Como evitar inadimplência de clientes – Fazer a empresa crescer

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A inadimplência de clientes pode virar um grande problema dentro da sua empresa. Você empresário, sabia disso? Pois, saiba que essa situação é real. É como um enxame de abelhas e, dependendo do percentual de inadimplência, você arrisca até mesmo a saúde financeira do negócio, comprometendo totalmente o crescimento da empresa.

Você sabe como reduzir a inadimplência de clientes? Para saber mais sobre isso assista ao vídeo “Como evitar inadimplência de clientes – Fazer a empresa crescer” e entenda como evitar a inadimplência e fazer a empresa crescer com solidez.

ASSISTA AO VÍDEO Como Evitar Inadimplência de Clientes – Fazer a Empresa Crescer”

O perigo da inadimplência

Mas, por que a inadimplência de clientes é um problema para as empresas? Simplesmente porque ela causa um déficit. Ou seja, quando um cliente não te paga, o dinheiro deixou de entrar no seu caixa, e obviamente isso pode gerar um problema financeiro para você.

Dependendo do volume de inadimplência, isto é, do quanto um determinado cliente deixou de te pagar ou da quantidade de clientes que vão ficando em atraso, realmente isso pode causar um déficit muito grande no seu fluxo de caixa. 

A grande pergunta que fica quando lidamos com inadimplência é sobre quem vai cobrir o déficit deixado no fluxo de caixa quando algum cliente não pagar. É você empresário quem colocará o dinheiro lá? O caixa da empresa que irá absorver isso? Ou será preciso pegar um empréstimo no banco para cobrir esse déficit no caixa? Afinal, você continua tendo suas despesas para honrar mesmo que não tenha recebido de seus clientes.

Para responder essas perguntas eu costumo dizer que a inadimplência é como um enxame de abelhas. Se uma abelha te picar certamente vai doer, mas você não vai morrer por conta disso. Mas se um enxame de abelhas de atacar, ou seja, se uma quantidade muito grande de abelhas se voltar contra você, aí sim será um ataque tão forte que você poderá realmente morrer.

Pois bem. O mesmo acontece com a sua empresa. A inadimplência pode chegar a um grau tão avançado, capaz de afetar a saúde financeira do seu negócio de tal forma, que a empresa pode realmente acabar ficando sem dinheiro e tendo que fechar as portas.

3 maneiras de evitar inadimplência de clientes

Por isso, eu sempre recomendo especialmente 3 medidas para pequenas e médias empresas conseguirem evitar a inadimplência de clientes. Veja quais são elas logo abaixo:

  •  1. Não financie as compras dos clientes com os seus recursos próprios

A menos que você seja um banco, nunca financie as compras dos seus clientes com o seu próprio capital. A melhor opção neste caso é utilizar um banco ou outra empresa semelhante ao banco, como a PagSeguro, por exemplo, para financiar a compra que o cliente fez com a sua empresa.

Falo isso também porque quando o cliente sabe que é você quem está financiando tal dívida, ele tende a relaxar um pouco em relação ao pagamento, já quando o banco cobra ou quando ele tem que assinar um boleto ou cobrança bancária no banco, ele fica com muito mais receio porque sabe que seu nome pode ir para o SPC.

Então, evite fazer financiamento para os seus clientes com o seu capital, essa é uma das maneiras que ajudam a reduzir inadimplência de clientes.

  • 2. Não deixe para lá quando um cliente não te pagar

Outra maneira de evitar a inadimplência na sua empresa é não relaxar quando um cliente deixar de te pagar.

Dependendo do modelo de negócio, você não vai usar um banco, você mesmo é quem faz algum tipo de financiamento para o cliente. Entretanto, quando um cliente não nos paga, normalmente ficamos um tanto quanto constrangidos de cobrá-lo, não é mesmo? Afinal, o cliente sempre pagou e agora deixou de pagar. Há muitas questões envolvidas.

Mas, você sabia que é um grande problema fazer isso? É isso mesmo. Porque quando você não faz contato com um cliente que atrasou ou não pagou, ele pode simplesmente achar que o valor que ele paga a você não faz tanta diferença na gestão de fluxo de caixa, já que você sequer deu um telefonema para saber o que houve com o pagamento.

Desta forma, ele pode se acostumar a atrasar os pagamentos ou a simplesmente não te pagar corretamente mais. Muitas vezes o cliente não faz isso necessariamente por má fé, mas sim porque também está enfrentando problemas financeiros e, desta forma, fica postergando os pagamentos. 

Portanto, você deve sim ligar para os clientes inadimplentes e deve mostrar a eles que precisa daquele dinheiro, sem constrangimento nenhum. Afinal, principalmente os pequenos e médios negócios dependem muito do pagamento dos clientes para conseguirem sobreviver. 

  • 3. Reveja os seus processos de cobrança

Se a inadimplência passa a ser algo mais comum na sua empresa, significa que talvez seja necessário rever a maneira como você cobra os seus clientes, ou quem sabe, até mesmo o seu modelo de negócio.

Então, por exemplo, será que quando você cobra de um cliente, pede uma entrada muito menor do que realmente deveria? Falo isso porque existem empresas que pedem apenas 10% de entrada e 90% do contrato o cliente financia. Ou seja, se você faz isso na sua empresa, sem dúvida, está mais sujeito a inadimplência, já que a maior parte do pagamento está programado para ser pago depois.

Logo, por que não tentar aumentar o valor da sua entrada o máximo que puder, de maneira que o valor que ficar para depois seja menor, comparado ao valor total? Eu sei que nem todos os negócios permitem isso, mas tente avaliar o quanto você pode fazer para reduzir a inadimplência de clientes e ter maior controle financeiro da sua empresa, mantendo a saúde dela em dia.

Vale lembrar que todas as três recomendações que estou passando devem ser avaliadas de acordo com cada tipo de negócio para saber o que se aplica ou não a sua empresa. Lembrando que estas são as melhores maneiras de evitar a inadimplência, que pode gerar uma fragilidade muito perigosa, capaz de acabar com o seu negócio, que é a fragilidade financeira. Por isso, ao controlar a inadimplência, você controla também esta fragilidade.

Portanto, essas são 3 medidas para que você entenda como evitar a inadimplência, promovendo uma melhor gestão financeira no seu negócio.

Dessa forma, a fragilidade financeira pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos da série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como fazer a empresa crescer rápido, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.

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