Como fazer a empresa crescer rápido (12/15) – Vença a crise econômica

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Ao abrir uma empresa, sabemos que ela está exposta a diversos tipos de ameaças que podem comprometer seu funcionamento. Mas você, como empresário, sabia que eventos externos – aqueles que vêm de fora do seu negócio – também podem ser um tipo de ameaça e assim atrapalhar o crescimento da empresa?

Ficou interessado em saber quais são esses eventos e como você pode fazer para lidar com eles? Então acompanhe este artigo e assista ao décimo segundo vídeo da série “como fazer a empresa crescer rápido” e saiba como se prevenir da fragilidade do evento externo e como fazer o negócio crescer.

ASSISTA AO VÍDEOComo Fazer a Empresa Crescer Rápido (12/15) – Vença a Crise Econômica

A fragilidade do evento externo

A primeira coisa que nós, como empresários, precisamos entender é que nossas empresas não estão blindadas ou isoladas do ambiente externo. Pelo contrário, na verdade as empresas estão sujeitas o tempo todo a interferências externas, ou seja, acontecimentos que vêm de fora e que podem afetá-las negativamente.

Entretanto, quais eventos são esses? Pode ser desde um avião que pode cair em cima da sua empresa, até outros eventos mais prováveis, como questões relacionadas ao clima, mudanças do governo, uma crise econômica ou financeira, aumento de taxas de juros, dentre outros que causam um impacto, na maioria das vezes, negativo para a organização.

Então, nesse sentido, é preciso sempre observar não só o que tem acontecido dentro da empresa, mas também o ambiente externo.

A principal ameaça dos eventos externos

Levando em conta tudo isso, eu preciso te alertar que, muitas vezes, a principal ameaça para lidar com os eventos externos está dentro da sua própria empresa. Sabe por quê?

Porque nós, como empresários, achamos que não temos controle sobre as situações que vêm de fora, então há uma certa “imobilização”, na qual ficamos de braços cruzados pensando que não podemos combater fatores que envolvem, por exemplo, regulamentações do governo ou uma crise financeira.

Consequentemente, a tendência é que fiquemos de braços cruzados apenas esperando os eventos externos afetarem a nossa empresa de alguma forma. Então, essa, sem dúvidas, é a grande ameaça ao lidar com os eventos que vêm de fora. Ficar de braços cruzados é a pior decisão que podemos tomar. É como se você tivesse um inimigo e não se preparasse corretamente para se proteger no momento em que ele fosse atacar.

Ou seja, todos nós sabemos que a qualquer momento o governo pode aumentar as taxas, ou mudar as regras. Então, não podemos ficar apenas esperando essas mudanças acontecerem, é necessário agir para que se esse evento acontecer, você esteja o mais preparado possível para encará-lo.

Nesse contexto, há uma notícia positiva também: nem sempre os eventos que vêm de fora são ameaças e trazem impactos negativos ao negócio. Muitas vezes, é justamente em climas mais difíceis que a empresa pode ter oportunidades também.

O que fazer para lidar com os eventos externos?

Agora você deve estar pensando sobre o que é necessário fazer para que os eventos externos, como o risco de uma recessão econômica ou a alta da inflação, impactem o mínimo possível no seu negócio, certo?

Nesse caso, eu recomendo sempre 3 medidas para que seja possível lidar bem com os eventos externos. Veja quais são elas logo a seguir.

  1. Monitore o ambiente externo a todo o tempo

É como se você, empresário, nesse momento, fosse uma espécie de radar e ficasse sempre monitorando o que está acontecendo no ambiente ao seu redor. Por exemplo, ficar atento às discussões do governo relacionadas a mudanças na lei, naquilo que afeta mais o seu setor, ou seja, acompanhar sempre as associações de classe da sua categoria.

Além disso, você deve observar como andam as taxas de juros na economia, afinal você precisa sempre de dinheiro, de empréstimos, desse contato com os bancos, em geral. Então, ter conhecimento sobre as taxas tem um impacto no seu negócio no momento em que você decide se o ambiente está propício para solicitar um empréstimo ou não.

Portanto, procure sempre ler jornais, especialmente os que têm maior circulação nacional, pois eles são capazes de oferecer maiores dados e informações sobre os possíveis eventos que vêm de fora. 

  • Estabeleça procedimentos internos

Estabelecer procedimentos internos, os quais eu chamo de procedimentos de contingência, significa se preparar para que o impacto seja o menor possível, caso a empresa seja atingida por algum evento externo.

Se a internet, por exemplo, é um fator muito relevante para a sua empresa, nesse caso é preciso estabelecer uma medida para que você não seja pego desprevenidamente pela falta ou pela redução da velocidade dela.

Já outros setores podem ser afetados pela falta de energia elétrica. Infelizmente ainda sofremos com esse problema em nosso país, principalmente em regiões mais afastadas. Por isso, é necessário aplicar procedimentos para que a suas máquinas não sejam danificadas quando houver queda de energia, como instalar nobreaks ou aparelhos similares, sempre fazer backup das informações e documentos, entre outras medidas preventivas.

Todos esses procedimentos de contingência deverão ser avaliados de acordo com as principais ameaças externas que rondam a sua empresa, sempre a fim de se prevenir e evitar que você seja pego de surpresa.

  • Observe as coisas ruins como oportunidades para a sua empresa

Aqui estou me referindo às recessões econômicas. Isso, em geral, é ruim para todo mundo, pois diminui o poder aquisitivo de quem compra e, com isso, sua empresa vende menos.

Por outro lado, em situações como essas pode haver oportunidades, sabe por quê? Porque se nesse momento você conseguir vender um serviço que reduz o custo daquela pessoa ou empresa, aumentando sua produtividade, isso vai ser bom para ela.  Então, você pode usar isso como oportunidade para vender mais para aquele mercado.

Um exemplo muito claro que posso citar são os restaurantes em São Paulo. Devido à crise econômica, muitos restaurantes pequenos com um custo mais baixo de operação abriram as portas, oferecendo serviços excelentes, fazendo com que restaurantes maiores quebrassem e tivessem que fechar as portas.

Isso acontece porque os clientes migraram de estabelecimento, já que eles não queriam deixar de frequentar restaurantes e buscavam algo com o preço mais baixo.

Então, identificar essas oportunidades pode ser fundamental para o seu negócio se destacar com um diferencial competitivo.

Portanto, essas são 3 medidas essenciais que você deve tomar na sua empresa para não cruzar os braços diante das dificuldades e aprender a lidar com os eventos externos.

Dessa forma, a fragilidade do evento externo pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a Mentoria Máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como vencer a crise econômica, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.