem mais flexibilidade para crescer o seu negócio. Fica mais fácil aumentar a sua infraestrutura sem precisar adquirir novos equipamentos.

Portanto, essas 4 medidas realmente lhe permitem manter a sua empresa cada vez mais atualizada no ponto de vista tecnológico.

Dessa forma, a fragilidade da tecnologia e inovação pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a Mentoria Máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como tomar decisões, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo

Como fazer a empresa crescer rápido (12/15) – Vença a crise econômica

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Ao abrir uma empresa, sabemos que ela está exposta a diversos tipos de ameaças que podem comprometer seu funcionamento. Mas você, como empresário, sabia que eventos externos – aqueles que vêm de fora do seu negócio – também podem ser um tipo de ameaça e assim atrapalhar o crescimento da empresa?

Ficou interessado em saber quais são esses eventos e como você pode fazer para lidar com eles? Então acompanhe este artigo e assista ao décimo segundo vídeo da série “como fazer a empresa crescer rápido” e saiba como se prevenir da fragilidade do evento externo e como fazer o negócio crescer.

ASSISTA AO VÍDEOComo Fazer a Empresa Crescer Rápido (12/15) – Vença a Crise Econômica

A fragilidade do evento externo

A primeira coisa que nós, como empresários, precisamos entender é que nossas empresas não estão blindadas ou isoladas do ambiente externo. Pelo contrário, na verdade as empresas estão sujeitas o tempo todo a interferências externas, ou seja, acontecimentos que vêm de fora e que podem afetá-las negativamente.

Entretanto, quais eventos são esses? Pode ser desde um avião que pode cair em cima da sua empresa, até outros eventos mais prováveis, como questões relacionadas ao clima, mudanças do governo, uma crise econômica ou financeira, aumento de taxas de juros, dentre outros que causam um impacto, na maioria das vezes, negativo para a organização.

Então, nesse sentido, é preciso sempre observar não só o que tem acontecido dentro da empresa, mas também o ambiente externo.

A principal ameaça dos eventos externos

Levando em conta tudo isso, eu preciso te alertar que, muitas vezes, a principal ameaça para lidar com os eventos externos está dentro da sua própria empresa. Sabe por quê?

Porque nós, como empresários, achamos que não temos controle sobre as situações que vêm de fora, então há uma certa “imobilização”, na qual ficamos de braços cruzados pensando que não podemos combater fatores que envolvem, por exemplo, regulamentações do governo ou uma crise financeira.

Consequentemente, a tendência é que fiquemos de braços cruzados apenas esperando os eventos externos afetarem a nossa empresa de alguma forma. Então, essa, sem dúvidas, é a grande ameaça ao lidar com os eventos que vêm de fora. Ficar de braços cruzados é a pior decisão que podemos tomar. É como se você tivesse um inimigo e não se preparasse corretamente para se proteger no momento em que ele fosse atacar.

Ou seja, todos nós sabemos que a qualquer momento o governo pode aumentar as taxas, ou mudar as regras. Então, não podemos ficar apenas esperando essas mudanças acontecerem, é necessário agir para que se esse evento acontecer, você esteja o mais preparado possível para encará-lo.

Nesse contexto, há uma notícia positiva também: nem sempre os eventos que vêm de fora são ameaças e trazem impactos negativos ao negócio. Muitas vezes, é justamente em climas mais difíceis que a empresa pode ter oportunidades também.

O que fazer para lidar com os eventos externos?

Agora você deve estar pensando sobre o que é necessário fazer para que os eventos externos, como o risco de uma recessão econômica ou a alta da inflação, impactem o mínimo possível no seu negócio, certo?

Nesse caso, eu recomendo sempre 3 medidas para que seja possível lidar bem com os eventos externos. Veja quais são elas logo a seguir.

  1. Monitore o ambiente externo a todo o tempo

É como se você, empresário, nesse momento, fosse uma espécie de radar e ficasse sempre monitorando o que está acontecendo no ambiente ao seu redor. Por exemplo, ficar atento às discussões do governo relacionadas a mudanças na lei, naquilo que afeta mais o seu setor, ou seja, acompanhar sempre as associações de classe da sua categoria.

Além disso, você deve observar como andam as taxas de juros na economia, afinal você precisa sempre de dinheiro, de empréstimos, desse contato com os bancos, em geral. Então, ter conhecimento sobre as taxas tem um impacto no seu negócio no momento em que você decide se o ambiente está propício para solicitar um empréstimo ou não.

Portanto, procure sempre ler jornais, especialmente os que têm maior circulação nacional, pois eles são capazes de oferecer maiores dados e informações sobre os possíveis eventos que vêm de fora. 

  • Estabeleça procedimentos internos

Estabelecer procedimentos internos, os quais eu chamo de procedimentos de contingência, significa se preparar para que o impacto seja o menor possível, caso a empresa seja atingida por algum evento externo.

Se a internet, por exemplo, é um fator muito relevante para a sua empresa, nesse caso é preciso estabelecer uma medida para que você não seja pego desprevenidamente pela falta ou pela redução da velocidade dela.

Já outros setores podem ser afetados pela falta de energia elétrica. Infelizmente ainda sofremos com esse problema em nosso país, principalmente em regiões mais afastadas. Por isso, é necessário aplicar procedimentos para que a suas máquinas não sejam danificadas quando houver queda de energia, como instalar nobreaks ou aparelhos similares, sempre fazer backup das informações e documentos, entre outras medidas preventivas.

Todos esses procedimentos de contingência deverão ser avaliados de acordo com as principais ameaças externas que rondam a sua empresa, sempre a fim de se prevenir e evitar que você seja pego de surpresa.

  • Observe as coisas ruins como oportunidades para a sua empresa

Aqui estou me referindo às recessões econômicas. Isso, em geral, é ruim para todo mundo, pois diminui o poder aquisitivo de quem compra e, com isso, sua empresa vende menos.

Por outro lado, em situações como essas pode haver oportunidades, sabe por quê? Porque se nesse momento você conseguir vender um serviço que reduz o custo daquela pessoa ou empresa, aumentando sua produtividade, isso vai ser bom para ela.  Então, você pode usar isso como oportunidade para vender mais para aquele mercado.

Um exemplo muito claro que posso citar são os restaurantes em São Paulo. Devido à crise econômica, muitos restaurantes pequenos com um custo mais baixo de operação abriram as portas, oferecendo serviços excelentes, fazendo com que restaurantes maiores quebrassem e tivessem que fechar as portas.

Isso acontece porque os clientes migraram de estabelecimento, já que eles não queriam deixar de frequentar restaurantes e buscavam algo com o preço mais baixo.

Então, identificar essas oportunidades pode ser fundamental para o seu negócio se destacar com um diferencial competitivo.

Portanto, essas são 3 medidas essenciais que você deve tomar na sua empresa para não cruzar os braços diante das dificuldades e aprender a lidar com os eventos externos.

Dessa forma, a fragilidade do evento externo pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a Mentoria Máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como vencer a crise econômica, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.

Como fazer a empresa crescer rápido (11/15) – Tome a decisão certa

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Saber como decidir não é uma tarefa fácil para os empresários. Você, como um, já deve ter notado isso, não é mesmo? Entretanto, saber como tomar decisões é fundamental para o crescimento da empresa. Afinal de contas, assim é possível evitar ao máximo a fragilidade da decisão.

Ficou interessado em saber como acertar mais nas suas próximas decisões? Então acompanhe este artigo e assista ao décimo primeiro vídeo da série como fazer a empresa crescer rápido e saiba finalmente como decidir cada vez melhor. Nunca se esqueça de que a qualidade das decisões que você toma pode fazer a sua empresa crescer ou não.

ASSISTA AO VÍDEO “Como Fazer a Empresa Crescer Rápido (11/15) – Tome a Decisão Certa

O risco de tomar decisões erradas

Você sabe qual é um dos seus maiores inimigos na hora de decidir bem na sua empresa? É porque normalmente você não tem muitas pessoas com quem conversar. Não ter pessoas com a mesma experiência ou mais experientes do que você para trocar ideias é uma dificuldade comum de quem dirige um pequeno ou médio negócio.

Quando estamos falando de assuntos mais rotineiros, não tem grande problema tomar uma decisão sozinho. No entanto, quando estamos falando de assuntos mais complexos, a longo prazo, ou seja, decisões estratégicas, faz muita falta ter uma pessoa por perto para conversar.

Um exemplo é quando você precisa decidir qual produto a sua empresa vai desenvolver, qual mercado vai atender, quanto vai cobrar e outras decisões que possuem um grau maior de complexidade. Nesses casos, você precisa saber como decidir a longo prazo. Então, essa uma das razões.

Mas, eu posso falar de outras duas também. A primeira delas é a ausência de informações. Normalmente, nós, como empresários, não temos informações suficientes para tomar decisões mais complexas. E outra dificuldade bastante comum para quem comanda um pequeno ou médio negócio é que muitas vezes você está tão cansado que não consegue tomar boas decisões. Essa então é outra causa que leva você a errar quando toma uma decisão.

