Como identificar os problemas da sua empresa antes que seu cliente perceba?

, ,

É fundamental identificar onde estão localizadas, e corrigir, todas as fragilidades existentes no negócio antes que seu cliente, ou até mesmo parceiro, as identifique. Desta forma, você se previne de inúmeros prejuízos, já que, ao todo, uma pequena ou média empresa tem com certeza 11 fragilidades e riscos para trabalhar e evitar.

Mas, como identificar os problemas da empresa antes que seu cliente perceba? Muitas vezes o erro passa completamente despercebido aos olhos de quem está dentro do negócio. Entretanto,ao mesmo tempo, parece bastante nítido e claro a quem observa de fora.

Não conhecer as fragilidades e riscos da empresa é o primeiro passo para ter problemas reais!

Confira a seguir um vídeo rápido em que abordo o tema de modo mais aprofundado e veja a importância de descobrir porque as fragilidades ficam escondidas e você não as enxerga sozinho.

O que são fragilidades?

Antes de abordar alguns aspectos mais específicos ao tema, é válido lembrar o que são fragilidades dentro de um empreendimento. As fragilidades são os pequenos problemas comuns a todos os negócios que, quando não trabalhadas, podem trazer prejuízos irreparáveis e até mesmo levar a empresa a fechar suas portas.

Existem 11 fragilidades e riscos que sua empresa precisa ficar de olho para diminuir as chances de ter prejuízo ou perder espaço no mercado, são elas: a fragilidade financeira, da venda, da norma, do colaborador, do cliente, do gestor, da decisão, do evento externo, da tecnologia e inovação, da interrupção e, por fim, da imagem que será abordada a seguir.

A Fragilidade e risco da imagem

Qual o bem mais precioso e ao mesmo tempo imensurável dentro do seu negócio? Acredite, é a sua reputação, a sua imagem, uma das 11 fragilidades e riscos comuns a qualquer empresa!

Muitas vezes, as fragilidades ficam escondidas e você não enxerga sozinho até que elas já tenham manchado o nome do seu negócio. Uma vez manchado, dificilmente você poderá reaver a mesma imagem junto aos seus clientes e parceiros. Ficará sempre uma marca.

Por exemplo, a quebra de uma promessa ou de um acordo feito com o seu cliente no que se refere a um prazo é um problema que, na maioria das vezes, acaba passando despercebido entre você e seus colaboradores, afinal, “foi apenas um pequeno atraso de dois dias”.

No entanto, com os olhos de quem está de fora, esse pequeno atraso é, na verdade, uma ruptura na reputação da empresa que sempre disse ter como princípio honrar cada um dos seus compromissos, além de oferecer um excelente atendimento ao público.

Em resumo, existem cinco causas principais que podem levar um negócio a ter a sua imagem corrompida com o passar do tempo. São possíveis causas da ruptura da imagem da empresa a falta de ética, os danos causados ao meio ambiente, um mau relacionamento com os clientes e uma má gestão junto aos colaboradores.

Ao tomar cuidado, e se resguardar de cometer qualquer um dos desvios mencionados, a empresa passa a ter uma maior estabilidade que permite levar a reputação a crescer e, consequentemente, conquistar novos públicos, por exemplo.

Percebe o grande risco que você e toda a estrutura do seu negócio correm ao menosprezar os pequenos erros do dia a dia? As 11 fragilidades e riscos existem e podem trazer grandes prejuízos para aqueles que não se preparam para enxergá-las e corrigi-las a tempo.

Identifique as 11 fragilidades e riscos

Gerir uma pequena ou média empresa não é algo tão simples e disso com certeza você já sabe.

Para ter bons resultados, que vão muito além de ter um caixa estável, é necessário empenho. Afinal, as fragilidades ficam escondidas e você não enxerga sozinho muitos dos riscos a que está sujeito. Portanto, atenção!

Por mais que não seja algo tão simples, tente sair da posição e do pensamento exclusivo de gestor e procure olhar a empresa, e seus processos, como se estivesse de fora. Ter a ajuda profissional de um consultor é uma alternativa que cabe muito bem aqui.

Existem erros que você e seus colaboradores cometem diariamente e que não se dão conta. Todavia, uma vez que o seu cliente enxergar este erro, o risco estará criado e uma fragilidade poderá ganhar força.

Sendo assim, a dica é cuidar como dobro de atenção para que a reputação do seu negócio não sofra danos. Não dê motivos para que ocorra um boca a boca negativo envolvendo o nome do seu empreendimento. Muito pelo contrário, saiba prever cuidados extras para mais tarde não ter que correr atrás de um possível prejuízo criado em um momento disperso.

Aproveite para fazer parte da melhor audiência de empresários interessados em resolver suas fragilidades e riscos. Volte a ver sua empresa crescer de maneira sustentável.Inscreva-se agora mesmo no meu canal doYouTube  e não deixe de ter acesso ao conteúdo completo no livro As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa!