Como fazer a empresa crescer rápido (6/15) – Cuide da sua imagem

, ,

Você é um empresário preocupado com a sua imagem e com a imagem do seu negócio? Acredita que o crescimento da empresa está diretamente relacionado com a imagem dela? Então fique sabendo que você está correto. A reputação, na verdade, é algo realmente importante e fundamental para fazer o negócio crescer de forma saudável.  

Mas você sabe o motivo disso? É simples. Isso porque se a sua empresa tiver uma reputação ruim, fica quase que impossível de crescer. Por outro lado, se sua imagem for muito boa no mercado as pessoas vão confiar mais em seu negócio e, consequentemente, vão comprar mais, o que vai fazer a sua empresa crescer.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender ao certo sobre o risco de abalar a imagem da empresa? Então acompanhe agora mesmo o 6º vídeo da série “Como fazer a empresa crescer”, no qual falo a respeito de várias questões importantes relacionadas à imagem da empresa.

VÍDEO Como Fazer a Empresa Crescer Rápido (6/10) – Cuide da Sua Imagem

Como proteger a imagem da empresa

Quer saber como fazer o negócio crescer? Então antes de qualquer coisa você precisa ter em mente que a reputação da sua empresa é o bem mais valioso que você, como empresário, possui. Isso porque ao abalar a imagem é possível perder clientes, amigos, parceiros e até mesmo perder dinheiro.

E tem outro problema: levam-se anos para conseguir construir uma boa reputação, mas você pode perdê-la do dia para a noite. Basta cometer um pequeno deslize com o cliente ou um erro na entrega para que a imagem do seu negócio seja afetada negativamente.

Além disso, nunca se esqueça de que a sua imagem como empresário se confunde com a imagem da sua empresa, especialmente em uma pequena ou média empresa.

Dessa forma, quando a imagem da empresa é afetada, a sua como empresário também é. Por isso que é tão importante saber ao certo como proteger a sua reputação, porque essa é uma maneira eficaz de fazer a sua empresa crescer e evitar a fragilidade da imagem.

No entanto, tendo uma boa reputação, mesmo que você perca dinheiro, sua empresa consegue se recuperar, já que ela é uma marca confiável no mercado. E é exatamente por isso que hoje vou falar de 5 medidas importantes para você proteger a imagem da sua empresa. Confira elas logo abaixo.

1.      Seja sempre ético

A primeira delas é ser ético e resistir sempre às tentações do mundo corporativo que podem lhe desviar para o mau caminho. Seja o tempo todo um bom exemplo, tanto dentro da sua empresa quanto fora, com qualquer pessoa que você se relacionar. A ética vai ser cada vez mais uma vantagem competitiva.

As empresas querem criar relacionamentos que sejam duradouros, com pessoas confiáveis e isso faz com que o seu negócio cresça cada vez mais. Então mantenha-se ético o tempo inteiro. Além disso, se você tiver mais de cinco colaboradores, avalie a possibilidade de documentar um código de ética para que isso seja divulgado também de maneira mais explícita na sua organização.

2.      Conheça a Lei Anticorrupção Brasileira

A segunda medida é ter conhecimento a respeito de uma lei relativamente nova que tem no Brasil que é a Lei Anticorrupção Brasileira. Essa lei foi assinada há mais ou menos três anos e atinge todas as empresas, independente do tipo ou do tamanho.

Muitas vezes, nós, que temos pequenos e médios negócios, achamos que esse tipo de lei não nos atinge, mas, na verdade, essa lei atinge qualquer tipo de empresa. E não é preciso que você forneça diretamente para o governo, você pode, por exemplo, fornecer de maneira indireta, ou seja, fornece para um parceiro que fornece para o governo.

Nesse caso, você também está envolvido com a Lei Anticorrupção. Sendo assim, o mínimo a ser feito nesse caso é ler a lei, tomar conhecimento dela, para saber ao certo o quanto ela está influenciando na sua empresa. Essa é uma medida muito importante para proteger a reputação do negócio.

3.      Atenda bem o seu cliente

Já a terceira medida é muito importante também: atenda bem seu cliente. O cliente é o elo mais frágil para abalar sua reputação no mercado. Isso porque você está diariamente atendendo a clientes e, por isso, está sempre sujeito a um problema de entrega, a um produto com defeito ou com atraso, ou até mesmo a um mal-entendido. Tudo isso pode abalar a imagem da sua organização.

Tenha sempre em mente que é o cliente quem lhe coloca à prova para saber se a sua reputação é sólida ou não. Dessa forma, cuide da sua imagem e esteja sempre atento ao seu atendimento antes de qualquer coisa.

4.      Trate bem os seus colaboradores

Por sua vez, a quarta medida é tratar bem os seus colaboradores. Considere os seus funcionários como se eles fossem as pessoas mais importantes da sua empresa, mais ainda do que os clientes. É claro que você pode e deve ser firme com eles, mas ao mesmo tempo é necessário ser justo e gentil.

Nunca seja rude e nem humilhe ninguém, ainda mais os seus colaboradores que estão lá para lhe ajudar a fazer o seu negócio crescer. Trate-os o tempo todo muito bem, porque se o colaborador sai da empresa sentindo que foi destratado, ele pode sair falando mal de você para todo o mercado.

Dessa forma, trate muito bem seus colaboradores. Isso realmente compromete a sua imagem.

5.      Alinhe seu discurso à prática

Por fim, a quinta medida é alinhar a todo o tempo o discurso e a prática, ou seja, aquilo que você diz e aquilo que você faz. É necessário aproximar cada vez mais isso.

Por exemplo, se você fala internamente para os seus colaboradores que seu cliente pode receber produtos com atraso, porque as coisas são assim mesmo, e lá fora, para o cliente, você diz que ele é a pessoa mais importante do mundo, há uma inconsistência entre o que foi dito e o que foi realmente feito.

Sendo assim, as pessoas vão começar a considerar você uma pessoa pouco confiável, instável, e isso é muito ruim para a sua reputação. Então, preserve o tempo todo o discurso e a prática porque isso vai favorecer e muito a sua reputação no mercado.

Essas são as cinco medidas para você proteger a sua reputação e, com isso, aumentar de maneira significativa a chance de crescimento da sua empresa. Leve todas elas em consideração e cuide da imagem da empresa, certo? Todas essas questões são fundamentais para evitar e também para corrigir a fragilidade da imagem.

Dessa forma, a fragilidade da imagem pode realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e entender como vender, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer a empresa crescer rápido e entender ao certo como proteger sua imagem é só se inscrever em meu canal no YouTube através desse link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.