Como atender bem o cliente – 4 Dicas simples

Com certeza você já sabe que um bom atendimento ao cliente pode fazer muita diferença na sua empresa, não é mesmo? Nunca se esqueça de que tratar bem as pessoas que compram no seu negócio é algo realmente poderoso para aumentar os lucros cada vez mais.

No entanto, por mais que pareça simples, saber ao certo como atender bem o cliente é uma tarefa um tanto quanto complicada, ainda mais levando em consideração que esse assunto faz parte de uma das 11 fragilidades que podem atingir uma empresa.

Sendo assim, acompanhe o vídeo a seguir, no qual eu falo um pouco sobre o tour que fiz em uma fazenda de café na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Para fazer esse passeio conto com a ajuda de uma agência de turismo e analiso como se dá o atendimento ao cliente nessa empresa. Veja mais a seguir:

VÍDEO Como Atender Bem o Cliente – 4 Dicas Simples

Atendimento ao cliente da agência de turismo

Mas, afinal, o que será que a análise que eu fiz sobre o atendimento ao cliente da agência de turismo tem a ver com o assunto que está sendo abordado neste artigo? Na verdade, tem tudo a ver. Isso porque eu já fiz a análise pensando em ajudar você, empresário, a corrigir as fragilidades do seu negócio relacionadas ao atendimento ao cliente.

Mesmo que a sua empresa seja de outro seguimento, tenha sempre em mente que esses pontos fracos ligados aos clientes acontecem em qualquer tipo de negócio, independente do porte ou do tipo. Dessa forma, ao observar bastante a agência de turismo durante o passeio, consegui identificar algumas questões que são muito importantes para uma empresa.

Quer saber quais questões são essas? Então fique tranquilo. Basta continuar a leitura deste conteúdo até o final para descobrir. Essas questões são 4 pontos importantes que acabei percebendo no atendimento ao cliente realizado na agência de turismo e, portanto, decidi passar eles para você. Sabe por quê?

É simples! Para conseguir ajudar o seu negócio a crescer rápido e com solidez financeira. Nunca se esqueça de que as 11 fragilidades podem sim atingir a sua empresa quando você menos esperar, por isso é importante ter cuidado.

A fragilidade do cliente

Antes de qualquer coisa, é válido ressaltar que as fragilidades relacionadas ao cliente e ao colaborador estão realmente muito próximas umas das outras. Sabe por que isso acontece? Porque em algumas empresas o colaborador precisa lidar diretamente com o cliente, ou seja, ele precisa atender, conversar, escutar e fazer com que aquele cliente se sinta à vontade.

Pense na agência de turismo que eu observei ao longo do tour. O guia, por exemplo, é um funcionário que precisa lidar diretamente com os clientes. Afinal de contas, ele precisa explicar a história daquele lugar, os pormenores e várias outras informações importantes diretamente para o cliente.

Sendo assim, ele tem que ter uma habilidade dobrada para fazer isso, tem que saber fazer muito bem, além de conhecer bem determinados assuntos. Não se esqueça de que quando você está falando com um cliente, você não pode demonstrar fragilidade e muito menos insegurança.

Mas, então, o que é preciso fazer para evitar a Fragilidade do Cliente? Em primeiro lugar, é fundamental treinar muito bem os seus colaboradores e fazer com que eles tenham um cuidado muito grande com a empatia. Tudo isso é essencial para conseguir entender como deixar o cliente satisfeito.

4 Dicas de como atender bem o cliente

Finalmente chegou a hora de conhecer aquelas 4 questões sobre atendimento ao cliente que acabei notando durante o passeio. Está curioso para saber quais são elas? Lembre-se de que todas as questões que serão abordadas foram pontos positivos que notei nessa agência de turismo, certo?

Portanto, você precisa entendê-las como dicas para livrar o seu negócio dessa fragilidade tão importante e tão perigosa.

Em primeiro lugar, os colaboradores são pessoas extremamente educadas. Segundo, eles conhecem bastante a história do lugar, conhecem muito bem todo o roteiro, sabem explicar muito bem cada detalhe da fazenda e também as questões relacionadas ao próprio café. Ou seja, eles têm um conhecimento muito grande do negócio e do produto.

Em terceiro lugar, eles também têm muita empatia, sabem se comunicar muito bem, atendem o cliente com excelência e sempre dão abertura para ouvir os comentários dos clientes. Por fim, a quarta questão é que eles também não dão atenção especial para ninguém, eles não privilegiam uma pessoa em específico, escutam todos os clientes e tratam a todos da mesma forma.

Conforme já mencionado antes, todas essas 4 lições valem para qualquer negócio e, portanto, valem para sua empresa também. Você não pode tratar nenhum cliente de maneira diferente, deve sempre ter empatia e ser educado ao falar com o cliente, e é claro, deve conhecer muito bem o seu negócio e seu produto. Essas são dicas que vão te fazer atender a sua clientela da melhor forma possível. 

Por mais óbvias que essas dicas pareçam ser, muitas empresas e funcionários acabam se esquecendo delas. Todas essas quatro lições que eu vi em uma empresa de turismo valem para qualquer tipo de empresa e certamente valem para o seu negócio também.

Dessa forma, as fragilidades financeira, da venda, do cliente, do colaborador e do gestor podem realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas e fazer sua empresa crescer rápido, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/

Como você percebeu, atender bem as pessoas que compram do seu negócio é fundamental para saber como fidelizar o cliente e, consequentemente, para conseguir crescer de forma saudável. Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então se inscreva agora mesmo em meu canal no YouTube por meio do link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.