7 Riscos que impedem a empresa de crescer – Fazer a empresa crescer

,

Você, empresário, sabe qual o risco da sua empresa não crescer? E, mais, sabe qual o risco dela quebrar? Provavelmente você pensa que sempre está tudo bem, mas ainda que esteja tudo sob controle, eu recomendo sempre que você faça uma análise de riscos para verificar a probabilidade do risco e evitar problemas que impactem no crescimento da empresa.

Os riscos são eventos incertos que acontecem no futuro, ou seja, eles podem ocorrer ou não. Entretanto, se vierem a acontecer, eles causam danos negativos na sua empresa, atrapalhando o crescimento dela. 

Existem ao todo 7 riscos que são mais perigosos e que estão presentes em 100% das empresas. Ficou interessado em saber quais são eles? Então acompanhe este artigo e assista ao vídeo sobre os 7 riscos que impedem a empresa de crescer.

ASSISTA AO VÍDEO “7 Riscos que impedem a empresa de crescer – Fazer a empresa crescer”

  • 1. O risco financeiro

O primeiro risco dentre os sete principais é o risco financeiro. O que ele significa? Significa o risco de você ficar com pouco ou nenhum dinheiro para conseguir tocar seu negócio. E ele é grave.

Porém, o que causa esse tipo de risco? Normalmente, são dificuldades relacionadas à concentração de clientes, não conseguir crédito para o negócio, clientes que dão prejuízo à empresa e também à você, não saber como calcular corretamente a rentabilidade de seus projetos e, ao invés de ter lucro, ter prejuízos, entre outros fatores.

Todos esses aspectos são causas do risco financeiro e podem fazer com que você fique sem dinheiro.

  • 2. O risco de não vender

O segundo risco tem a ver com não vender conforme o esperado. Isso significa que você até vai vender o seu produto ou serviço, mas não irá vender tanto quanto realmente precisa.

Mas, por que não irá vender conforme o esperado? Porque provavelmente você não está capacitado para vender como deveria ou porque não se atualiza no modo de vender. Talvez você use apenas o método tradicional de vendas e não saiba o quanto os investimentos modernos podem ajudar, como as estratégias de marketing digital, por exemplo.

Ou ainda, porque o seu produto não resolve o problema do cliente e, dessa forma, ele realmente não vai comprar de você.

  • 3. O risco de não atender bem 

Não é fácil atender bem o cliente, isso é fato. No entanto, nós empresários, quando abrimos um negócio acreditamos que o atendimento ao cliente é simples. O fato é que é preciso fazer isso muito bem, porque senão você corre o risco de perder clientes.

Muitas empresas não têm processos adequados para atender os clientes e acabam atendendo-os de maneira um tanto quanto atrapalhada ou desorganizada. O resultado disso? O cliente pode até comprar o seu produto uma vez, mas dificilmente ele fará negócio de novo com você. 

  • 4. O risco de não conseguir contratar mão-de-obra

O quarto risco é o de não conseguir contratar mão-de-obra, ou seja, funcionários e colaboradores que você precisa para conseguir fazer a empresa crescer. Você provavelmente já sabe que sozinho não conseguirá ir longe e crescer por muito tempo, então precisará de pessoas que o ajudarão durante o caminho.

Contudo, o problema é que às vezes o empresário não consegue localizar pessoas adequadas para ajudar. Muitas vezes ele até contrata colaboradores, mas que não têm um desempenho muito bom e, por isso, não sabe como fazer a empresa crescer. Esse é o impacto do risco.

Mas, por que isso acontece? Na maioria das vezes porque o empresário não tem muita habilidade para lidar com os colaboradores ou não sabe onde recrutar, onde contratar, treinar e também não sabe como reter o colaborador, ou seja, fazer com que ele permaneça por muito tempo trabalhando na sua empresa.

  • 5. O risco da gestão do negócio

Em certo momento do crescimento da empresa você simplesmente perde o controle do negócio, esse é o risco da gestão. 

E isso é muito comum. Sabe por quê? Porque principalmente pequenos e médios empresários têm um perfil mais técnico e não sabem efetivamente administrar o negócio e, com isso, acabam se perdendo. 

  • 6. O risco de decidir errado 

Esse risco também é muito comum especialmente para quem tem um pequeno negócio. A causa de decidir de maneira equivocada. Provavelmente é porque você, pequeno empresário, é solitário e precisa decidir muitas coisas sozinho.

Isso porque na empresa pequena você não tem muito com quem conversar e acaba tomando várias decisões sem saber a opinião de outras pessoas para trocar ideias. 

Outra causa pode ser também o risco de não ter informações suficientes para tomar decisões corretas e, consequentemente, acabar colocando o seu negócio a perder.

  • 7. O risco de não se atualizar

O sétimo e último risco é o de não se atualizar tecnologicamente, ou seja, você até se atualiza, mas não tão rápido quanto a sua concorrência, e aí acaba ficando para trás. Ao ficar para trás, o cliente consequentemente acabará comprando com o seu concorrente, pois ele está mais atualizado que você. 

E, na prática, o risco de não se atualizar significa não inovar, passar a vida inteira fazendo a mesma coisa, oferecendo o mesmo produto ou serviço ao cliente.

Então, esses são os 7 riscos mais presentes nas empresas. No entanto, como saber o risco da empresa? Sabendo como fazer uma gestão de riscos eficiente. E o que é gestão de riscos? Controlar e tomar medidas para reduzir fragilidades, ou seja, pontos fracos que a sua empresa tem. 

Tenha sempre em mente que os 7 riscos que impedem a empresa de crescer podem realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades e riscos que derrubam sua empresa. 

Para corrigir as 11 fragilidades e riscos e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a Mentoria Máster. Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como tomar decisões, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.