Mas, afinal, como decidir bem?

Sendo assim, faz parte do jogo errar ao tomar decisões. Um bom empresário precisa entender que ele só vai ficar melhor nesse processo conforme for tomando decisões e for tentando. Porém, o que você precisa fazer é reduzir o erro quando toma decisões, principalmente no caso de decisões estratégicas que podem causar um impacto muito negativo na empresa.

Para se ter uma ideia, uma decisão tomada da forma correta pode dobrar as vendas do negócio. Em contrapartida, ao tomar decisões erradas, você pode até mesmo fazer com que a empresa quebre. Dessa forma, lidar bem com o risco de tomar decisões e, por consequência, controlar bem a fragilidade da decisão é essencial para quem quer fazer a empresa crescer.

Por essa razão eu vou falar agora sobre 5 medidas que você deve tomar a fim de melhorar o seu processo de decisão a todo momento. Fique atento e aprenda como tomar decisões estratégicas dentro do seu negócio o quanto antes.

  1. Exercite a tomada de decisão

A primeira delas é exercitar a decisão. Se você ficar parado, com medo de decidir – algo que é muito comum de observar – você não vai aprender nunca. Afinal, nunca terá certeza se aquilo que está pensando é realmente bom ou não.

Então você precisa decidir e ir consertando os erros no meio do caminho. É exatamente esse ato de exercitar a decisão que vai fazer com que você melhore o seu processo de decidir dentro da sua empresa.

  • Esteja focado na sua empresa

Já a segunda medida é focar na sua empresa. Quanto mais você foca em uma determinada linha de produtos e serviços, mais você vai acertar em suas decisões. E a recíproca é verdadeira: quanto mais diversificada for a sua oferta de produtos e serviços, mais você vai errar, porque a complexidade aumenta em uma situação como essas.

Sendo assim, seja muito específico naquilo que você faz, até porque isso também é uma decisão que por si só vai ajudar a fazer a sua empresa crescer e ter mais sucesso. Além disso, quando você sentar para tomar uma decisão, não se esqueça de colocar poucos assuntos em pauta, principalmente se eles envolverem questões complexas.

  • Pesquise sempre

A terceira medida é pesquisar. Sim, fazer uma pesquisa por conta própria é fundamental para conseguir ter informações suficientes para tomar boas decisões. Levando isso em consideração, não se intimide achando que você não vai conseguir fazer uma pesquisa, até porque as pesquisas contratadas de mercado são muito caras para quem tem um pequeno ou médio negócio.

Para se ter uma ideia, elas podem passar de R$ 100 mil e isso é bastante. Hoje em dia é possível encontrar uma grande quantidade de informações disponíveis por meio da internet. Portanto, pesquise e reúna informações de maneira que você melhore a visão que você tem a respeito daquilo que é necessário decidir.

  • Elabore um planejamento estratégico

Por sua vez, a quarta medida é elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa. Ao contrário do que muitos pensam, esse planejamento não é só para grandes negócios não, ele também se aplica a pequenas e médias empresas.

É claro que vai ser mais fácil fazer um planejamento estratégico para o seu negócio, porque ele será mais resumido, mais simples. O que importa é que por meio dele você terá em suas mãos um mapa de todas as oportunidades, das ameaças, de onde a sua empresa vai chegar, além de uma análise do mercado no qual ela está inserida. Para fazer esse trabalho, no entanto, procure uma ajuda especializada, certo?

  • Tome decisões com a cabeça fresca

Para finalizar, portanto, a quinta medida é tomar decisões com a cabeça fresca e descansada. Isso porque o nosso cérebro consome um quinto de toda a nossa energia. Ele é como um músculo que tem uma hora que fica cansado e não rende mais.

Então, se você sentir que realmente está esgotado, deixe para tomar as decisões no outro dia, nunca faça isso no final do expediente, por exemplo. E tem mais: se você estiver vivendo alguns problemas pessoais, também procure não tomar decisões naquele momento, antes de qualquer coisa: pare e reflita.

Então, essas são as 5 medidas que podem lhe ajudar a melhorar o seu processo de tomada de decisões. Lembre-se de que quando você aperfeiçoa a sua decisão, consequentemente, aumenta as chances de fazer a sua empresa crescer.

Dessa forma, a fragilidade da decisão pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa.

