Uma Decisão Muito Difícil Para o Empresário

Sabe qual é uma das coisas mais difíceis para quem tem uma empresa? É decidir.

Decidir numa empresa é tão difícil porque envolve assuntos complicados e críticos. Decidir para quais mercados você vai vender, que produtos vai desenvolver e que pessoas você vai contratar, por exemplo, nunca é uma tarefa fácil.

Contudo, existe um tipo de decisão que, na minha opinião, é uma das mais difíceis de todas, talvez a mais difícil. Sabe qual é?

É decidir se sua empresa deve focar ou não num determinado produto ou serviço, mercado, nicho.

Parece fácil, mas não é. Isso porque para nós, empresários, uma grande dúvida paira sempre sobre as nossas cabeças: se você abrir o leque opções de produtos e serviços, minhas chances de ganhar dinheiro aumentam ou diminuem?

O que seria melhor, focar num determinado mercado e produto e tentar ser o melhor nele, ou é mais seguro trabalhar com mais opções? Isso porque, se a minha única escolha não der certo, corro o risco de ficar sem nada.

E você também poderia pensar: com mais opções, eu alcanço diferentes tipos de clientes, e as minhas chances de vender aumentam.

Por exemplo, para quem tem um restaurante, é melhor se concentrar em uns poucos pratos, tentando ser o melhor neles, ou é mais indicado trabalhar com um menu extenso de opções de pratos?

Finalmente, você deve focar, ou diversificar? Qual a decisão acertada?

Você concorda que é uma decisão complicada para tomar? Você precisa estar muito convencido que a empresa vai no caminho certo. Mas ter essa certeza é quase impossível. Só se você tivesse uma bola de cristal.

E o pior é que novas oportunidades não param de surgir. Isso porque você é empresário, certo? Então os amigos, parentes e outros empresários nos trazem a todo o tempo novas propostas de negócio.

Algumas delas são boas, mas pode estar fora do seu de atuação. Por exemplo, imagine que você tem uma empresa de confecções e alguém lhe apresenta uma excelente oportunidade para abrir uma lanchonete num shopping center. Até parece um negócio promissor, mas será que você vai se dar bem, ou é melhor continuar focando no seu negócio?

Isso sempre aconteceu muito comigo – e ainda acontece. Todo dia parece que chega alguém com uma ótima ideia. Mas eu aprendi a dizer não para muitas pessoas. Isso porque na maioria dos casos tive problemas sempre me desviei do meu campo de atuação, da minha área de especialização.

Eu acredito que focar numa única coisa é melhor do que diversificar em excesso. Você até pode ter uma segunda opção de produto, mas é preciso cuidado para não passar disso.

Para ser bom em algo nos dias de hoje, com tanta concorrência no mercado, é essencial ter foco e se dedicar ao que você faz durante muito tempo.

Aproveite e adquira o livro inédito “As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa“.