Como ter controle financeiro da empresa (Comprovado)

Você sabe o momento em que sua vida como empresário pode virar um verdadeiro inferno? Simplesmente quando você se vê sem dinheiro na empresa. Isso pode acontecer de repente, a partir de um evento inesperado ou pode ir acontecendo lentamente e quando você menos espera, já não há mais dinheiro para pagar as despesas do próximo mês. Esse é realmente um risco financeiro muito grave que pode afetar o seu negócio.

Isso porque quando tal situação acontece, cria-se um problema muito grande, porque afeta tanto a operação da sua empresa quanto mexe também com a sua vida pessoal. Afinal, quem tem uma empresa normalmente depende do negócio para sustentar sua vida de um modo geral. 

Esse fator combinado com os problemas financeiros gerados na empresa realmente pode gerar um pesadelo enorme na vida do empresário. Mas, você sabe como reduzir o risco financeiro e promover uma gestão financeira eficiente na empresa? Se ainda tem dúvida para responder essas perguntas, assista ao vídeo “Como ter o controle financeiro da empresa (Comprovado)” e entenda mais.

ASSISTA AO VÍDEO: “Como Ter Controle Financeiro da Empresa (Comprovado)”

O risco financeiro

Você sabe por que a falta de dinheiro na sua empresa pode causar tanto transtorno? Bom, primeiro porque você ficará sem dinheiro para pagar seus fornecedores e até mesmo para arcar com a sua folha de pagamento. Essa situação realmente seria muito desagradável, não é mesmo? 

Isso porque se você não tiver dinheiro para quitar os seus débitos com fornecedores, colaboradores e folha de pagamento, você corre o risco de perder funcionários, de não ter fornecedores para comprar os materiais necessários para produção e aí pode surgir um problema muito grande de continuidade do negócio.

Esse já é um grande problema por si só, mas, além disso, acaba afetando a imagem da sua empresa também. Imagine que a vida toda você preservou a imagem da sua empresa e de forma inesperada, não intencionalmente, se deparou com uma situação financeira muito grave e agora já não consegue mais honrar seus compromissos. Tal situação afeta totalmente a reputação da sua empresa, e quando algo afeta nossa reputação, fica muito difícil saber como fazer o negócio crescer porque você já não tem mais a confiança do mercado.

Também pode acontecer outra coisa quando você se encontra em meio a um risco financeiro. O cliente simplesmente acaba percebendo tal situação e existe o risco dele não querer mais continuar fazendo negócio com você. Afinal, nenhum cliente quer permanecer fazendo negócio com uma empresa que está frágil financeiramente.

Por fim, não posso deixar de mencionar que isso certamente afetará sua vida pessoal. Você, como todo mundo, possui despesas, tanto pessoais quanto da sua família. E aí, quando algo afeta nossa família, principalmente na questão financeira, pode realmente haver um transtorno muito grande, ao ponto de não conseguir resolver nem um problema, nem outro. Não se consegue pensar direito na empresa, nem em formas de resolver os problemas e muito menos decidir como se fazia antes.

Recomendação básica: Fuja dos problemas financeiros

Você deve estar pensando, “Mas como evitar problemas financeiros?”, a resposta é simples: fuja deles desde o começo. Dessa forma, procure tornar o seu negócio sólido financeiramente desde o início. É claro que no início é comum termos uma fragilidade financeira maior, afinal a empresa está começando, não possui reserva e nem capital financeiro. 

No entanto, à medida que a empresa começa a caminhar e crescer, você, empresário, deve ir aos poucos construindo essa solidez financeira, fazendo uma gestão financeira controlada e eficiente a fim de evitar questões como essas que acabamos de citar e entender de fato como ter controle financeiro no negócio.

5 medidas para evitar problemas financeiros na sua empresa

Como ter o controle financeiro? Essa sem dúvida é a pergunta que você deve estar se fazendo agora. Por isso, eu vou falar sobre 5 medidas para você conseguir evitar problemas financeiros na sua empresa, para que seja possível ter um negócio sustentável do ponto de vista financeiro.

  • 1. Sua empresa precisa ter lucratividade

Entender como aumentar a lucratividade é um dos passos mais importantes para fazer e ter o controle financeiro da empresa e evitar problemas financeiros.

Muitas vezes nós empresários achamos que para resolver os problemas financeiros na nossa empresa é preciso vender e vender cada vez mais. Vender é fundamental, é claro, pois vender faz entrar dinheiro na empresa.