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

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Como fazer a empresa crescer rápido (10/15) – Torne-se um grande gestor

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Você sabia que a fragilidade do gestor é uma das 11 fragilidades que podem derrubar o seu negócio? É isso mesmo. E, infelizmente, ela acaba acontecendo em várias pequenas e médias empresas. Mas, será que é possível evitá-la ou resolvê-la?

É claro que sim. E eu falo melhor a respeito desse assunto, ou seja, sobre como fazer uma boa gestão de empresas, no vídeo logo abaixo, o décimo da série de como fazer a empresa crescer rápido. Acompanhe!

 ASSISTA AO VÍDEO Como fazer a empresa crescer rápido (10/15) – Torne-se um grande gestor

O risco de não saber gerenciar o negócio

Um empresário que tem uma pequena ou média empresa, como é o meu caso, sabe que precisa fazer um pouco de tudo, não é verdade? A gente precisa atender o cliente, vender, cuidar do financeiro, selecionar e treinar os colaboradores, e por aí vai. É como se você tivesse que trocar de camisa para cada uma dessas funções o tempo todo.

Mas, tem uma camisa que você não pode tirar nunca, sabe qual é? É a camisa do gestor da empresa, do líder. Isso porque você precisa olhar cada área isoladamente, mas também deve enxergar a empresa como um todo, tem que olhar ela de cima.

Pode até parecer algo difícil, entretanto nós, como empresários, somos uma espécie de “super-homem”. E as áreas precisam funcionar conectadas, ou seja, em harmonia, assim como um corpo humano, por exemplo. A área de vendas traz o dinheiro que o setor de RH precisa para contratar novos funcionários, mas também sem a área de RH, você não consegue entregar as vendas, e assim por diante.

A empresa como um todo precisa funcionar harmonicamente para que você não perca o controle da situação. E é seu papel, na gestão e na liderança, olhar e colocar essa engrenagem para funcionar da melhor maneira possível.

Como gerenciar uma empresa

Além de um administrador você também precisa ser líder. Sim, existem grandes diferenças entre esses dois termos. De maneira geral, o administrador é aquela pessoa que vai alocar os recursos, planejar as tarefas que precisam ser feitas, cobrar os resultados, avaliar se as coisas estão funcionando corretamente e ajustar o que for necessário, entre outras questões.

Um líder, por sua vez, é quem, como o próprio nome já diz, vai liderar as pessoas, ou seja, seguir na frente, criar a visão do futuro e fazer com que as pessoas sigam aquela visão.

Sendo assim, para garantir que a empresa não tenha fragilidades, principalmente a fragilidade do gestor, é necessário que você, como dono, tenha essas duas habilidades, tanto de gestor quanto de líder.

Por essa razão, a seguir vou mostrar 4 medidas que você precisa adotar para se tornar um bom gestor e um bom líder para a sua empresa.

  1. Torne-se um bom gestor e líder

A primeira medida é você próprio precisa se desenvolver como um bom gestor e líder. E para fazer isso é necessário estudar e aumentar os conhecimentos em algumas áreas: administração, recursos humanos, vendas, financeiro, entre outras partes importantes do negócio.

Isso não quer dizer que você precisa ser um especialista em todas essas questões, mas é importante ter uma visão geral para que seja possível administrar a empresa de forma adequada.

Outra coisa que você precisa estudar também é a respeito de pessoas. Liderar significa ser especialista em seres humanos. Por isso é fundamental estudar cada vez mais sobre gestão de pessoas.

  • Inspire-se em outros líderes

Outra medida importante é se basear em grandes líderes e gestores que estão espalhados pelo mundo. Por isso, antes de qualquer coisa pesquise quais gestores e líderes você se identifica mais. É essencial que exista essa conexão, não é para simplesmente escolher um líder qualquer só porque ele é bom e pronto.

Depois de escolher os líderes e gestores que você tem maior identificação, leia biografias sobre eles e comece a acompanhar mais suas vidas. Ao fazer isso você vai conseguir copiar todas as boas estratégias que eles utilizam e implantá-las dentro do seu negócio. Eu particularmente tenho uma conexão com líderes e gestores como Steve Jobs, Bill Gates, Peter Dran, Jef Bazel (Amazon), entre outros.

  • Aprenda como delegar tarefas

Já a terceira medida é delegar tarefas. Você precisa passar parte da sua tarefa para outras pessoas, não dá para crescer sozinho, tenha sempre isso em mente. Em algum momento da sua história, você vai perceber que será necessário contratar outras pessoas, ter alguém que lhe ajude para fazer sua empresa crescer – se é que esse momento ainda não chegou no seu caso.

