RISCOS PERIGOSOS QUE ILUDEM

 

Alguns riscos, além de causarem prejuízos a sua empresa, têm uma característica muito difícil de lidar. Você sabe qual é?

É que eles enganam. Quer dizer, onde tudo parecia estar indo bem, tem uma armadilha que pode lhe derrubar. E o problema não acontece com qualquer tipo de risco, mas com alguns riscos em particular.

Neste artigo, você vai saber porque isso acontece e o que você precisa fazer para lidar com essas situações, que ocorrem na sua empresa com maior frequência do que você imagina.

Bem, porque alguns riscos enganam? É porque eles surgem em condições favoráveis para sua empresa. Ou seja, este tipo de risco aparece como algo positivo, mas na verdade ele é um inimigo oculto, pronto para lhe pegar.

Uma situação como essa pode acontecer, por exemplo, num momento em que os clientes estão comprando muito o seu produto. Por alguma razão, os pedidos à sua empresa cresceram bastante. Isso é espetacular, certo? O que poderia ser melhor do que vender tanto?

Sim, é verdade, mas nesses momentos há sempre o risco de você não ser capaz de atender a uma demanda tão grande. Caso isso aconteça, se sua empresa demonstrar fragilidades para cumprir os prazos, ou se começar a entregar produtos com defeito, os clientes ficarão insatisfeitos… e você corre o risco deles não comprarem mais de você.

E pior: há ainda o risco dos clientes saírem falando mal de você, o que pode arranhar sua imagem, e derrubar as vendas. Você vai acabar perdendo ótima oportunidade de vender, numa hora de grande procura do seu produto pelo mercado.

O problema é que provavelmente você não percebeu esse risco, ou não deu muita importância a ele. É porque você estava de olho era no crescimento das vendas, de olho no lado bom das coisas, o que é natural.

É por esse motivo que alguns riscos enganam: porque nossa tendência é ver o que é positivo, pois ninguém vai querer ser pessimista nessas horas. Mas é aí onde mora o perigo, porque você não se prepara para lidar com problemas que estão pelo caminho.

O segredo para proteger a sua empresa é identificar todos os riscos que podem lhe atingir, incluindo os riscos mais escondidos, que você não consegue enxergar facilmente. Na verdade, esses riscos são os mais perigosos, porque enganam.

Mas, fique tranquilo, pois existem técnicas para você descobrir os riscos e fragilidades da sua empresa. Foi por esse motivo que eu publiquei um livro que explica sobre 11 Fragilidades e Riscos que atingem as empresas em geral. Se você corrigir as 11 Fragilidades, as chances de fazer sua empresa crescer, e de modo sustentável, aumentam bastante.

Aproveite e adquira o livro inédito “As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa“.