Entretanto, somente as vendas não resolvem os problemas financeiros da sua empresa, isso porque as vendas podem ser deficitárias, ou seja, você vendeu, mas vai gastar mais para fazer a entrega daquele produto do que o valor da venda propriamente dito.

Por isso, é necessário realmente fazer com que a empresa gere lucro. Nesse sentido, dar lucro significa fazer vendas que sejam rentáveis e conseguir na prática calcular a rentabilidade do seu negócio. Saber como controlar o fluxo de caixa nesse sentido é fundamental.

Um grande problema das pequenas e médias empresas é não conseguir calcular a rentabilidade, ou porque não dão muita importância a isso, ou porque acham muito chato fazer determinados cálculos. Enfim… O fato é que você tem que ter controle sobre a gestão financeira e saber se o seu negócio está dando lucro ou não. Portanto, procure aprender este cálculo.

  • 2. Evite desequilíbrio na empresa

Quando falamos sobre a gestão financeira do negócio, chega um determinado momento em que a empresa precisa ter equilíbrio financeiro. Isto é, o fluxo de caixa precisa estar positivo a maior parte do tempo.

Quando você dá um choque na empresa e desequilibra ela financeiramente, é provável que ocorra uma desestabilização e, com isso, a empresa fica sem dinheiro.

O caso mais comum de acontecer isso que estou citando é quando você tem concentração de clientes. Isto é, quando você tem um cliente que representa 30 ou 40% da sua receita total. Ou seja, você fatura R$100 mil no mês e R$40 mil são apenas de um único cliente.

Sabe por que isso é um problema? Porque se esse cliente for embora você terá um impacto financeiro enorme no seu fluxo de caixa. Isso é o que eu chamo de desequilíbrio na empresa. Assim, você, como empresário, deve evitar concentração de clientes, pois isso pode gerar um impacto negativo muito grande no seu negócio.

  • 3. Gerencie de perto o seu fluxo de caixa

Mais importante do que seu balanço ou as informações que o seu contador te dá é saber como controlar o seu fluxo de caixa. Afinal, é o fluxo de caixa que traduz ao longo do tempo o dinheiro que você vai ter disponível para poder pagar suas despesas e para fazer os investimentos que sua empresa necessita.

Por isso, o fluxo de caixa é onde entram as receitas e saem as despesas, então é o que sobra ali no dia a dia para você tocar o seu negócio. Você precisa, portanto, gerenciar esse caixa. Mas, não é gerenciar de vez em quando, uma vez na semana, por exemplo. É preciso fazer isso todos os dias, de perto e continuamente. Fazer isso é ter um controle mais eficiente e segurança sobre se vai faltar dinheiro ou não.

  • 4.Controle a saúde financeira do negócio

Nesse ponto eu não estou falando somente sobre o controle de fluxo de caixa, eu falo sobre todos os controles que você como empresário precisa ter sobre o seu negócio. Isso inclui controle de gastos, controle de despesas, de custos fixos e variáveis, entre outros.

É preciso, portanto, ter um controle muito próximo do seu negócio. Isso porque se você não tiver o controle financeiro da sua empresa, você não terá controle sobre nada dentro dela. Por isso, você precisa ter processos, automatizar os controles por um sistema ERP, entre outras medidas que otimizem a gestão financeira.

  • 5. Se capacite em gestão financeira

Enquanto empresário você também deve se capacitar em gestão financeira a fim de evitar problemas financeiros no seu negócio e ter uma gestão e controle financeiro realmente eficiente dentro da empresa. É necessário ao menos ter a capacitação básica em administração financeira para que seja possível, inclusive, aplicar as 4 medidas citadas anteriormente. No Portal Sebrae, inclusive, você consegue encontrar diversos conteúdos e cursos para capacitação empresarial.

Por isso, estude – principalmente se você não tem formação nenhuma nessa área. Não deixe de priorizar essa capacitação para que você realmente consiga tomar decisões com base em números e assim entender como fazer a empresa crescer rápido e com solidez financeira.

Portanto, essas são as 5 medidas que podem ajudar você a reduzir o risco financeiro na sua empresa e ter total controle financeiro sobre ela.

Dessa forma, a fragilidade financeira realmente existe e pode causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa.

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como ter controle financeiro, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.