RISCOS E FRAGILIDADES SÃO PROBLEMAS DIFERENTES

,

Riscos e Fragilidades são coisas diferentes. Entender a diferença entre os dois é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Hoje você vai saber o que distingue Risco de Fragilidade e como isso vai lhe ajudar no crescimento do seu negócio.

Tanto Risco como Fragilidade causam danos e prejuízos a sua empresa e, em alguns casos, também a você diretamente. Nesse aspecto, eles são iguais.

Porém, Risco e Fragilidade são muito diferentes num determinado ponto:

Risco é um evento futuro, que pode acontecer ou não. Quer dizer, há sempre um grau de incerteza quanto ao risco virar realidade. Porque se você tem certeza que ele vai acontecer, ou mesmo se ele já se materializou, não se trata mais de um risco e sim de um problema, um fato concreto.

Por exemplo, uma coisa é você perceber que sua empresa está correndo o risco de entregar um serviço importante com atraso para o cliente. Mas se o atraso já ocorreu, não se trata mais de risco e sim de um problema ocorrido. O risco agora é o do cliente ficar bravo com você por causa do atraso.

Já Fragilidade é algo no presente e não no futuro (caso do risco). É uma fraqueza interna da empresa, uma rachadura na estrutura que pode lhe derrubar no chão.

Exemplo: imagine que você, o dono da empresa, não gosta muito de vender, você acha que não leva jeito para vendedor. O que você gosta mesmo é de desenvolver os produtos, de prestar os serviços e atender diretamente o cliente.

Se isso for verdade, eu preciso lhe dizer que você tem um problema instalado, porque sua empresa tem uma fragilidade grave, que é a Fragilidade da Venda. Isso porque numa pequena e média empresa o principal vendedor deve ser você.

Vender é tarefa que não deve ser delegada para ninguém. É claro, sua empresa pode ter vendedores, mas o principal deles deve ser você, ou dificilmente a empresa vai crescer de verdade.

Essa então é a grande diferença entre Risco e Fragilidade: o primeiro é futuro e o outro, presente. Os dois precisam ser tratados na hora certa e utilizando um método adequado.

E como você bem sabe, porque vem acompanhando meus conteúdos, são 11 Fragilidades que você precisa corrigir. Que elas estão presentes não tenha mais dúvidas, porque elas estão lá, infiltradas na sua empresa.

O que você tem de fazer para proteger o seu negócio é localizar as 11 Fragilidades e tratar todas elas, para não ser pego desprevenido, pondo em perigo seu patrimônio.