Como Evitar Prejuízos Financeiros na Empresa – Seja Rápido

,

Você já deve ter escutado que as empresas possuem fragilidades. Essas fragilidades nada mais são do que riscos, rachaduras que se não forem arrumadas logo poderão levar o negócio a falir. Em resumo, elas trazem verdadeiros prejuízos financeiros que podem dar início a uma bola de neve que desestabilizará a empresa como um todo, por isso a importância do tema.

Quer saber como evitar os prejuízos financeiros no negócio e também encontrar formas para tratar as 11 fragilidades e riscos iminentes a todos os empreendimentos? Você está no lugar certo! Antes de continuar sua leitura, assista a um vídeo rápido em que abordo o assunto:

Prejuízos financeiros: Eles podem surgir de todos os lugares

Primeiramente, é preciso entender que a empresa pode ter prejuízos financeiros em inúmeras circunstâncias e não somente quando a fragilidade financeira é ativada. Na verdade, tal fragilidade está relacionada a todas as demais, já que qualquer rachadura pode fazer com que o caixa comece a sofrer interferências!

Quer exemplos de outras fragilidades e riscos que podem levar o seu negócio a ter prejuízos?

A fragilidade do cliente é uma das melhores por onde começar a exemplificação. Uma empresa não pode existir sem clientes, afinal quem a sustentaria? Entretanto, muitos negócios deixam surgir inúmeros problemas aqui, seja devido a um mau atendimento, a falta de estratégias de fidelização e acompanhando entre outros mais.

Quando o cliente não é bem atendido dificilmente ele volta, pelo contrário, escolhe a concorrência. Com isso, a empresa está perdendo e os prejuízos financeiros estão ganhando espaço. Você tem se preocupado em entregar uma excelente experiência para o seu cliente? Seus funcionários estão prontos a fazer o mesmo?

Por falar no funcionário, este é outro bom exemplo que vale mencionar aqui. É preciso cuidar bem dos colaboradores desde a contratação – já que é preciso investir em ter os melhores do mercado – até a forma como estes são treinados e dispostos em seu negócio para atender e executar suas respectivas funções. Como você avaliaria sua equipe de trabalho, incluindo os vendedores, o pessoal de atendimento ao cliente, os técnicos, entre outros funcionários importantes?

Como se vê, as fragilidades são como rachaduras e, portanto, podem começar pequenas, não chamar a atenção e até mesmo passar despercebidas. Mas, é necessário ligar o alerta!

Rachaduras podem fazer sua empresa desmoronar, por isso é importante repará-las depressa!

Dicas para diminuir os prejuízos financeiros

Agora que você já sabe que as fragilidades são como rachaduras, é importante conferir dicas sobre como enxergá-las rapidamente para tratá-las e assim diminuir os prejuízos financeiros:

1.      Tire a venda dos olhos

Infelizmente, muitas empresas vão à falência porque seus gestores não se preocupam em enxergar as rachaduras que estão se formando internamente. Muitas vezes, quando decidem reparar, essas rachaduras já são grandes fendas praticamente irreparáveis.

Sendo assim, aquela velha máxima vale: É melhor tratar um problema que ainda está pequeno do que postergar o tratamento para mais tarde, quando talvez já não exista solução.

Por isso, tire agora mesmo a venda que pode estar cegando o seu olhar como empresário e administrador. Comece a observar os detalhes do negócio, pois muitas rachaduras aparecem exatamente nestes cantos “despercebidos”.

2.      Analise números

Também é essencial ter uma política de acompanhamento dos números. O que isso significa? Chega de administrar a empresa com base do achismo, antes use métricas e confira os números para ter em que se basear corretamente.

Quanto a empresa tem feito nos últimos meses? Qual o lucro bruto e o lucro líquido? A empresa tem batido suas metas, está estagnada ou tem decrescido? Quanto mais informações e detalhes você tiver, melhor para afastar os prejuízos financeiros.

3.      Mude as estratégias que não estão dando certo

Depois de passar pelas etapas anteriores, é chegada a hora de decidir sobre o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Que tal elencar novas estratégias para que as rachaduras encontradas sejam devidamente neutralizadas e parem de crescer?

Defina o que precisa ser feito reparando em todas as fragilidades e riscos que cercam o negócio. Escute o feedback dos clientes, pois eles podem contribuir muito para que a empresa cresça e atinja um bom nível de relacionamento com o público.

A fragilidade financeira pode ser ativada de várias formas como mencionado ao longo deste artigo. Por isso, mantenha-se sempre de olhos abertos a tudo o que tem refletido no caixa. Déficits, por menor que sejam, quando sequenciados podem levar a empresa a falência!

Existem, ao todo, nada menos do que 11 Fragilidades que Derrubam Sua Empresa e é importante dizer que essa rachadura pode estar em qualquer uma delas ou até mesmo em mais de uma! Para conhecer as demais fragilidades, confira o conteúdo completo no livro através do link: http://livro.as11fragilidades.com.br/.

Você também pode acompanhar mais sobre o assunto ao se inscrever no canal do Youtube que é referência para os empresários que querem blindar seu negócio. Acesse o link e se inscreve já: https://www.youtube.com/channel/UCt42WaM9p78BBzW-Fb6StKQ.