Como fazer a empresa crescer rápido (11/15) – Tome a decisão certa

,

Saber como decidir não é uma tarefa fácil para os empresários. Você, como um, já deve ter notado isso, não é mesmo? Entretanto, saber como tomar decisões é fundamental para o crescimento da empresa. Afinal de contas, assim é possível evitar ao máximo a fragilidade da decisão.

Ficou interessado em saber como acertar mais nas suas próximas decisões? Então acompanhe este artigo e assista ao décimo primeiro vídeo da série como fazer a empresa crescer rápido e saiba finalmente como decidir cada vez melhor. Nunca se esqueça de que a qualidade das decisões que você toma pode fazer a sua empresa crescer ou não.

ASSISTA AO VÍDEO “Como Fazer a Empresa Crescer Rápido (11/15) – Tome a Decisão Certa

O risco de tomar decisões erradas

Você sabe qual é um dos seus maiores inimigos na hora de decidir bem na sua empresa? É porque normalmente você não tem muitas pessoas com quem conversar. Não ter pessoas com a mesma experiência ou mais experientes do que você para trocar ideias é uma dificuldade comum de quem dirige um pequeno ou médio negócio.

Quando estamos falando de assuntos mais rotineiros, não tem grande problema tomar uma decisão sozinho. No entanto, quando estamos falando de assuntos mais complexos, a longo prazo, ou seja, decisões estratégicas, faz muita falta ter uma pessoa por perto para conversar.

Um exemplo é quando você precisa decidir qual produto a sua empresa vai desenvolver, qual mercado vai atender, quanto vai cobrar e outras decisões que possuem um grau maior de complexidade. Nesses casos, você precisa saber como decidir a longo prazo. Então, essa uma das razões.

Mas, eu posso falar de outras duas também. A primeira delas é a ausência de informações. Normalmente, nós, como empresários, não temos informações suficientes para tomar decisões mais complexas. E outra dificuldade bastante comum para quem comanda um pequeno ou médio negócio é que muitas vezes você está tão cansado que não consegue tomar boas decisões. Essa então é outra causa que leva você a errar quando toma uma decisão.

Mas, afinal, como decidir bem?

Sendo assim, faz parte do jogo errar ao tomar decisões. Um bom empresário precisa entender que ele só vai ficar melhor nesse processo conforme for tomando decisões e for tentando. Porém, o que você precisa fazer é reduzir o erro quando toma decisões, principalmente no caso de decisões estratégicas que podem causar um impacto muito negativo na empresa.

Para se ter uma ideia, uma decisão tomada da forma correta pode dobrar as vendas do negócio. Em contrapartida, ao tomar decisões erradas, você pode até mesmo fazer com que a empresa quebre. Dessa forma, lidar bem com o risco de tomar decisões e, por consequência, controlar bem a fragilidade da decisão é essencial para quem quer fazer a empresa crescer.

Por essa razão eu vou falar agora sobre 5 medidas que você deve tomar a fim de melhorar o seu processo de decisão a todo momento. Fique atento e aprenda como tomar decisões estratégicas dentro do seu negócio o quanto antes.

  1. Exercite a tomada de decisão

A primeira delas é exercitar a decisão. Se você ficar parado, com medo de decidir – algo que é muito comum de observar – você não vai aprender nunca. Afinal, nunca terá certeza se aquilo que está pensando é realmente bom ou não.

Então você precisa decidir e ir consertando os erros no meio do caminho. É exatamente esse ato de exercitar a decisão que vai fazer com que você melhore o seu processo de decidir dentro da sua empresa.

  • Esteja focado na sua empresa

Já a segunda medida é focar na sua empresa. Quanto mais você foca em uma determinada linha de produtos e serviços, mais você vai acertar em suas decisões. E a recíproca é verdadeira: quanto mais diversificada for a sua oferta de produtos e serviços, mais você vai errar, porque a complexidade aumenta em uma situação como essas.

Sendo assim, seja muito específico naquilo que você faz, até porque isso também é uma decisão que por si só vai ajudar a fazer a sua empresa crescer e ter mais sucesso. Além disso, quando você sentar para tomar uma decisão, não se esqueça de colocar poucos assuntos em pauta, principalmente se eles envolverem questões complexas.

  • Pesquise sempre

A terceira medida é pesquisar. Sim, fazer uma pesquisa por conta própria é fundamental para conseguir ter informações suficientes para tomar boas decisões. Levando isso em consideração, não se intimide achando que você não vai conseguir fazer uma pesquisa, até porque as pesquisas contratadas de mercado são muito caras para quem tem um pequeno ou médio negócio.

Para se ter uma ideia, elas podem passar de R$ 100 mil e isso é bastante. Hoje em dia é possível encontrar uma grande quantidade de informações disponíveis por meio da internet. Portanto, pesquise e reúna informações de maneira que você melhore a visão que você tem a respeito daquilo que é necessário decidir.

  • Elabore um planejamento estratégico

Por sua vez, a quarta medida é elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa. Ao contrário do que muitos pensam, esse planejamento não é só para grandes negócios não, ele também se aplica a pequenas e médias empresas.

É claro que vai ser mais fácil fazer um planejamento estratégico para o seu negócio, porque ele será mais resumido, mais simples. O que importa é que por meio dele você terá em suas mãos um mapa de todas as oportunidades, das ameaças, de onde a sua empresa vai chegar, além de uma análise do mercado no qual ela está inserida. Para fazer esse trabalho, no entanto, procure uma ajuda especializada, certo?

  • Tome decisões com a cabeça fresca

Para finalizar, portanto, a quinta medida é tomar decisões com a cabeça fresca e descansada. Isso porque o nosso cérebro consome um quinto de toda a nossa energia. Ele é como um músculo que tem uma hora que fica cansado e não rende mais.

Então, se você sentir que realmente está esgotado, deixe para tomar as decisões no outro dia, nunca faça isso no final do expediente, por exemplo. E tem mais: se você estiver vivendo alguns problemas pessoais, também procure não tomar decisões naquele momento, antes de qualquer coisa: pare e reflita.

Então, essas são as 5 medidas que podem lhe ajudar a melhorar o seu processo de tomada de decisões. Lembre-se de que quando você aperfeiçoa a sua decisão, consequentemente, aumenta as chances de fazer a sua empresa crescer.

Dessa forma, a fragilidade da decisão pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa.

Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como tomar decisões, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.