Como fazer a empresa crescer rápido (9/15) – Atenda bem o cliente

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Um empresário precisa saber ao certo como atender bem o cliente para ajudar no crescimento da empresa. Levando isso em consideração, será que você sabe fazer isso do jeito certo? Caso ainda tenha dúvidas, a boa notícia é que você está no lugar certo.

No vídeo a seguir, o nono da série como fazer a empresa crescer rápido, falo exatamente sobre a importância do risco de perder clientes e, além disso, dou algumas dicas importantes de como evitar ao máximo esse problema dentro do seu negócio.

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VÍDEO Como fazer a empresa crescer rápido (9/15) – Atenda bem o cliente

A fragilidade do cliente

Hoje eu vou lhe contar o que você deve fazer para oferecer um bom atendimento ao cliente a fim de conseguir retê-lo na sua empresa. Mas, antes, vou lhe contar uma história.

Eu tinha um cliente que eu atendi durante 10 anos e sempre tive muito cuidado com ele, porque esse cliente representava um faturamento relevante para a minha empresa e o serviço que minha equipe prestava para ele era muito crítico. Eu tratava esse cliente praticamente como um rei. Sabe o que aconteceu?

Um dia houve uma grande mudança na estrutura organizacional da empresa, ou seja, mudou a diretoria que eu me relacionava e, de repente, eles resolveram cancelar o contrato com o meu negócio. Para mim foi uma surpresa muito grande, porque eu recebi um comunicado dizendo que eles não iam contratar mais o serviço que a minha empresa fornecia para eles – era um software –, e o sentimento que eu tive na ocasião foi uma mistura de tristeza, frustração e traição.

Tudo isso porque eu achava que depois de ter cuidado tanto do relacionamento com esse cliente, ele não poderia me dispensar assim de uma hora para outra. Mas, foi exatamente o que aconteceu.

O resumo de tudo isso é que em um momento como esse você não deve de forma alguma ficar chateado, triste ou se sentir traído pelo cliente. O que você precisa fazer nesse momento é investigar para saber se aconteceu alguma coisa.

Ou seja,  quando você perde um cliente ou está perto de perder um, é preciso investigar o que está acontecendo a fim de entender qual foi a causa do rompimento dessa relação.

Tenha sempre em mente que a sua relação com ele é profissional, não é de amizade. Um grande erro é começar a enxergar o cliente como amigo, isso pode acabar prejudicando e muito o crescimento da sua empresa.

O risco de não atender bem o cliente

E por que um cliente cancela um contrato conosco? Na verdade, ele pode cancelar por diversas razões. Em primeiro lugar, pode cancelar porque foi prestado um serviço ruim, atrasou a entrega ou foi entregue um produto com má qualidade, mas também ele pode ter encontrado uma solução melhor para o seu problema.

Tem uma grande variedade de produtos e serviços no mercado hoje, para tudo o que você imaginar. Então nós, como fornecedores, estamos sujeitos a perder clientes, entretanto precisamos ter muito cuidado com isso.

Nunca se esqueça de que você depende diretamente dos seus clientes para o crescimento da empresa, certo? Afinal de contas, são eles que trazem a receita que você precisa para que o negócio cresça. Quando você perde um cliente, além do risco dele sair falando mal da sua empresa, você perde também a receita que obtinha com ele.

Mas, afinal, como atender bem o cliente?

Sendo assim, existem cinco medidas eficazes para que o seu negócio consiga atrair clientes e, ao mesmo tempo, seja capaz de oferecer um bom serviço para que ele continue sempre por perto e não deixe a sua empresa. Acompanhe e evite ao máximo a fragilidade do cliente.

  1. Ofereça um excelente serviço

A primeira medida é você prestar um serviço excelente, nota 10. Ou seja, não dar praticamente nenhum motivo para o cliente ir embora. Para isso, use toda a sua experiência para atender um determinado cliente como se ele fosse o único cliente do mundo.

Aliás, quando se fala de uma pequena ou média empresa, o cliente tem uma expectativa de que quem atenda ele seja o dono do negócio. Esse é um dos grandes diferenciais de quem tem uma pequena ou média empresa: atender diretamente o cliente.

  • Invista na qualidade dos produtos e serviços

Por sua vez, a segunda medida é investir bem nos produtos que você fabrica ou no serviço que a sua empresa entrega. Mas, o que significa isso de fato? Significa que o seu negócio vai oferecer produtos e serviços tão bons que você não vai correr o risco de entregar nada com defeito para o cliente.

Pense sempre que de nada adianta ter o melhor atendimento do mundo, mas entregar produtos com defeito, por exemplo. O melhor atendimento é aquele que o cliente não precisa ligar para você, porque o produto está perfeito ou porque a sua empresa não atrasa a entrega do serviço.

  • Documente os processos

A terceira medida é documentar os processos de relacionamento com o cliente, principalmente aqueles processos mais críticos: de entrega e de atendimento, por exemplo.  Quando isso é documentado da forma certa, o risco de esquecer alguma atividade que precisa ser feita e de entregar produtos e serviços com defeitos é praticamente zero.

Outra coisa que acontece é que o cliente na maioria das vezes quer ser atendido do mesmo jeito, mesmo quando um determinado colaborador da sua empresa muda. Então, deixar documentado todos os processos faz realmente toda a diferença. Além disso, é possível melhorar esse processo documentado constantemente.

  • Formalize contratos ou propostas

A quarta medida é formalizar contratos ou propostas quando você fecha negócio com um cliente. Não faça isso apenas verbalmente. Sempre que possível documente isso por meio de um contrato ou de uma proposta, a fim de especificar corretamente tudo o que será entregue.

Ao fazer isso dá para reduzir as chances de entregar algo para o cliente diferente do que ele estava esperando, ou dele lhe pedir mais do que aquilo que estava previsto – algo bastante comum. Quando tudo isso é documentado em um contrato ou em uma proposta, você diminui e muito as chances do cliente lhe pedir coisas além daquelas que foram contratadas inicialmente.

  • Associe-se com o cliente

Por fim, mas não menos importante, a quinta medida é se associar ao cliente. Ou seja, mais do que um parceiro e um fornecedor, você precisa se tornar quase que um sócio dele. Sabe o que eu quero dizer com isso? Que você deve procurar entender realmente quais são as dores e os problemas do cliente, para que assim seja possível ajudá-lo da melhor maneira possível.

É importante também entender como o cliente ganha dinheiro e como ele faz o negócio aumentar, para que a sua empresa também consiga colaborar nessa questão. Quando um determinado cliente percebe que você tem um interesse genuíno nele, ele se abre mais e a tendência é que ele conte com os serviços da sua empresa por muito tempo.

Portanto, todas essas medidas fazem com que o cliente fale bem de você e, com isso, a sua empresa conseguirá atrair cada vez mais pessoas interessadas nos produtos e serviços e, por consequência, vai aumentar os lucros e crescer.

Dessa forma, a fragilidade do cliente pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e entender como documentar os processos da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

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