Como fazer a empresa crescer rápido (7/15) – Cumpra normas da empresa

,

Quer saber por que é importante cumprir as normas da empresa? Mais especificamente, quer entender ao certo qual a relação que existe entre o cumprimento de normas e o crescimento da empresa? Então a boa notícia é que você está no lugar certo. Afinal de contas, ter em mente essa relação é algo fundamental para que o seu negócio cresça de forma saudável.

Para adiantar um pouco o assunto, vale ressaltar que o fato de cumprir ou não normas está intimamente relacionado com o crescimento e com o desenvolvimento de um determinado negócio. Aquele empresário que não segue à risca as normas existentes, corre sérios riscos de fechar as portas.

E isso com certeza é algo que você não deseja, não é mesmo? Dessa forma, veja o sétimo vídeo da série como fazer a empresa crescer rápido e entenda de uma vez por todas porque essa questão do cumprimento de normas faz toda a diferença no sucesso dos negócios.

 Assista agora ao VÍDEO Como Fazer a Empresa Crescer Rápido (7/15) – Cumpra Nomas da Empresa: https://youtu.be/1cU1UzbP4M8

Como fazer o negócio crescer cumprindo normas?

Qual a relação que existe entre cumprimento de normas e o crescimento da empresa? Para começar, está mais do que comprovado que nenhum crescimento é sustentável se a empresa não atender às normas que estão no mercado.

Existem 2 tipos de normas: as normas externas, que são aquelas criadas pelos reguladores externos e que para nós, empresários, só nos cabe obedecer todas elas; e existem as normas internas, que são aquelas criadas pela organização e, nesse caso, há normas de comportamento e aquelas que são relativas aos processos da empresa. Nos dois casos, elas influenciam e muito o crescimento da empresa.

As grandes empresas documentam a maior parte das normas, porque elas não conseguiriam desenvolver o negócio se essas normas não estivessem explícitas. Já nas pequenas e médias empresas, essa documentação, esse registro mais formal das normas, é mais raro, uma vez que não é barato fazer essa documentação.

Então, cabe a você, como empresário, dependendo do tamanho da sua empresa, usar o bom senso e decidir o que deve ou não ser registrado como norma. Entender ao certo porque é importante documentar os processos da empresa pode ser um dos primeiros passos para começar.

Acontece que é muito comum que o pequeno empresário não dê muita atenção a essa questão de normas. Ele apenas atende algumas normas por obrigação, mas acaba não as usando como instrumento para o crescimento. E é exatamente isso que vou explicar a seguir.

Por que é importante documentar as normas da empresa

Existem 3 motivos principais que mostram a relação entre obedecer normas e fazer com que a empresa cresça de forma saudável. De qualquer forma, antes de falar sobre cada um deles é importante ressaltar que evitar a fragilidade da norma é algo extremamente importante para o crescimento de qualquer empresa.

Tendo isso em mente, veja a importância de como documentar as normas da empresa e os processos internos dela.

  1. O risco da empresa pagar multa

A primeira razão é que se você não atender às normas externas, a sua empresa corre o risco de sofrer com multas, quando não acontece coisa pior. Para se ter uma ideia, em alguns setores mais regulados como, por exemplo, restaurante e bares, se o negócio não atender determinada norma, ele pode ter suas operações interrompidas.

Então, além de pagar multa em situações como essa, você pode ter que fechar a empresa, como é possível ver acontecer em vários locais. Cumprir uma norma de forma incompleta também pode ser prejudicial. E esse problema atinge também grandes empresas, não só pequenas e médias.

Quer um exemplo? O Google, em 2018, teve que pagar uma multa de 4,3 bilhões de euros, porque descumpriu com as normas de anúncios da comunidade europeia. Sendo assim, é preciso ter muita atenção.

Uma coisa boa é que você pode utilizar isso a seu favor. Mas como assim? Uma determinada empresa pode, sabendo que uma norma foi lançada, usá-la como uma ferramenta de marketing em prol do negócio. Dessa forma, as normas também podem servir como uma alavanca de crescimento da empresa.

  • O risco de perder clientes

O segundo motivo para relacionar cumprimento de normas ao crescimento, falando especificamente de normas internas, é que a sua empresa corre o risco de perder clientes se não cumprir corretamente essas normas.

Como assim? É simples. Todo relacionamento que você tem com o cliente deveria ser documentado, ou seja, deveria existir um processo muito bem delineado. Dessa forma é possível reduzir vários riscos como, por exemplo, de entregar um produto com defeito, de esquecer de entregar no prazo combinado e até mesmo reduz o risco de você acabar prestando um serviço diferente para o cliente quando muda o colaborador. 

Nesse último caso, nunca se esqueça de que o cliente quer que você o atenda sempre da mesma maneira, independente do funcionário ou de outros aspectos. E, para isso, é necessário ter um processo documentado para que as pessoas o executem sempre da mesma forma e, consequentemente, o cliente seja atendido sempre da mesma maneira.

Quando isso acontece, você reduz o risco de perder cliente, porque ele fica satisfeito e acaba comprando mais e até falando bem do seu negócio para outras pessoas. E sabe o que tudo isso significa? A sua empresa cresce!

  • Chances de aumentar a produtividade

E, por fim, a terceira razão para você relacionar norma e crescimento é que é possível aumentar a produtividade da empresa. Quando você tem os processos bem definidos e documentados, dá para olhar para cada um deles e promover cada vez mais melhorias.

Por exemplo, você pode ver atividades que não estão agregando valor nenhum nem para a sua empresa e nem para o cliente, então é possível removê-las. E por aí vai. Ou seja, dá para olhar o processo atentamente, melhorá-lo e, como consequência, a produtividade da empresa vai aumentar.

E, quando a produtividade aumenta, o que acontece? O negócio cresce mais e passa a ser mais capaz de atender a demanda que vem do mercado. E com tudo isso a tendência é o crescimento, com toda a certeza.

Independente do tamanho da sua empresa, é importantíssimo observar essas três razões que levam você ao crescimento ou não. Especificamente no caso de pequenas empresas, é fundamental que essas normas sejam documentadas de forma simples, objetiva e sem burocracia. 

Existem várias empresas que eu converso e que não têm essas normas explícitas e às vezes não existem normas nem mesmo implícitas na cabeça do empresário. Tenha sempre em mente que para o crescimento da empresa essa questão é realmente muito importante.

Dessa forma, a fragilidade da norma pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e entender como documentar os processos da empresa, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer a empresa crescer rápido, é só se inscrever em meu canal no YouTube através desse link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.