Por Que é Vital Comunicar a Missão da Empresa ao Funcionário?

,

Quais são os objetivos da empresa? Com certeza você pensou em vários como, por exemplo, crescer e expandir, não é mesmo? Afinal, você sabe decorado quais são as metas do negócio! Mas, e quanto aos seus funcionários? Eles também estão afiados e prontos para responder esta pergunta?

Muitos empresários não imaginam o grande impacto que um colaborador consciente e que veste a camisa da empresa tem sobre o negócio. Entretanto, o conhecimento da missão da empresa, bem como seus valores e objetivos, tem o poder de fazer toda a diferença no dia a dia a dia, melhorando os resultados de forma significativa.

Em pouco mais de 4 minutos dou um ótimo exemplo sobre o tema. Veja porque é de vital importância que o funcionário entenda qual é a missão defendida, a missão da empresa:

VÍDEO – POR QUE É VITAL COMUNICAR A MISSÃO DA EMPRESA AO FUNCIONÁRIO?

Saber como contratar bons funcionários é só o primeiro passo

Quando se trata da fragilidade do colaborador, muitos empresários entendem que dar atenção apenas a contratação de bons profissionais é o suficiente. Afinal, se você já se dedicou ao recrutamento e seleção, não tem mais com o que se preocupar, certo?

Não, errado! Mais do que saber como contratar bons funcionários, é importante que a empresa adote a política de comunicar a missão da empresa assim que contratar um novo colaborador. O funcionário deve ser apresentado também aos valores da empresa e aos seus objetivos a fim de que se alinhe completamente com a sua função e colabore com tais metas.

Aliás, sempre que possível, ainda nas etapas de entrevista para a contratação, é bom que se apresente esses pontos para o possível funcionário. Tudo isso com o objetivo de que ele veja se a missão, os valores e os objetivos estão adequados para o que ele procura no mercado.

Você sabe qual é a importância da missão da empresa?

Até aqui você viu que é vital comunicar a missão da empresa para o funcionário, no entanto qual é a importância da missão no dia a dia das atividades? Em resumo, a missão da empresa é o motivo dela existir.

Geralmente é uma pequena frase que sintetiza um propósito e que, portanto, tem muito significado. Muitas vezes é necessário comunicar também este significado, uma vez que ele nem sempre estará explícito em poucas linhas.

A compreensão da missão da empresa leva o colaborador a vestir a camisa e falar como parte do negócio. Diferente do exemplo mencionado no vídeo, a partir do momento em que o funcionário entende as bases da empresa, ele tende a assumir uma postura diferenciada em que não se considera como sendo apenas mais um. Ele percebe que faz a diferença!

Agora, imagine toda a equipe compreendendo a missão, os valores e os objetivos da empresa!

Entenda a missão mais a fundo

Durante a construção da missão da empresa foi necessário que se pensasse em alguns pontos específicos do negócio, tais como: para quê a empresa existe e o que ela pode fazer. A missão também levou em conta o papel do negócio na sociedade e no mercado e respondeu perguntas simples sobre “por que fazemos” e “onde fazemos”.

Cada ponto deve ser comunicado para o colaborador com o objetivo de que ele nunca transmita uma imagem diferente desta, já pré-estabelecida, para o seu cliente. Por exemplo, por que a empresa abre aos finais de semana? Para prestar um excelente atendimento ao cliente e não simplesmente porque o negócio tem que abrir todos os dias.

Quanto mais o funcionário entender a missão, mais ele poderá defender o lugar em que está.

Os objetivos  e os valores da empresa

Vale mencionar ainda que os objetivos da empresa também devem ser de conhecimento geral dos colaboradores e isso porque, atrelar os objetivos do negócio aos do próprio funcionário, poderá engajar ainda mais sua equipe no trabalho.

Por exemplo, considerando que um dos objetivos do negócio é o crescimento e a expansão, e que os colaboradores também desejam melhorar suas funções e cargos, por que não atrelar um crescimento ao outro? A partir do momento em que colaborador perceber que o sucesso da empresa poderá significar seu próprio sucesso, a postura com certeza será diferenciada.

Por fim, também é fundamental que o colaborador saiba quais são os valores da empresa tão logo comece a atuar nela, visto que estes estão muitas vezes associados às bases do funcionário. Sendo assim, é importante que estejam o mais próximo possível um do outro para um melhor convívio.

Os valores da empresa falam muito sobre sua cultura organizacional e, portanto, devem ser mencionados ainda nas fases de entrevista e contratação.

Seu funcionário conhece a missão da empresa? Que ótimo! Que tal conferir agora se todas as 11 Fragilidades que Derrubam Sua Empresa estão devidamente controladas? CONFIRA O CONTEÚDO COMPLETO DO MEU LIVRO. E se você gosta de acompanhar vídeos que abordam as melhores formas para se alcançar os objetivos da empresa não deixe de se inscrever no canal do YouTube. INSCREVA-SE.