Como delegar e fazer a empresa crescer – 4 Tarefas para não delegar

,

Você, dono de empresa, entende que precisa saber como delegar, não é mesmo? Mas, sabia também que existem 4 atividades que não se pode delegar para ninguém? É isso mesmo! 

É claro que para colaborar com o crescimento da empresa de forma saudável você precisa delegar parte de suas atividades para outras pessoas. Afinal, não dá para crescer sozinho, porque você não vai conseguir fazer tudo por conta própria. No entanto, existem 4 responsabilidades que você não pode transferir para ninguém.

É necessário ter a habilidade de transferir parte do que você faz para outras pessoas, inclusive para que seja possível cuidar daquilo que é mais estratégico para o negócio, deixando o operacional para que outros funcionários lhe ajudem, mas sem abrir mão das atividades que são de total responsabilidade sua.

Ficou interessado em saber o que não delegar para outros colaboradores? Então acompanhe este artigo até o final e assista ao vídeo “Como delegar e fazer a empresa crescer”.

ASSISTA AO VÍDEO Como delegar e fazer a empresa crescer – 4 Tarefas para não delegar”

Entenda porque delegar

Delegar é realmente uma habilidade central do líder/gestor e, se você não consegue fazer isso – seja porque quer fazer tudo por conta própria, porque não confia nos colaboradores ou mesmo porque não sabe como delegar corretamente –, então você tem uma fragilidade nesse sentido que está relacionada com a fragilidade do gestor, que é uma das 11 fragilidades que atrapalham o crescimento dos negócios.

Então, sabe por que delegar? Para que sua empresa cresça. E quando eu falo em delegar não se trata somente de delegar para colaboradores internos, você precisa aprender delegar também para terceiros, como parceiros e fornecedores, de maneira que eles ajudem no crescimento da empresa.

4 Atividades que não podem ser delegadas 

Conforme dito anteriormente, é muito importante delegar porque isso contribui para o crescimento do negócio. Entretanto, existem 4 atividades que são inteiramente de responsabilidade do gestor e não devem ser transferidas para ninguém. Veja abaixo quais são elas.

  • 1. Pensar estrategicamente

Pois é. Pensar é uma atividade como qualquer outra e, por vezes, achamos que isso não é uma tarefa. Mas, na verdade, pensar é uma ação muito concreta. Por isso, quando falamos em pensar estrategicamente, significa olhar a empresa de cima – como se você olhasse uma floresta de cima e analisasse cada árvore –, de maneira que seja possível observar melhor qual direção você deve tocar sua empresa do ponto de vista estratégico. 

Essa função é fundamental para entender como fazer o negócio crescer. Isso porque se você está completamente envolvido nas atividades operacionais da empresa, dificilmente conseguirá pensar estrategicamente. E essa atividade, definitivamente, não pode ser delegada para outra pessoa.

  • 2. Realizar a gestão financeira da empresa

Atividades como fazer a avaliação do fluxo de caixa, o cálculo de rentabilidade para saber se os serviços e produtos comercializados estão valendo a pena ou não, ou seja, se estão dando lucro ou não, são funções que não podem ser delegadas para outras pessoas, nem mesmo para o seu contador.

Na verdade, é claro que você pode transferir parte da atividade de gestão financeira para um cargo de confiança ou mesmo para o seu contador, entretanto eu me refiro a atividades operacionais e não ao controle financeiro completo da empresa. Você é quem precisa analisar de perto o fluxo de caixa todos os dias para saber se terá dinheiro para honrar com suas despesas, se irá sobrar dinheiro para investir no negócio, e etc. 

Vale lembrar que quem não tem o controle financeiro da empresa, não tem controle nenhum.

  • 3. Cuidar da área comercial

Cuidar da área comercial também é uma tarefa que não pode ser delegada para ninguém. É você, empresário, principalmente quando falamos de uma pequena e média empresa, que tem que ser o principal vendedor. É você quem deve dar o bom exemplo, sair na frente, vendendo os produtos e serviços que tem para que a empresa possa crescer. 

Você não pode delegar por completo as tarefas da área comercial para alguém, porque esta é uma ação muito arriscada, ainda mais quando falamos de um pequeno negócio. Afinal, é você quem entende mais do seu produto ou serviço e, eventualmente, também tem a melhor rede de relacionamentos.

Se você atua no segmento do varejo, por exemplo, terá vendedores que ficarão responsáveis pelas vendas, mas ainda assim é necessário acompanhar o desempenho da equipe e das vendas em geral, e não simplesmente deixar os vendedores responsáveis por tudo e depois penalizá-los se porventura as vendas caírem ou o desempenho deles não sair conforme o imaginado. Isso será injusto, afinal o papel de gestor é seu. Então, evite cometer esse equívoco.

  • 4. Acompanhar seus projetos estratégicos

Toda empresa possui alguns projetos que são mais importantes e estratégicos e que precisam da sua supervisão, e você não deve transferir o acompanhamento deles para ninguém. 

Por exemplo, imagine que você vai criar um produto novo ou vai pesquisar mais sobre uma nova tecnologia que aumente a produtividade, as vendas, ou mesmo vai criar uma campanha de marketing para um produto que você tem… Tudo isso são projetos estratégicos, e o acompanhamento de projetos dessa magnitude também não pode ser transferido para outra pessoa.

Você precisa realmente fazer o acompanhamento deles de perto. Ainda que não se envolva diretamente nas tarefas operacionais, precisa acompanhá-los e supervisioná-los do ponto de vista estratégico. 

Portanto, essas são as 4 atividades as quais a responsabilidade delas jamais deve ser transferida por inteiro para outras pessoas para que você consiga fazer a empresa crescer.

Dessa forma, a fragilidade do gestor pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e entender como gerenciar a empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster. 

Para ter acesso a mais vídeos como esses e aprender como fazer a empresa crescer, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo