É POSSÍVEL ELIMINAR OS RISCOS DA SUA EMPRESA?

Você tem o poder de eliminar por completo os riscos da sua empresa?

Porque se você conseguir isso, será uma maravilha. Sua empresa caminhará livremente, sem o perigo de ter problemas graves ou até de quebrar.

Mas infelizmente a resposta é NÃO: ninguém é capaz de varrer do mapa os riscos, a não ser que você desista do seu negócio. Se você é empresário, precisará conviver com riscos por toda a vida.

Porém, SIM, você é capaz de controlar o risco através de duas variáveis-chave. Aprender este mecanismo é fundamental para o crescimento (e solidez) da sua empresa.

A primeira variável-chave para controle do risco é a PROBABILIDADE do risco acontecer.

Quer dizer, sabendo que um determinado risco pode lhe atingir no futuro, você estabelece medidas para reduzir a possibilidade dele ocorrer. Simples assim!

Por exemplo, se você já percebeu que há uma possibilidade de você não ser capaz de atender a demanda dos seus clientes nos próximos 6 meses (porque haverá muita necessidade dos seus serviços), você deveria adotar medidas para reduzir essa possibilidade.

Poderia otimizar o processo de atendimento, capacitar seus colaboradores para que sejam mais produtivos e errem menos, automatizar parte do atendimento etc.

A segunda variável-chave para controlar os riscos, além da probabilidade, é o IMPACTO do risco.

Nesse caso, se o risco lhe atingir de todo modo (mesmo que você tenha feito tudo para reduzir essa probabilidade), você terá estabelecido ações prévias que vão reduzir o tamanho do prejuízo.

Voltando ao exemplo anterior, se você não atender bem seus clientes, porque a demanda foi muito grande, isso vai causar danos na sua reputação.

Para reduzir este impacto na sua imagem, você poderia vender apenas para os mercados mais próximos de você, ao invés de vender para todo o Brasil. Assim, se o risco lhe pegar, o estrago será menor.

Entendeu as duas variáveis? É sobre a PROBABILIDADE e o IMPACTO do risco que você tem maior controle. Desse modo, você consegue administrar bem os riscos da sua empresa.

 

Aproveite e adquira o livro inédito “As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa“.