Como fazer a empresa crescer rápido (4/15) – Reduza o risco financeiro

,

Está querendo saber como fazer o negócio crescer? Então já parou para pensar alguma vez no risco financeiro? É isso mesmo. Diferente do que muitos empresários pensam, o fato de não ter dinheiro suficiente dentro da empresa faz com que inúmeros negócios fiquem estagnados ou até mesmo quebrem.

Mas, então, o que fazer para conseguir manter o crescimento da empresa? Como reduzir o risco financeiro? Se você tem essas dúvidas, não precisa mais se preocupar. Isso porque o vídeo a seguir irá mostrar algumas dicas importantes de como reduzir ou até mesmo evitar problemas financeiros.

Tenha sempre em mente que qualquer empresa precisa de dinheiro para crescer, certo? Levando isso em consideração, confira o vídeo a seguir:

Vídeo: Como fazer a empresa crescer rápido (4/15) – Reduza o risco financeiro

Risco financeiro

Você já ouviu alguma vez que dinheiro não é a coisa mais importante da vida? É muito provável que sim, não é mesmo? No entanto, o dinheiro com certeza torna a sua vida como empresário muito mais fácil.

Afinal de contas, é bem difícil conseguir manter um negócio com pouco dinheiro. Apesar disso, muitos empresários ainda acreditam que basta uma boa ideia para você desenvolver uma boa empresa.

Uma boa ideia é até mais importante do que dinheiro, mas ela não é suficiente. Vai ter uma hora que você vai precisar de dinheiro em caixa para continuar desenvolvendo o seu negócio. E sabe como fazer isso? Corrigindo a fragilidade financeira!

Ao fazer isso, será possível entender ao certo como captar dinheiro, não só através das vendas, mas também de outros instrumentos, além de aprender, principalmente, a como preservar o dinheiro que entra na sua empresa.

Assim, você conseguirá entrar em um círculo positivo de transformar dinheiro em mais dinheiro. Quer saber como fazer isso? Então veja algumas dicas logo abaixo.  

Como resolver a fragilidade financeira

Confira a seguir algumas medidas importantes que você, como empresário, precisa tomar para realmente conseguir saber como evitar problemas financeiros e, consequentemente, como fazer a empresa crescer.

1.      Livre-se de clientes deficitários

A primeira dica é se livrar dos clientes que são deficitários. De fato, alguns clientes trazem mais prejuízos do que lucros para o seu negócio. E isso por conta de vários motivos. Pode ser que você não saiba estimar adequadamente os projetos e acabe tendo prejuízos.

Então, é necessário tirar esse tipo de cliente da sua carteira para que seja possível conquistar clientes mais rentáveis. Você até pode admitir ter um cliente deficitário durante um tempo, mas quanto mais tempo demora, mais você acumula prejuízos e pode vir a ter um problema maior.

2.      Calcule a rentabilidade da empresa

A segunda medida é calcular a rentabilidade de empresa. Muitas vezes, nós, como empresários, achamos que o negócio está dando lucro, mas quando a questão é lucratividade não dá para simplesmente achar. Na verdade, é preciso saber ao certo se a empresa está dando lucro ou não.

Caso não saiba como fazer isso corretamente, é necessário aprender a calcular a rentabilidade. É comum que pequenos empresários não saibam como fazer isso, porque não possuem formação na área financeira.

Mas para evitar prejuízos é fundamental aprender ao certo como medir a rentabilidade da empresa e dos projetos maiores também.

3.      Controle o fluxo de caixa

A terceira medida é controlar o fluxo de caixa do negócio. O fluxo de caixa é a ferramenta mais eficaz e importante que você tem para conseguir controlar a saúde financeira da empresa. É lá que será possível encontrar as entradas e saídas de dinheiro. E o seu caixa deveria estar positivo a maior parte do tempo, quem sabe até mesmo o tempo todo.

Quando você olhar o seu caixa lá na frente, por exemplo, daqui a 12 meses, o ideal é que ele esteja sempre positivo. É claro que é difícil fazer isso, mas para a saúde financeira do negócio como um todo é muito importante. Então, esteja sempre olhando esse fluxo de perto. Afinal de contas, de nada adianta conseguir faturar milhões e ter um caixa deficitário, certo?

4.      Trabalhe com mais de um banco

A quarta medida é trabalhar sempre que possível com mais de um banco. Que você vai precisar de um banco para operar a sua empresa com certeza você já sabe, não é mesmo? Seja para obter um crédito eventualmente ou para ter uma conta garantida para situações emergenciais.

No entanto, tenha sempre em mente que trabalhar com mais de um banco é fundamental para não depender de apenas um lugar. Ao fazer isso, você consegue negociar, por exemplo, melhores taxas e se faltar crédito em um é possível contar com o outro banco também. Dessa forma, você consegue se prevenir e não ser pego de surpresa, principalmente em casos de emergência.

5.      Tenha um fundo de reserva

E a quinta e última medida é constituir um fundo de reserva. Isso significa guardar um pedaço do seu faturamento para usar para uma emergência ou até mesmo para um investimento futuro. Ou seja, é um dinheiro que fica guardado para usar caso seja necessário.

O ideal é reservar algo em torno de 3 até 10% do seu faturamento. Tudo vai depender do seu negócio em específico. Uma dica é guardar mais quando estiver faturando mais e vice versa.  Isso, inclusive, vai lhe dar mais tranquilidade, como empresário, para conseguir tocar o seu negócio.

Sendo assim, essas são as 5 medidas importantíssimas para conseguir resolver o risco financeiro. Esse risco é realmente muito perigoso. Na verdade, é um dos maiores motivos pelos quais as empresas quebram: falta de dinheiro.

Dessa forma, as fragilidades financeiras podem realmente causar um impacto negativo no seu negócio. Entretanto, no total existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Para corrigir todas elas, inscreva-se para uma Mentoria Gratuita no link: http://as11fragilidades.com.br/mentoria/ para que depois de conhecer a sua empresa eu possa oferecer a mentoria máster.

Para ter acesso aos demais vídeos dessa série de como fazer a empresa crescer rápido é só se inscrever em meu canal no YouTube através desse link: http://bit.ly/CanalOthederaldo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *