Como fazer a empresa crescer rápido (13/15) – Busque inovação e tecnologia

,

Manter a sua empresa atualizada é fundamental. Você, como empresário, sabe por quê? É simples. Porque, caso contrário, quem vai crescer é o seu concorrente e não o seu negócio. Por isso, manter-se atualizado e inovar são dois objetivos que devem sempre estar na mente de quem deseja saber como fazer a empresa crescer.

A maioria das empresas tem dificuldades para crescer não por conta das crises ou recessões econômicas que acontecem, mas sim porque elas não aprenderam como resolver ou corrigir as suas fragilidades, e uma das fragilidades mais perigosas de qualquer negócio é a fragilidade da tecnologia e inovação.

Ficou interessado em saber mais sobre como buscar inovação e tecnologia para sua empresa? Então acompanhe este artigo, assista ao décimo terceiro vídeo da série “como fazer a empresa crescer rápido” e saiba finalmente como inovar. Nunca se esqueça da importância da tecnologia para a empresa, pois ela também é um fator determinante que pode fazer o seu negócio crescer ou não.

ASSISTA AO VÍDEOComo Fazer a Empresa Crescer Rápido (13/15) – Busque Inovação e Tecnologia

O risco de não inovar na empresa

Você sabe qual o risco da empresa ficar desatualizada? Eu falo para você. Se a sua empresa ficar para trás e se o concorrente passar por você e avançar demais, vai ser difícil alcançá-lo e o esforço para se igualar a ele talvez será muito grande.

Então, o segredo nesse momento é manter a sua empresa atualizada e inovar o tempo inteiro. Pense que você não precisa ser o primeiro, falo isso porque custa caro ser o primeiro quando se fala em inovação tecnológica, entretanto também não deve haver uma distância muito grande entre a sua empresa e os principais concorrentes dela.

Imagine uma maratona. Nela, os campeões ficam sempre observando e analisando quem está na frente.  Muitas vezes usam como estratégia o fato de estarem um pouco mais distantes para poder ultrapassar os outros competidores na reta final, ou seja, no momento certo. Muitos sabem que não serão os primeiros, então guardam como estratégia ficar em segundo ou terceiro lugar.

Na empresa, eu recomendo usar uma estratégia semelhante à maratona. Não necessariamente ser o primeiro, pois como eu disse, custa caro, mas também não se distanciar demais porque depois vai ser mais difícil de alcançá-los.

Busque inovação e tecnologia

Quando eu falo sobre tecnologia e inovação não estou me referindo à tecnologia propriamente dita, como sistemas e softwares, mas sim a tudo aquilo que a sua empresa precisa fazer para inovar como, por exemplo, rever e otimizar processos internos. Saiba que prestar o mesmo serviço por anos é arriscado, pois se aparece um negócio no mercado fazendo aquilo melhor que você, ele vai te ultrapassar e aí ficará difícil competir com ele nessa maratona.

Há ainda um agravante dessa geração nativa da tecnologia – que é a geração que já nasceu praticamente respirando tecnologia. Dessa forma, você precisa criar produtos e serviços que se adequem a essa tecnologia e, que, consequentemente atendam esse público.

Um exemplo disso é a Uber e o Táxi. A Uber surge como uma inovação tecnológica para os meios de transporte que atende ao público que deseja mais modernidade e inovação nesses serviços. Então, compreender porque a tecnologia é importante e se adequar a isso é uma forma de você se manter no mercado.

Como se atualizar em um mundo que muda tão rápido?

Você já deve ter entendido porque inovar é importante, certo? No entanto, pode estar se perguntando como se atualizar em um mundo que muda tão rápido e a cada instante, não é mesmo? Para isso, existem 4 medidas que eu recomendo para inovar tecnologicamente. 

  • 1. Renove-se como empresário

O primeiro passo, então, é você, como empresário, modernizar-se e se renovar constantemente. Não basta apenas dominar o seu mercado de atuação, é preciso também ter um conhecimento elevado quando se fala em tecnologia. 

Entretanto, por que isso é necessário? Porque a tecnologia hoje está muito inserida em todos os negócios. 

Então, não tem saída, você tem que se atualizar sobre tecnologia da mesma forma como sempre se atualiza sobre o ramo do seu negócio. Para isso, leia revistas especializadas, participe de seminários e avalie até mesmo a possibilidade de fazer cursos fora do país, porque no exterior esse assunto é mais explorado e desenvolvido.

  • 2. Faça Benchmarking

A segunda ação é copiar as boas práticas dos seus concorrentes quando o assunto é tecnologia. Essa é uma ferramenta usada no mercado que se chama benchmarking.

Benchmarking se trata de uma metodologia que as empresas usam para analisar os seus concorrentes e copiar as boas ações que eles tomam. Nesse caso, eu digo para você analisar os seus concorrentes do ponto de vista tecnológico. Ou seja, o que eles usam de tecnologia e inovação, e tentar aplicar isso no seu negócio.

Mas, tem um segredo nessa história: você deve analisar as grandes empresas também, não só empresas do seu tamanho. Sabe por quê? Porque as grandes empresas têm recursos para fazer investimentos em tecnologia e inovação e grande parte delas tem até mesmo um departamento responsável por fazer inovação dentro da companhia.

Então, você tem que observar as grandes empresas e aplicar aquilo que é viável no seu negócio. Se você observa e copia só os pequenos, isso pode limitar o campo de atuação da sua empresa e também a capacidade de inovação dela.

  • 3. Tenha um coach executivo

A terceira medida é ter um coach, um mentor ou um consultor especializado em tecnologia e inovação, assim você investe em P&D, pesquisa e desenvolvimento. Ele vai sentar com você, pensar e definir estratégias para usar a tecnologia no seu negócio.

Você, empresário, sempre vai conhecer o seu negócio mais do que qualquer pessoa e o consultor vai entender mais de tecnologia, então, ele vai ter uma visão mais de fora para conseguir observar a sua empresa e sugerir quais tecnologias poderiam ser usadas para que ela se torne melhor, mais produtiva e venda mais seus produtos e serviços.

O recomendável é que você faça reuniões esporádicas com esse coach, ao menos uma vez por mês. E à medida que ele passa conhecimentos, você aprende mais sobre tecnologia e exercita cada vez mais a primeira medida que eu orientei você a tomar, que é se renovar como empresário.

  • 4. Migre para a nuvem

A quarta e última medida é levar toda a sua infraestrutura para a nuvem. Essa infraestrutura são os softwares que você usa no dia a dia da sua empresa, ou seja, os softwares básicos e também a sua infraestrutura de hardware.

Fazendo isso você tem uma série de vantagens, a primeira é poder usar tudo que tem mais de novo na nuvem, pois ali você já faz atualizações automaticamente. A segunda vantagem é ter mais mobilidade na nuvem, o que é fundamental para qualquer tipo de negócio.  

Então, na nuvem você pode permitir que seus clientes usem seus serviços de qualquer lugar, basta que eles acessem. Além disso, na nuvem você tem mais flexibilidade para crescer o seu negócio. Fica mais fácil aumentar a sua infraestrutura sem precisar adquirir novos equipamentos.

Portanto, essas 4 medidas realmente lhe permitem manter a sua empresa cada vez mais atualizada no ponto de vista tecnológico.

Dessa forma, a fragilidade da tecnologia e inovação pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. 

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a Mentoria Máster. 

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como tomar decisões, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo