Como atender bem o cliente e evitar o risco de perdê-lo?

Como atender bem o cliente e evitar o risco de perdê-lo?

Conquistar seu público-alvo leva um bom tempo e uma vez que você tenha estabelecido qualquer tipo de relação com ele, é importantíssimo se dedicar a fim de diminuir o risco de perder o cliente. Além disso, agindo assim é possível também ter melhores resultados, especialmente em longo prazo.

Você sabe o que é necessário para que a fidelização de um cliente aconteça? Tratar o cliente como um rei é uma das dicas mais simples para dar aqui, entretanto é preciso ir muito mais longe. O atendimento ao cliente, neste caso, é um dos aspectos mais determinantes para que um negócio seja bem avaliado. Se você conseguir fazer isso, reduz a probabilidade da sua empresa ser atingida pela Fragilidade do Cliente.

Por isso, basicamente, não adianta ter o melhor produto e o melhor preço se o cliente não encontrar também o melhor atendimento. Entenda mais sobre a fragilidade do cliente e o risco de perdê-lo ao longo deste artigo!

Antes de continuar sua leitura, reserve três minutinhos para conferir um vídeo que fala sobre o risco de perder clientes e o quanto as empresas deveriam prestar mais atenção a este assunto.

Assista ao vídeo Como Atender Bem o Cliente na Loja [Risco de Perder Clientes]

A Fragilidade do Cliente

Como você gosta de ser atendido quando vai até uma loja? Apesar de aqui falarmos sobre o risco de perder cliente na perspectiva do negócio, é sempre válido inverter um pouco a situação a fim de entender o quanto o atendimento ao cliente é determinante para o sucesso.

Uma vez que você fosse mal atendido, dificilmente voltaria à empresa, não é mesmo? No máximo, você manteria suas relações até encontrar um fornecedor mais atencioso e que também tivesse os produtos e serviços de qualidade.

Você pagaria mais caro para ter um bom atendimento e o mesmo acontece com o seu cliente!

Graças a isso, faz-se necessário treinar todos os colaboradores com o objetivo de que eles estejam capacitados para prestar um excelente atendimento ao cliente.

Afinal, assim como no exemplo abordado no vídeo acima, de nada adianta uma construção que leva anos para ser feita se em apenas uma única oportunidade seu funcionário, ou representante, colocar tudo a perder por não ter pensado em oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Por isso, não importa se for uma grande, média ou pequena empresa, capacite os colaboradores!

A traição do cliente: Você está preparado para isso?

Contudo, mesmo cuidando de cada mínimo detalhe e oferecendo o melhor atendimento ao cliente, pode ser que ele venha a trair sua empresa, abandonando-a por diferentes motivos. A possibilidade de traição do cliente é mais um fator que eleva o risco de perder consumidores do seu produto e serviço.

Nesse momento, é importante saber se a sua empresa está preparada para enfrentar a fragilidade do cliente! Se for um cliente que detém boa parte do seu fluxo de trabalho, é claro que a perda será grande, podendo impactar diretamente no caixa do negócio.

Por isso, uma dica é sempre preferir ter mais clientes que lhe rendem valores menores do que um único que lhe garanta um rendimento mais alto. Sendo assim, o impacto para a empresa será menor com a perda – ou traição – do primeiro tipo de cliente mencionado.

Cuide do seu atendimento e diminua o risco de perder clientes

Excluindo-se o caso anteriormente mencionado, de quando você perde o cliente porque ele lhe traiu, veja algumas dicas sobre como garantir que o seu negócio faça um excelente atendimento ao cliente a cada oportunidade:

1.      Fique atento na hora de contratar

O atendimento ao cliente é de fundamental importância para que a empresa continue a expandir. Por isso, tenha muita atenção ao contratar as pessoas que estarão na linha de frente, em contato direto como o cliente. Apesar de se esperar que todos os colaboradores atendam bem aos clientes, há algumas funções e cargos mais específicos. Atente-se!

2.      Especifique os processos internos

Outro ponto importante é padronizar os processos internos. Quando cada colaborador faz o atendimento a seu modo, é comum encontrar inconsistências que colocam a qualidade do atendimento em cheque. Quando todos, por sua vez, usam uma mesma lógica e sequência, os erros são diminuídos e, portanto, o risco de insatisfação do cliente.

3.      Seja preciso na elaboração de contratos e nas negociações

Em alguns negócios, o que mais vale é o que está no papel, não é mesmo? Pensando neste ponto, se a sua empresa faz parte dos empreendimentos que elaboram e negociam contratos, toda atenção é bem-vinda para que ambas as partes saiam beneficiadas após as assinaturas.

4.      Cumpra tudo aquilo que você prometeu

Você acredita que entregará um produto ou serviço em menos tempo do que aquele previamente estabelecido? Que ótimo! Com certeza você vai surpreender ao cliente, por isso não avise antes. Quando você diz “Talvez entregue em menos tempo”, pode soar como uma promessa ao cliente, o qual se decepcionará se você descumprir a data. Saiba o que prometer, evitando riscos de desgaste na relação com seus clientes!

5.      Invista em um bom relacionamento

Por fim, não menos importante, também é essencial nutrir um bom relacionamento com o seu cliente. A empatia é importante e pode lhe abrir as portas para novos negócios!

A fragilidade do cliente é apenas uma entre As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa. Assunto de alta relevância a todos os empresários e gestores, aproveite para conferir quais são as demais fragilidades e resguarde o seu negócio movendo-o rumo ao sucesso!

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