Como capacitar novos funcionários – Gestão de pessoas

Você tem um funcionário que está na sua empresa há bastante tempo e que sabe fazer praticamente tudo? Se a resposta for positiva, será que isso é algo bom ou ruim? A tendência é que os empresários considerem isso bom, afinal de contas esse pode ser um ponto forte do negócio. Mas, você sabia que isso depende?

Na verdade, ter um colaborador assim pode ser também uma fragilidade. Ficou confuso? Então continue a leitura e também assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre esse assunto e entender de uma vez por todas como fazer a empresa crescer de forma saudável!

ASSISTIR AO VÍDEO “Como Capacitar Novos Funcionários – Gestão de Pessoas

A fragilidade do colaborador

É comum encontrar nas empresas funcionários que estão trabalhando lá há muitos anos. Ainda mais quando o assunto é grandes empresas. Porém, nas pequenas e médias empresas, apesar disso acontecer também com alguma frequência, é mais difícil de conseguir reter esses colaboradores. Sabe por quê? Porque normalmente essas pessoas são muito boas, competentes, têm uma habilidade inata e também são esforçadas para aprender cada vez mais.

Sendo assim, se você tem uma pessoa como essa dentro da sua pequena ou média empresa, ela está mais sujeita a ir embora para trabalhar em um negócio maior, ou seja, a ser levada pela concorrência. Por isso, é mais difícil de conseguir reter pessoas dessa natureza dentro da sua organização. Você pode até falar que sabe como motivar funcionários, mas às vezes isso não é o suficiente.

Não sei se você tem colaboradores assim, eu particularmente tenho e eles são realmente muito valiosos. Na verdade, são pessoas que, de fato, aumentam e muito a produtividade da empresa, uma vez que já conhecem bem o produto e os serviços oferecidos, sabem exatamente quem são os clientes e o que eles desejam, e tudo isso faz com que essas pessoas sejam muito importantes para o seu negócio.

Quando esses funcionários vão embora, a sua empresa sofre um impacto muito grande, porque você vai precisar, na maioria das vezes, treinar uma pessoa do zero, sendo que praticamente todas as pessoas já estavam acostumadas com o outro colaborador, por exemplo. Até mesmo os seus clientes vão sentir falta desse funcionário se ele for embora. Muitos vão começar a desconfiar se a sua empresa ainda está sólida no mercado ou se está acontecendo alguma coisa.

Portanto, ter funcionários assim, por um lado, é uma fortaleza, porque mostra que a sua empresa atende muito bem os clientes, mas é também uma fragilidade, uma vez que se essa pessoa for embora, o seu negócio como um todo vai sofrer um grande impacto.

Eventualmente, pode ser que esse tipo de funcionário lhe ajude até mesmo na administração da empresa, lhe dando feedbacks de como você deve tomar decisões importantes, afinal eles estão com você durante muito tempo e conhecem muito bem o negócio.

O que fazer para ajudar no crescimento da empresa?

Mas, então, o que você deve fazer para controlar e resolver uma fragilidade dessa natureza? É necessário formar pessoas novas, colocar estagiários ou contratar pessoas mais jovens, e transferir todo o know how que esse determinado colaborador possui para essas novas pessoas. Ele não vai ficar preocupado em compartilhar os seus conhecimentos, muito pelo contrário.

Afinal, ele sabe que já está há muito tempo na empresa e até mesmo pode estar um pouco cansado de fazer algumas atividades mais operacionais. Sendo assim, ele vai gostar de saber que essas novas pessoas vão lhe ajudar com essas funções. Essa é uma excelente forma de reduzir o risco de sofrer um impacto grande se um dia esse funcionário sair da empresa.

É claro que você, como empresário, precisa também tratar cada vez melhor os colaboradores dessa natureza, porque eles são fiéis ao seu negócio. Levando isso em consideração, você precisa remunerá-los bem, dar autonomia para eles, colocá-los em funções cada vez mais altas dentro do negócio, entre outras coisas.

Quem sabe até distribuir uma parte do lucro do seu negócio, dependendo do seu ramo de atuação, ou seja, se isso for realmente possível. Fazer isso é fundamental para deixar esses funcionários cada vez mais motivados dentro da empresa.  Além de saber como selecionar funcionários, você também precisa encontrar formas de retê-los em seu negócio. É por esse motivo que a área de gestão de pessoas é tão importante.

Eu dou mentoria para pequenas e médias empresas para ajudá-las a corrigir 11 fragilidades, e uma delas é a fragilidade do colaborador, a qual lida com a gestão das pessoas. No entanto, existem também 10 outras fragilidades que também são muito perigosas e eu consigo lhe ajudar a identificar e localizar onde elas estão na sua empresa e, assim, estabelecer medidas a fim de resolver todas elas.

Para isso, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita por meio do link http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ e deixe eu te ajudar a saber como contratar e capacitar bons funcionários e, por consequência, ajudar sua empresa a crescer cada vez mais.

Para ficar por dentro de mais assuntos de recrutamento e seleção de funcionários e entender realmente como fazer o negócio crescer, basta se inscrever agora mesmo em meu canal no YouTube por meio do link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.