3 Consequências de Uma Decisão Difícil na Empresa – Como Decidir?

Qual foi a decisão mais difícil que você tomou na sua empresa nos últimos meses? Não se lembra? Então será que você está deixando essas decisões mais complicadas de lado? Saber como tomar boas decisões é fundamental para o crescimento da empresa, por isso é preciso sair da zona de conforto!

Uma decisão difícil possui 3 características principais, como exemplifico melhor neste vídeo:

VÍDEO: 3 CONSEQUÊNCIAS DE UMA DECISÃO DIFÍCIL

Agora, já consegue dizer realmente se tomou uma decisão difícil em sua empresa nos últimos 10 ou 12 meses pelo menos? Leia este artigo e veja como descobrir que decisão foi essa e quais consequências ela trouxe para o seu negócio.

A fragilidade da decisão

Evitar as 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa é algo muito importante para qualquer tipo de negócio. No entanto, é preciso dar uma atenção especial à fragilidade da decisão, uma vez que é comum que nós, empresários, a deixemos passar despercebida em alguns momentos.

Esta fragilidade não diz respeito a qualquer decisão que você está tomando na sua empresa. É algo mais complexo. Ela está relacionada, principalmente, às decisões difíceis, ou seja, aquelas que podem afetar o andamento da sua empresa como um todo. Não é uma simples decisão do dia a dia que você já está acostumado, é algo mais desafiador.

Sendo assim, entender como decidir a longo prazo é uma das peças-chave para o sucesso do seu negócio! Mas, como saber se as decisões que você está tomando são difíceis? É simples! Assim como no exemplo que dei no vídeo, uma decisão difícil precisa:

·       Causar um grande impacto dentro da sua empresa – seja ele negativo ou positivo;
·       Ser arriscada, ou seja, de alto risco;
·       Ter uma potência para transformar a vida da empresa, seja para melhor ou para pior.

Se nenhuma das decisões que você tomou em sua empresa ao longo dos últimos meses possuir essas 3 características ou pelo menos 2 delas, quer dizer você que está adiando decisões dessa natureza.

Um exemplo de decisão difícil é quando você decide qual é o produto principal em que você vai colocar todas as suas fichas, ou seja, o produto que vai ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, garantir a sobrevivência da sua empresa.

Outro exemplo é decidir sobre qual tecnologia você vai usar na sua empresa para modernizar ela por completo e melhorar o processo de vendas. Essas decisões não são fáceis, não é mesmo? Além disso, podem gerar consequências. Mas, quais são elas?

Consequências de uma decisão difícil

Tomar decisões mais simples não torna a vida do empresário mais fácil. Afinal, além de nem sempre as decisões simples serem as mais fáceis, estas não costumam ser as grandes responsáveis pelo crescimento de um empreendimento. É preciso ir além da zona de conforto e decidir o que realmente interessa.

Por isso, lhe pergunto: Você sabe quais são as principais consequências de uma decisão difícil? Se você erra, terá um problema grande na empresa. Entretanto, se você acerta em decisões como essas, irá sair na frente da concorrência e talvez ninguém lhe segure mais.

Logo, são essas decisões que devem ser o foco do seu negócio na maior parte do tempo. Não abra mão de ter decisões como essas na sua empresa, com uma periodicidade de no mínimo 10 ou 12 meses. É por isso que é tão importante saber como decidir bem!

Como tomar boas decisões?

Está em dúvida de quantas decisões difíceis você precisa tomar? Pois fique sabendo que não é necessário tomar uma grande quantidade de decisões dessa natureza, o que importa é saber como decidir a longo prazo. Afinal, essas decisões são importantes para a sua empresa e você deve estar focado nelas!

Pare um pouco e faça uma lista das decisões que você tomou nesses últimos meses e verifique se nessa lista existem decisões dessa magnitude. Se tiver, parabéns! Você está no caminho certo! Se não, pare, pense e veja que decisão com essas três características você deveria tomar para que sua empresa realmente dê um salto no mercado.

O risco de tomar decisões erradas

Portanto, como você observou, o risco de tomar decisões erradas pode impedir a sua empresa de crescer e de se destacar do restante dos concorrentes. Por outro lado, se você sabe como tomar boas decisões, sua empresa com certeza sairá em primeiro lugar, atingindo o sucesso.

Para saber como evitar o risco de tomar decisões erradas é importante que você conheça detalhadamente as 11 Fragilidades que Derrubam Sua Empresa. Ao conhecer cada uma delas, você será capaz de evitar esse risco ao máximo, melhorando os resultados do seu negócio. Através do meu livro você tem acesso a esse conteúdo completo. ACESSE O LIVRO.

Quer ficar cada vez mais por dentro sobre como decidir bem na sua empresa? Então se inscreva agora mesmo no meu canal no YouTube, a melhor audiência de empresários do Brasil, e acompanhe os melhores vídeos do mundo empresarial. INSCREVA-SE NO CANAL.