Como fazer a empresa crescer rápido (10/15) – Torne-se um grande gestor

,

Você sabia que a fragilidade do gestor é uma das 11 fragilidades que podem derrubar o seu negócio? É isso mesmo. E, infelizmente, ela acaba acontecendo em várias pequenas e médias empresas. Mas, será que é possível evitá-la ou resolvê-la?

É claro que sim. E eu falo melhor a respeito desse assunto, ou seja, sobre como fazer uma boa gestão de empresas, no vídeo logo abaixo, o décimo da série de como fazer a empresa crescer rápido. Acompanhe!

 ASSISTA AO VÍDEO Como fazer a empresa crescer rápido (10/15) – Torne-se um grande gestor

O risco de não saber gerenciar o negócio

Um empresário que tem uma pequena ou média empresa, como é o meu caso, sabe que precisa fazer um pouco de tudo, não é verdade? A gente precisa atender o cliente, vender, cuidar do financeiro, selecionar e treinar os colaboradores, e por aí vai. É como se você tivesse que trocar de camisa para cada uma dessas funções o tempo todo.

Mas, tem uma camisa que você não pode tirar nunca, sabe qual é? É a camisa do gestor da empresa, do líder. Isso porque você precisa olhar cada área isoladamente, mas também deve enxergar a empresa como um todo, tem que olhar ela de cima.

Pode até parecer algo difícil, entretanto nós, como empresários, somos uma espécie de “super-homem”. E as áreas precisam funcionar conectadas, ou seja, em harmonia, assim como um corpo humano, por exemplo. A área de vendas traz o dinheiro que o setor de RH precisa para contratar novos funcionários, mas também sem a área de RH, você não consegue entregar as vendas, e assim por diante.

A empresa como um todo precisa funcionar harmonicamente para que você não perca o controle da situação. E é seu papel, na gestão e na liderança, olhar e colocar essa engrenagem para funcionar da melhor maneira possível.

Como gerenciar uma empresa

Além de um administrador você também precisa ser líder. Sim, existem grandes diferenças entre esses dois termos. De maneira geral, o administrador é aquela pessoa que vai alocar os recursos, planejar as tarefas que precisam ser feitas, cobrar os resultados, avaliar se as coisas estão funcionando corretamente e ajustar o que for necessário, entre outras questões.

Um líder, por sua vez, é quem, como o próprio nome já diz, vai liderar as pessoas, ou seja, seguir na frente, criar a visão do futuro e fazer com que as pessoas sigam aquela visão.

Sendo assim, para garantir que a empresa não tenha fragilidades, principalmente a fragilidade do gestor, é necessário que você, como dono, tenha essas duas habilidades, tanto de gestor quanto de líder.

Por essa razão, a seguir vou mostrar 4 medidas que você precisa adotar para se tornar um bom gestor e um bom líder para a sua empresa.

  1. Torne-se um bom gestor e líder

A primeira medida é você próprio precisa se desenvolver como um bom gestor e líder. E para fazer isso é necessário estudar e aumentar os conhecimentos em algumas áreas: administração, recursos humanos, vendas, financeiro, entre outras partes importantes do negócio.

Isso não quer dizer que você precisa ser um especialista em todas essas questões, mas é importante ter uma visão geral para que seja possível administrar a empresa de forma adequada.

Outra coisa que você precisa estudar também é a respeito de pessoas. Liderar significa ser especialista em seres humanos. Por isso é fundamental estudar cada vez mais sobre gestão de pessoas.

  • Inspire-se em outros líderes

Outra medida importante é se basear em grandes líderes e gestores que estão espalhados pelo mundo. Por isso, antes de qualquer coisa pesquise quais gestores e líderes você se identifica mais. É essencial que exista essa conexão, não é para simplesmente escolher um líder qualquer só porque ele é bom e pronto.

Depois de escolher os líderes e gestores que você tem maior identificação, leia biografias sobre eles e comece a acompanhar mais suas vidas. Ao fazer isso você vai conseguir copiar todas as boas estratégias que eles utilizam e implantá-las dentro do seu negócio. Eu particularmente tenho uma conexão com líderes e gestores como Steve Jobs, Bill Gates, Peter Dran, Jef Bazel (Amazon), entre outros.

  • Aprenda como delegar tarefas

Já a terceira medida é delegar tarefas. Você precisa passar parte da sua tarefa para outras pessoas, não dá para crescer sozinho, tenha sempre isso em mente. Em algum momento da sua história, você vai perceber que será necessário contratar outras pessoas, ter alguém que lhe ajude para fazer sua empresa crescer – se é que esse momento ainda não chegou no seu caso.

É fundamental ter essa habilidade de saber delegar, saber para quem é possível passar determinadas tarefas, entre outras questões. Além disso, esse ato de passar tarefas e acompanhar como as coisas estão indo vai lhe ajudar a se desenvolver ainda mais como líder e gestor.

Aqui vai um segredo: Algumas tarefas nunca devem ser delegadas, principalmente as estratégias. As operacionais não tem nenhum problema, muito pelo contrário.

  • Provoque desequilíbrios na empresa

Para finalizar, a quarta medida, que é um pouco difícil de ser implementada, porque requer uma habilidade grande de gestão: provocar alguns desequilíbrios na empresa. É isso mesmo! Desequilíbrios! Nós, como gestores, temos dois grandes desafios. Em primeiro lugar, precisamos fazer o tempo todo com que as áreas trabalhem de maneira harmônica e equilibrada.

No entanto, ao mesmo tempo devemos também criar, em certos momentos, alguns desequilíbrios, para que o negócio consiga se desenvolver. Por exemplo, tem hora que você vai precisar fazer com que a área comercial crie uma demanda interna maior do que a capacidade de entrega da empresa. Isso para que o setor de entrega e a área de produção do serviço sejam forçados a crescer e atender essa demanda exagerada.

É claro que você não deve fazer isso com muita frequência e nem com um volume extremamente alto, mas é necessário provocar esse desequilíbrio de vez em quando. Esses desequilíbrios são fundamentais para fazer o negócio caminhar e ficar cada vez mais firme. A grande questão é que essa medida requer uma maestria muito grande como gestor, mas você vai conseguir.

Portanto, essas 4 medidas vão lhe ajudar a se tornar cada vez mais um bom líder e gestor para fazer a empresa crescer rápido e de maneira saudável.

Dessa forma, a fragilidade do gestor pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer o negócio crescer e conferir dicas de como alcançar os objetivos da empresa, inscreva-se em meu canal no YouTube por meio do link http://bit.ly/CanalOthederaldo.