Como atender a demanda do mercado – O segredo da gestão

,

Qual a melhor forma de fazer a gestão de empresas? A organização deve ser capaz de atender a demanda do mercado ou não? Mesmo que você, como empresário, possa pensar que sim, é válido ressaltar que a resposta é exatamente o contrário.

Ficou confuso? Então veja este vídeo no qual explico melhor porque sua empresa, tendo uma capacidade de atendimento menor do que a demanda do mercado, é capaz de ganhar dinheiro e aumentar a lucratividade:

Vídeo COMO ATENDER A DEMANDA DO MERCADO – O SEGREDO DA GESTÃO.

A fragilidade do gestor

Dessa forma, assim como falo no vídeo, o segredo da gestão é não tentar atender completamente todas as demandas do mercado. Apesar de ser óbvio pensar que para ganhar dinheiro é necessário atender todos os clientes que estão querendo comprar seus produtos ou serviços, você precisa entender que não é viável para sua empresa atender todas as demandas.

Mas como assim? Atender todas as demandas não quer dizer que a empresa está fazendo mais vendas e sendo mais produtiva? Nem sempre! Quer um exemplo para conseguir entender melhor essa questão? Então pense o que é melhor: quando um restaurante tem uma fila de pessoas na porta ou quando está vazio e os funcionários estão sem fazer nada? 

Acredito que a primeira opção, certo? É claro que aqui não quero dizer que você tem algum tipo de deficiência em sua empresa por ter uma fila em sua porta. Não estou falando aqui, por exemplo, das filas das companhias aéreas ou dos serviços públicos, que apesar de terem melhorado nos últimos tempos, ainda são muito ruins.

Não estou dizendo que a sua empresa tem que ter baixa produtividade. As pessoas estão lá na fila do restaurante não é porque o serviço é lento e a equipe demora para fazer as coisas. Não. É porque o serviço é tão bom, ou seja, a comida é tão boa, que as pessoas estão dispostas a fazer uma fila na frente para esperar. Então, é exatamente o contrário.

Sendo assim, saber como gerenciar a empresa é fundamental para evitar a fragilidade do gestor. Entretanto, qual a melhor forma de fazer isso? Continue lendo e saiba mais.

Como gerenciar a empresa

Muitas vezes, saber como fazer a empresa crescer pode não ser uma tarefa fácil. Você, como empresário, com certeza sabe disso, não é mesmo?

Tenho certeza que você ainda está se perguntando: mas, por que é melhor não atender todas as demandas do mercado? Por que não atender todas as pessoas da fila do restaurante pode ser algo positivo? Tudo isso está relacionado ao fato de saber equilibrar da forma certa a oferta e demanda.

É nesse momento em que entra uma habilidade grande que é a habilidade de gestão da empresa, ou seja, de equilibrar muito bem esses pedidos que vêm do mercado e a capacidade de atendimento da sua empresa.

É como um elástico, tem que ter uma tensão entre ambas as pontas que precisa ser uma tensão boa para o seu negócio, não uma tensão muito grande. Essa habilidade que você tem que ter de equilibrar demanda e a sua capacidade de entrega é que vai fazer você ganhar mais ou menos dinheiro e vai fazer a sua empresa avançar cada vez mais.

Dessa forma, há três razões que explicam o motivo pelo qual é melhor para a sua empresa ter uma capacidade menor do que a demanda que vem do mercado. Veja abaixo cada uma delas detalhadamente.

Escolher seus clientes

A primeira razão é que você consegue escolher seus clientes. Ou seja, se você tem um excesso de clientes batendo em sua porta, é possível se dar o luxo de escolher aqueles que são melhores para você e que vão lhe dar mais lucro.

Pressão externa

A segunda razão é que quando uma demanda vem de um mercado muito grande, você sofre uma pressão externa que lhe faz andar para frente. Quando você tem muitos clientes assim, acaba aumentando a produtividade e a eficiência operacional da empresa, tudo isso para que consiga responder ao máximo essa demanda.

Evitar excessos

E, por fim, a terceira razão é para você evitar ter excessos, porque a pior coisa é você ver pessoas de braços cruzados. Vamos voltar ao exemplo do restaurante. Quando você entra em um local e vê os funcionários parados, olhando um para o outro, conversando, qual é o sentimento que você tem? É um sentimento de preocupação.

Então, é melhor você ter seus colaboradores trabalhando e ocupados o tempo todo, porque a demanda que vem do mercado é maior do que aquela que você consegue atender.

Quer melhorar sempre a sua gestão de empresas? Então não deixe de saber que existem 11 fragilidades que derrubam sua empresa. Ter em mente quais são cada uma delas é fundamental para gerenciar o seu negócio da melhor forma. Mas, como saber mais sobre elas? É simples! ACESSE MEU LIVRO.

Para receber mais dicas de como fazer a empresa crescer e qual a melhor forma de equilibrar a oferta e demanda, INSCREVA-SE AGORA NO MEU CANAL DO YOUTUBE e comece a fazer parte da melhor audiência de empresários do Brasil. h