Por que você não consegue enxergar sozinho as fragilidades e riscos da sua empresa?

Você já parou para pensar no quanto as fragilidades ficam escondidas dentro da sua empresa? Muitas vezes você sequer as enxerga! E, uma vez que passam despercebidas, como elas poderão ser reparadas antes de trazer verdadeiros prejuízos para o negócio?

Se este é um problema pelo qual você, caro empresário, tem passado, fique sabendo que com certeza não é o único! Pelo contrário, a situação de não enxergar sozinho as fragilidades é bastante recorrente e comum. Isso porque a maioria das pessoas está acostumada a falar sobre os pontos fortes do negócio e nunca os fracos.

Não mostrar as fragilidades para seus clientes e parceiros comerciais é uma forma de se proteger, porém também é um jeito de ficar na escuridão sobre as fragilidades e riscos da empresa, demorando mais para identificá-los. Em resumo, se você não dedicar algum tempo para falar sobre as fraquezas da empresa, dificilmente encontrará formas de eliminá-las.

Antes de continuar com a sua leitura, aproveite para conferir um vídeo rápido em que, em apenas 5 minutos, abordo os principais motivos que levam você a não enxergar sozinho as fragilidades e riscos da sua empresa:

A dificuldade de identificar e reconhecer as fragilidades da empresa

Existem inúmeros tipos de fragilidades. Existem fragilidades relacionadas à contratação de bons funcionários, à capacidade de fazer investimentos e expandir o negócio, àquelas relacionadas ao caixa da empresa e reserva financeira, entre outras mais. Todas essas fragilidades impactam negativamente nos resultados da empresa.

Como mencionado antes, as pessoas gostam de falar sobre suas fortalezas, ou seja, sobre seus pontos destacáveis e fortes. Dificilmente você encontrará quem goste de falar sobre os pontos fracos e falhos de um empreendimento e isso porque este tipo de situação pode prejudicar a imagem da empresa, bem como a postura do mercado perante ela.

Por outro lado, é necessário falar sobre aquilo que não acontecendo da forma correta para que as fragilidades apareçam!

Corrigir é preciso

As fragilidades atrapalham o crescimento da empresa e também podem fazer com que um negócio, que aparentemente está bastante sólido, venha a quebrar de uma hora para a outra devido à uma estratégia de expansão baseada em erros e falhas, das mais simples as mais complexas.

É por conta disso que se evidencia a necessidade de corrigir sempre cada uma das fragilidades. Mas, como fazer isso afinal? Quais as melhores formas de identificar os seus riscos?

Fale sobre as fraquezas

É claro que a primeira dica é falar sobre as fraquezas do negócio. Para falar desse assunto encontre uma pessoa certa, já que não é algo válido para discutir com qualquer um.

Procure falar com clareza sobre o que você acha que não está dando certo. Por exemplo, se você sente que a imagem da empresa está com algum problema, fale a respeito disso e porque você sente que isso tem acontecido.

Investigue as possíveis alternativas que poderiam mudar o rumo da empresa para a melhor.

Consulte especialistas sempre que for necessário                          

Se o simples fato de falar com outras pessoas sobre as fragilidades do negócio não bastar para encontrar soluções, consulte especialistas para ter uma visão mais clara sobre quais são os problemas que a empresa tem enfrentado.

Por que você não consegue enxergar sozinho as fragilidades e riscos da sua empresa? Porque você está dentro do problema! Para quem está de fora, é mais simples e fácil saber o que pode estar falhando. Entretanto, para quem faz parte do negócio, não. Muitas vezes a fragilidade e risco faz parte do dia a dia do empresário, incapacitando-o de ver com clareza!

Nessas horas, um bom bate papo com um consultor, coach ou outro especialista lhe ajudará a abrir os olhos e buscar alternativas para redesenhar a área em questão.

Não negue sua fragilidade!

Por fim, vale a dica de que você nunca deve negar a fragilidade. Ou seja, se você já reconhece, mesmo que de longe, que existe um problema relacionado a alguma das áreas da empresa, esteja certo de que é necessário tratá-lo para que o negócio retome seu crescimento.

Seja uma fragilidade financeira, de tecnologia, de imagem ou qualquer outra, assim que identificá-la, dedique-se a trabalhar de forma que este risco seja deixado completamente para trás. Use boas estratégias para tratar cada uma de suas fragilidades, afinal elas se diferem em vários quesitos e é preciso olhar com atenção para essas particularidades.

Que as fragilidades ficam escondidas dentro do seu negócio, com certeza você já sabe. Mas, você sabia que é possível desvendá-las? Quer saber quais são As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa? Basta clicar no link para ter acesso ao livro completo sobre o tema! Não perca tempo e comece essa leitura agora mesmo: http://livro.as11fragilidades.com.br/. Assine também o canal no YouTube para ficar por dentro de conteúdos que vão fazer sua empresa crescer e se profissionalizar cada vez mais! Siga nosso canal através do link: https://www.youtube.com/channel/UCt42WaM9p78BBzW-Fb6StKQ.