Como atender bem o cliente, com bons funcionários (real)

É provável que você já saiba que tanto a fragilidade do cliente quanto a fragilidade do colaborador podem prejudicar a sua empresa, não é mesmo? Afinal, ambos são realmente importantes para fazer com que a empresa cresça de forma saudável.

No entanto, como recrutar um funcionário bom e como atender bem o cliente? Será que o segredo do sucesso está no funcionário como pessoa ou está no treinamento que ele recebe pela empresa para se tornar cada vez mais capacitado?

Acompanhe o vídeo a seguir e fique por dentro da dificuldade que muitas empresas têm na questão do atendimento ao cliente e, dessa forma, previna que isso aconteça na sua também:

VÍDEO: COMO ATENDER BEM O CLIENTE, COM BONS FUNCIONÁRIOS

Como fazer a empresa crescer

Em primeiro lugar, para fazer a empresa crescer é necessário melhorar o atendimento ao cliente. Afinal, em grande parte é ele quem mantém sua empresa, certo? Mas então, como é possível fazer isso? Existe alguma fórmula que faz sucesso entre as pequenas e médias empresas?

Infelizmente, não! Como cada organização possui suas especificidades, é importante estar atento a todos os detalhes a fim de melhorar cada vez mais a maneira de como atender bem o cliente. Uma dica que pode ajudar e muito é contar com a ajuda de serviços terceirizados para algumas áreas da empresa.

É claro que isso não é possível em todos os casos, mas você, como empresário, já pensou em focar naquilo que sua empresa faz de melhor e deixar alguns serviços nas mãos de empresas terceirizadas? Por exemplo, no caso de um hotel, como falo no vídeo, que tal fazer os serviços de hotelaria e deixar que o restaurante seja cuidado por uma empresa especializada no assunto?

Isso com certeza pode proteger o seu negócio e fazer com que ele saia na frente dos concorrentes!

Atendimento ao cliente

Além da terceirização, é necessário dar uma atenção muito grande ao atendimento ao cliente oferecido pela empresa. Afinal, o que é melhor para aumentar as vendas da sua empresa do que tratar o cliente bem e mostrar que ele é realmente importante para o seu negócio?

É claro que para isso é fundamental estar atento a alguns aspectos, principalmente naqueles ligados aos seus funcionários. Não se esqueça de que na maioria das vezes não será você, como empresário, que irá atender diretamente o cliente. Se for uma pequena empresa com poucos colaboradores, isso até pode acontecer.

Mas, agora vamos levar em consideração que são os funcionários que fazem o atendimento ao cliente em sua empresa. O que é necessário para que eles realmente façam o serviço da forma adequada? Como você e sua empresa podem influenciar em tudo isso? É simples! Basta estar atento nos processos de como contratar um bom funcionário! Entretanto, como fazer isso?

Como recrutar funcionários

A primeira etapa para contratar um bom funcionário é fazer o recrutamento. Em algumas empresas, essa parte é feita por meio de indicações dos próprios colaboradores do local. Por exemplo, abriu uma determinada vaga e, ao invés de pedir que as pessoas mandem currículos, a empresa pede para que seus funcionários indiquem pessoas para essa vaga.

Isso permite que as pessoas que possuem um perfil mais compatível para aquele momento sejam indicadas, o que acaba facilitando e muito o processo de recrutamento dos funcionários. Dessa forma, a rede de contatos, também conhecida como networking, ajuda muito nessa fase da contratação.

Ou seja, recrutar é o primeiro processo para fazer a gestão dos funcionários da sua empresa e, consequentemente, melhorar o atendimento ao cliente.

Como selecionar e treinar os funcionários

A próxima fase, após o recrutamento dos funcionários, é a seleção. Mas, o que isso significa? Significa que uma determinada pessoa, após ter sido recrutada, passa por uma entrevista a fim de que seja analisado se ela realmente possui o perfil para a vaga que está disponível.

Depois disso, chega a fase do treinamento. Não adianta você contratar uma pessoa boa, fazer uma série de entrevistas que confirmem que aquela pessoa é certa ou não para o cargo e depois não capacitá-la. Lembre-se de que qualquer funcionário novo precisa se adaptar aos padrões de funcionamento da empresa.

Afinal, nenhuma empresa é igual a outra. Então é preciso treinar. Você, como empresário, tem que treinar muito bem seus colaboradores o tempo inteiro, essa é outra lição importante para fazer a empresa crescer. Portanto, ter em mente como selecionar funcionários e como fazer o treinamento deles são fatores fundamentais para a empresa.

Como motivar os funcionários

Por fim, para que o atendimento ao cliente seja bom, é necessário também saber como motivar os funcionários. Esse é outro ponto importante. Você precisa criar em sua empresa um ambiente em que o colaborador se sinta bem, queira crescer e permanecer ali por muito tempo.

E como é possível fazer isso? É preciso trabalhar em torno de um processo de motivação. É necessário descobrir como fazer o funcionário se sentir bem no ambiente da empresa. Porque não adianta você contratar o melhor colaborador do mundo se ele não se adaptar à cultura da empresa. Caso isso não aconteça, ele vai embora.

Sendo assim, como você observou, a fragilidade do cliente e a fragilidade do colaborador fazem parte das 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Infelizmente, elas podem prejudicar o seu negócio a qualquer momento. Por isso é importante entender melhor cada uma delas. Para isso, acesse meu livro pelo link: http://livro.as11fragilidades.com.br/.

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