3 Erros Que Fazem Sua Empresa Perder Dinheiro e Como Evitá-los

Você tem feito escolhas, ou tomado atitudes no negócio, que sabe de antemão que não são as melhores alternativas possíveis? Você tem se justificado dizendo que não existe outro jeito? Acredite, com certeza você não é o único tomando decisões equivocadas na gestão de empresas.

Inúmeros empresários insistem na ideia de agir de modo errado apenas para não ter que ficar parado. Especialmente nas pequenas e médias empresas essa é uma desculpa recorrente, entretanto, não se engane: você vai perder dinheiro assim!

Antes de continuar o artigo e conferir os três erros que fazem sua empresa perder dinheiro, além de boas formas para evitá-los, assista a um rápido vídeo sobre o assunto:

VÍDEO – 3 ERROS QUE FAZEM SUA EMPRESA PERDER DINHEIRO.

Quais são os 3 Erros então?

É claro que dentro da gestão de empresas existem inúmeros erros. Entretanto, três deles se destacam por gerarem um grande risco para o seu negócio. Veja a seguir quais são eles e as melhores formas para driblá-los. Fuja do conformismo:

Contratação de funcionários

O primeiro erro está relacionado à fragilidade do colaborador. Sabe quando você contrata um funcionário estando ciente, desde o início, de que ele não é o ideal e muito menos o melhor para a sua empresa? Ou quando você acaba contratando apenas para preencher uma vaga?

Uma contratação equivocada pode trazer mais prejuízos para o negócio do que ter um cargo vazio. Isso porque você precisa de um profissional adequado, com habilidades e qualidades específicas segundo a necessidade da empresa, além de características pessoais que estejam de acordo com os valores do seu negócio.

Para solucionar este erro, portanto, é necessário saber como contratar bons funcionários. Investir em um bom processo de recrutamento e seleção é sempre o passo inicial para contratar melhor. Por isso, nunca subestime a importância de tais etapas.

Lembre-se ainda de trabalhar bem com a gestão do seu negócio de modo que este se torne interessante para atrair bons colaboradores e talentos. Afinal, por que alguém gostaria de trabalhar na sua empresa? Se você ainda não sabe responder a isso, é hora de melhorar!

Atendimento ao cliente

Não trabalhar bem o atendimento ativa a fragilidade do cliente. Este é outro erro que é frequente e bastante incômodo.

Como você bem sabe, o cliente chega a uma empresa esperando, no mínimo, por um excelente atendimento. Sendo assim, nunca se conforme em oferecer menos do que isso, pois os resultados poderão ser trágicos para o negócio.

Prometeu algo? Cumpra! Comprometeu-se em algum ponto? Não volte atrás! O cliente espera pelo seu comprometimento, portanto tenha cuidado para manter sua boa reputação!

Além disso, se você quer saber como atender bem o cliente não se esqueça de se colocar no lugar dele. Como você gostaria de ser atendido? Seus colaboradores têm feito essa dinâmica ou têm atendido de qualquer forma?

Um bom atendimento fideliza o cliente e torna-se a melhor resposta para a questão de como fazer a empresa crescer. Seus clientes poderão pagar até mais caro pelos seus produtos e serviços apenas para terem acesso a esse excelente atendimento. Ofereça-o sempre!

Estratégia de vendas

Por fim, e tão importante quanto os demais pontos mencionados, a fragilidade da venda é uma que, se ativada, pode fazer todo o negócio ruir. Afinal, são as vendas que mantêm toda a empresa, não é mesmo? Para saber como aumentar as vendas e parar de perder dinheiro é preciso investir em novas estratégias para sair do lugar.

Se a empresa não tem feito um bom número de vendas significa que algo realmente não vai bem. Seu cliente pode não estar mais enxergando o produto ou serviço da sua empresa como uma solução para seus problemas. Ou ainda, pode ser que suas vendas estejam focadas de forma errada, sem usar as dores do cliente como parte da estratégia do seu negócio.

Para mudar este quadro e melhorar as vendas é necessário sair da zona de conforto e investir em novas estratégias e campanhas. Que tal usar o Marketing Digital a favor da sua empresa, por exemplo? E se for o caso, por que não expandir seu público-alvo?

Antes de tomar decisões “mais ou menos”, pense de modo estratégico e busque fazer uma gestão de empresas realmente eficaz. Tome decisões que realmente podem levar o negócio ao crescimento e alcance de seus objetivos.

Neste conteúdo você conferiu três problemas recorrentes às empresas, são as fragilidades do colaborador, do cliente e da venda. Mas, e quanto às demais? As 11 Fragilidades que Derrubam Sua Empresa estão detalhadamente explicadas em meu livro.

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