Porque Você Pode Perder Clientes se Não Cumprir os Prazos

A sua empresa sabe como atender bem o cliente? Além disso, sabe o que fazer para evitar o risco de perder clientes? Ter em mente esses questionamentos é fundamental para que o negócio cresça de maneira saudável e, portanto, atinja bons resultados.  

Cumprir os prazos com o cliente é uma das obrigações que pode fazer com que a sua empresa conquiste uma imagem positiva no mercado. Para saber mais sobre esse assunto assista ao vídeo abaixo, no qual falo sobre porque você pode perder clientes se não cumprir os prazos.

VÍDEO: PORQUE VOCÊ PODE PERDER CLIENTES SE NÃO CUMPRIR OS PRAZOS

O que priorizar durante a prestação de serviços?

Uma dúvida muito comum entre os empresários é sobre qual cliente atender primeiro, aquele que já pagou tudo à vista ou aquele que parcelou o pagamento? Afinal, como você observou no exemplo do vídeo, sua empresa pode ter fechado dois contratos com clientes diferentes no mesmo dia e cada um ter se comportado de forma distinta em relação ao pagamento.

Enquanto um aceitou o seu desconto para pagar à vista, provavelmente porque já tinha feito algum negócio com você antes, o outro preferiu parcelar. Os motivos podem ser vários, ou porque não tinha dinheiro em caixa para fazer o investimento, ou simplesmente porque ainda não confia o suficiente na sua empresa para pagar tudo de uma vez. Isso é normal!

Entretanto, o que você deve realmente fazer? Qual desses clientes vai atender primeiro? Essa dúvida já passou pela sua cabeça? É comum que nós, empresários, fiquemos tentados a atender primeiro o cliente que já pagou, por achar que ele tem mais prioridade. Ou, quando priorizamos o cliente que preferiu parcelar é porque ainda não recebemos o pagamento e, portanto, queremos mostrar serviço.

Mas, o que é o correto a se fazer? O correto, na verdade, é parar de pensar no pagamento e pensar apenas em cumprir prazos com o cliente! Isso porque você combinou prazos antes de fechar os contratos, certo? Dessa forma, pode ser que aquele cliente que optou pelas parcelas tenha mais pressa do que aquele que pagou à vista.

Lembre-se de que o cronograma de pagamento é uma coisa e outra muito diferente são os prazos que você assumiu com cada cliente. É nesse sentido que você deve priorizar na hora de escolher o que fazer primeiro, para evitar que uma das 11 fragilidades atinja sua empresa – a fragilidade do cliente.

A importância de cumprir prazos com o cliente

Um dos principais motivos pelos quais você precisa cumprir os prazos combinados é que o risco de perder clientes existe e você precisa estar sempre atento. Se você entregar serviços atrasados, por exemplo, pode desagradar o cliente deixando-o insatisfeito com a sua marca. Sabe qual será a consequência? Ele deixará de comprar de você.

É claro que isso vai depender do grau de tolerância do cliente. Entretanto, como não dá para saber que grau exatamente é esse, é preferível não arriscar! Cumpra sempre o que foi combinado previamente e evite riscos.

Se não fizer isso, você pode atiçar a fragilidade do cliente e ele pode contaminar o mercado falando mal do serviço que lhe foi prestado. E, sendo assim, além de perder um cliente em específico, sua empresa pode perder a chance de fechar negócio com novos clientes.

Evite o risco de perder clientes

Para evitar os problemas com prazos, saber como atender bem o cliente pode ser o primeiro passo a ser dado. Depois disso, tenha em mente que os prazos e a qualidade que você assumiu com o cliente são prioridade, e não se o pagamento foi realizado ou não. O risco de perder clientes está mais perto do que você imagina!

Sendo assim, cumprir prazos com o cliente deve ser um dos principais objetivos da sua empresa. Pode até ser que em sua organização exista uma relação entre o pagamento e os prazos, mas nem sempre será assim. Nesses casos você precisa deixar claro para o cliente.

É importante ressaltar que não estamos tratando sobre os casos de inadimplência. Ou seja, não leve em conta àqueles casos em que o cliente ficou de pagar e não pagou.

Nesse caso, pode ser até mais indicado você atrasar a entrega por segurança, senão corre o risco de entregar o serviço e não receber. Mas, como o foco aqui não é a inadimplência, não se esqueça de cumprir cada compromisso que você criar com um cliente.

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