É fundamental ter essa habilidade de saber delegar, saber para quem é possível passar determinadas tarefas, entre outras questões. Além disso, esse ato de passar tarefas e acompanhar como as coisas estão indo vai lhe ajudar a se desenvolver ainda mais como líder e gestor.

Aqui vai um segredo: Algumas tarefas nunca devem ser delegadas, principalmente as estratégias. As operacionais não tem nenhum problema, muito pelo contrário.

  • Provoque desequilíbrios na empresa

Para finalizar, a quarta medida, que é um pouco difícil de ser implementada, porque requer uma habilidade grande de gestão: provocar alguns desequilíbrios na empresa. É isso mesmo! Desequilíbrios! Nós, como gestores, temos dois grandes desafios. Em primeiro lugar, precisamos fazer o tempo todo com que as áreas trabalhem de maneira harmônica e equilibrada.

No entanto, ao mesmo tempo devemos também criar, em certos momentos, alguns desequilíbrios, para que o negócio consiga se desenvolver. Por exemplo, tem hora que você vai precisar fazer com que a área comercial crie uma demanda interna maior do que a capacidade de entrega da empresa. Isso para que o setor de entrega e a área de produção do serviço sejam forçados a crescer e atender essa demanda exagerada.

É claro que você não deve fazer isso com muita frequência e nem com um volume extremamente alto, mas é necessário provocar esse desequilíbrio de vez em quando. Esses desequilíbrios são fundamentais para fazer o negócio caminhar e ficar cada vez mais firme. A grande questão é que essa medida requer uma maestria muito grande como gestor, mas você vai conseguir.

Portanto, essas 4 medidas vão lhe ajudar a se tornar cada vez mais um bom líder e gestor para fazer a empresa crescer rápido e de maneira saudável.

Dessa forma, a fragilidade do gestor pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como alcançar os objetivos da empresa, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.

Como fazer a empresa crescer rápido (9/15) – Atenda bem o cliente

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Um empresário precisa saber ao certo como atender bem o cliente para ajudar no crescimento da empresa. Levando isso em consideração, será que você sabe fazer isso do jeito certo? Caso ainda tenha dúvidas, a boa notícia é que você está no lugar certo.

No vídeo a seguir, o nono da série como fazer a empresa crescer rápido, falo exatamente sobre a importância do risco de perder clientes e, além disso, dou algumas dicas importantes de como evitar ao máximo esse problema dentro do seu negócio.

Veja mais!

VÍDEO Como fazer a empresa crescer rápido (9/15) – Atenda bem o cliente

A fragilidade do cliente

Hoje eu vou lhe contar o que você deve fazer para oferecer um bom atendimento ao cliente a fim de conseguir retê-lo na sua empresa. Mas, antes, vou lhe contar uma história.

Eu tinha um cliente que eu atendi durante 10 anos e sempre tive muito cuidado com ele, porque esse cliente representava um faturamento relevante para a minha empresa e o serviço que minha equipe prestava para ele era muito crítico. Eu tratava esse cliente praticamente como um rei. Sabe o que aconteceu?

Um dia houve uma grande mudança na estrutura organizacional da empresa, ou seja, mudou a diretoria que eu me relacionava e, de repente, eles resolveram cancelar o contrato com o meu negócio. Para mim foi uma surpresa muito grande, porque eu recebi um comunicado dizendo que eles não iam contratar mais o serviço que a minha empresa fornecia para eles – era um software –, e o sentimento que eu tive na ocasião foi uma mistura de tristeza, frustração e traição.

Tudo isso porque eu achava que depois de ter cuidado tanto do relacionamento com esse cliente, ele não poderia me dispensar assim de uma hora para outra. Mas, foi exatamente o que aconteceu.

O resumo de tudo isso é que em um momento como esse você não deve de forma alguma ficar chateado, triste ou se sentir traído pelo cliente. O que você precisa fazer nesse momento é investigar para saber se aconteceu alguma coisa.

Ou seja,  quando você perde um cliente ou está perto de perder um, é preciso investigar o que está acontecendo a fim de entender qual foi a causa do rompimento dessa relação.

Tenha sempre em mente que a sua relação com ele é profissional, não é de amizade. Um grande erro é começar a enxergar o cliente como amigo, isso pode acabar prejudicando e muito o crescimento da sua empresa.

