Como atender o cliente – 3 Erros das pesquisas de satisfação do cliente

Você sabe como pesquisar a satisfação do cliente na sua empresa? Será que é por meio das vendas? Saiba que é muito importante avaliar periodicamente a satisfação dos seus clientes em relação ao seu negócio, pois esta ação é fundamental para colaborar com o crescimento da empresa.

No entanto, você precisa saber que existem 3 coisas que não se deve fazer nunca quando for realizar a pesquisa de satisfação do cliente. Ficou interessado em saber quais são os 3 erros mais comuns das pesquisas de satisfação? Então acompanhe este artigo até o final, assista ao vídeo “Como atender o cliente” e aprenda como pesquisar a satisfação do cliente corretamente.


ASSISTA AO VÍDEO Como atender o cliente – 3 Erros das pesquisas de satisfação do cliente”

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente

Pesquisar a satisfação dos seus clientes é fundamental para fazer o seu negócio crescer. Isso porque se você descobre que tem alguma coisa indo mal, seja em relação ao atendimento ou ao seu produto, já é possível se antecipar e ajustar o que não está funcionando muito bem. Você precisa fazer isso antes que seja tarde a ponto do cliente ficar tão insatisfeito e resolver cancelar o contrato ou não fazer mais negócio com a sua empresa.

Ou ainda, quando você faz a pesquisa de satisfação do cliente consegue descobrir que as coisas estão indo bem e, então, pode aproveitar isso como uma oportunidade para vender mais ou mesmo para repetir esse padrão que está funcionando com outros clientes também.

Ainda, eu recomendo que você aprenda como fazer uma pesquisa de satisfação mesmo que tenha poucos clientes. Aliás, é justamente nessa fase que você tem poucos clientes que é muito importante fazer essa pesquisa, porque nesse momento a sua empresa está construindo um padrão de atendimento e é preciso avaliá-lo e ajustá-lo.

3 Erros das pesquisas de satisfação do cliente que você não deve cometer nunca

Saber como pesquisar a satisfação do cliente é muito importante para aprender com os erros e acertos e então criar um processo de atendimento realmente eficiente. No entanto, existem 3 erros que você não pode cometer nesse momento. Continue lendo e veja quais são eles.

  • 1. Não fazer nada quando recebe a pesquisa de volta

Isto é, você enviou a pesquisa para o seu cliente, ele teve a boa vontade de responder e quando você recebe o retorno simplesmente não faz nada – seja porque se assustou com o tanto de coisa que tinha para fazer, ou porque só queria sondar o que estava acontecendo e não tinha tanta intenção de resolver os problemas. Enfim, por algum motivo não houve uma resposta. Isso pode parecer absurdo, mas acontece e é mais comum do que se imagina.

No entanto, esse é um erro muito grave. Quando você recebe a pesquisa de volta do cliente o que deve fazer é arregaçar as mangas, montar um plano de ação e estabelecer medidas para resolver os possíveis problemas apontados por ele. Só assim você conseguirá melhorar o seu processo de atendimento e saberá como atender bem o cliente.

  • 2. Não dar um retorno para o cliente em relação à pesquisa

Esse erro também é comum de acontecer nas empresas. A gente às vezes responde a pesquisa para determinado fornecedor e aí você não sabe o que aconteceu, pois nunca mais teve um retorno. A empresa  pode ter feito isso com a melhor das intenções e talvez já esteja resolvendo o problema, mas ela não passou um retorno para você. Dessa forma, quando ela manda uma pesquisa novamente, você acaba não respondendo mais, não é mesmo?

Então, sempre que o cliente responder a sua pesquisa procure dar um retorno a ele, ou seja, um feedback sobre a pesquisa. É claro que se você tiver uma quantidade de clientes muito grande não dará para oferecer uma resposta personalizada a todos, no entanto é possível enviar uma resposta mais genérica dizendo que você recebeu a pesquisa. Entretanto, se você tiver poucos clientes, procure sempre responder de forma personalizada para mostrar que está empenhado em solucionar todas as questões pautadas.

  • 3. Enviar a pesquisa quando já sabe que o cliente está com um problema

Se você já tem conhecimento que o seu cliente tem queixas em relação a sua empresa, não tem sentido enviar uma pesquisa de satisfação para ele, certo? O que é necessário fazer é de fato resolver o problema desse cliente, seja em relação ao seu atendimento ou ao seu produto, e pensar em formas de como atender bem o cliente e como atrair clientes, e não tomar o seu tempo e o dele tratando dessa pesquisa, sendo que você já sabe quais são as queixas que ele apresenta.

Portanto, esses são os 3 pecados que você não pode cometer de jeito nenhum ao fazer uma pesquisa de satisfação. Nesse caso, tratando-se das 11 fragilidades que eu ensino, nós estamos falando da mais perigosa, que é a fragilidade do cliente. Contudo, no total existem outras 10 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir a fragilidade do cliente e as outras fragilidades e aprender como fazer a empresa crescer, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. Para ter acesso aos demais vídeos de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como atender o cliente, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.