O risco de não atender bem o cliente

E por que um cliente cancela um contrato conosco? Na verdade, ele pode cancelar por diversas razões. Em primeiro lugar, pode cancelar porque foi prestado um serviço ruim, atrasou a entrega ou foi entregue um produto com má qualidade, mas também ele pode ter encontrado uma solução melhor para o seu problema.

Tem uma grande variedade de produtos e serviços no mercado hoje, para tudo o que você imaginar. Então nós, como fornecedores, estamos sujeitos a perder clientes, entretanto precisamos ter muito cuidado com isso.

Nunca se esqueça de que você depende diretamente dos seus clientes para o crescimento da empresa, certo? Afinal de contas, são eles que trazem a receita que você precisa para que o negócio cresça. Quando você perde um cliente, além do risco dele sair falando mal da sua empresa, você perde também a receita que obtinha com ele.

Mas, afinal, como atender bem o cliente?

Sendo assim, existem cinco medidas eficazes para que o seu negócio consiga atrair clientes e, ao mesmo tempo, seja capaz de oferecer um bom serviço para que ele continue sempre por perto e não deixe a sua empresa. Acompanhe e evite ao máximo a fragilidade do cliente.

  1. Ofereça um excelente serviço

A primeira medida é você prestar um serviço excelente, nota 10. Ou seja, não dar praticamente nenhum motivo para o cliente ir embora. Para isso, use toda a sua experiência para atender um determinado cliente como se ele fosse o único cliente do mundo.

Aliás, quando se fala de uma pequena ou média empresa, o cliente tem uma expectativa de que quem atenda ele seja o dono do negócio. Esse é um dos grandes diferenciais de quem tem uma pequena ou média empresa: atender diretamente o cliente.

  • Invista na qualidade dos produtos e serviços

Por sua vez, a segunda medida é investir bem nos produtos que você fabrica ou no serviço que a sua empresa entrega. Mas, o que significa isso de fato? Significa que o seu negócio vai oferecer produtos e serviços tão bons que você não vai correr o risco de entregar nada com defeito para o cliente.

Pense sempre que de nada adianta ter o melhor atendimento do mundo, mas entregar produtos com defeito, por exemplo. O melhor atendimento é aquele que o cliente não precisa ligar para você, porque o produto está perfeito ou porque a sua empresa não atrasa a entrega do serviço.

  • Documente os processos

A terceira medida é documentar os processos de relacionamento com o cliente, principalmente aqueles processos mais críticos: de entrega e de atendimento, por exemplo.  Quando isso é documentado da forma certa, o risco de esquecer alguma atividade que precisa ser feita e de entregar produtos e serviços com defeitos é praticamente zero.

Outra coisa que acontece é que o cliente na maioria das vezes quer ser atendido do mesmo jeito, mesmo quando um determinado colaborador da sua empresa muda. Então, deixar documentado todos os processos faz realmente toda a diferença. Além disso, é possível melhorar esse processo documentado constantemente.

  • Formalize contratos ou propostas

A quarta medida é formalizar contratos ou propostas quando você fecha negócio com um cliente. Não faça isso apenas verbalmente. Sempre que possível documente isso por meio de um contrato ou de uma proposta, a fim de especificar corretamente tudo o que será entregue.

Ao fazer isso dá para reduzir as chances de entregar algo para o cliente diferente do que ele estava esperando, ou dele lhe pedir mais do que aquilo que estava previsto – algo bastante comum. Quando tudo isso é documentado em um contrato ou em uma proposta, você diminui e muito as chances do cliente lhe pedir coisas além daquelas que foram contratadas inicialmente.

  • Associe-se com o cliente

Por fim, mas não menos importante, a quinta medida é se associar ao cliente. Ou seja, mais do que um parceiro e um fornecedor, você precisa se tornar quase que um sócio dele. Sabe o que eu quero dizer com isso? Que você deve procurar entender realmente quais são as dores e os problemas do cliente, para que assim seja possível ajudá-lo da melhor maneira possível.

É importante também entender como o cliente ganha dinheiro e como ele faz o negócio aumentar, para que a sua empresa também consiga colaborar nessa questão. Quando um determinado cliente percebe que você tem um interesse genuíno nele, ele se abre mais e a tendência é que ele conte com os serviços da sua empresa por muito tempo.

Portanto, todas essas medidas fazem com que o cliente fale bem de você e, com isso, a sua empresa conseguirá atrair cada vez mais pessoas interessadas nos produtos e serviços e, por consequência, vai aumentar os lucros e crescer.

Dessa forma, a fragilidade do cliente pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e entender como documentar os processos da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

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