O SACO DE PANCADAS DA EMPRESA

,

Algumas fragilidades da empresa funcionam como um saco de pancadas, porque são atingidas com frequência por outras fragilidades. Uma delas é a Fragilidade Financeira, pois muitas das falhas que você comete prejudicam a receita da empresa.

Porém, existe uma fragilidade que é também muito acertada pelas demais e, nesse caso, o pior é que isso afetará diretamente a você, que dirige a empresa. Assista este vídeo para saber que fragilidade é essa e o que você deve fazer para evitar o problema.

E a fragilidade que serve como um grande saco de pancadas é a da Imagem. Isso porque são diversas as situações em que ela sofre os golpes de outras fragilidades. Por exemplo, se você atende mal os clientes, ele vai acabar falando mal da sua empresa. E sua empresa é você, a cara da sua empresa é a sua cara, especialmente nas pequenas e médias empresas.

Outro exemplo: quando você destrata seus colaboradores, e eles não aguentam mais e deixam sua empresa, podem sair por aí falando mal de você. E, quem sabe, eles vão trabalhar num cliente seu, e espalham a má imagem que têm de você por lá.

Quer saber um terceiro caso? É quando você fica sem dinheiro e começa a atrasar compromissos com os fornecedores, e as pessoas vão achar que você anda mal da vida e elas deixam de fazer negócios com sua empresa por conta disso.

São realmente muitos casos em que a Fragilidade da Imagem recebe de frente golpes de outras partes da empresa, que não conseguiram controlar suas próprias fragilidades.

E o curioso é que os empresários acham que dificilmente serão atingidos pela Fragilidade da Imagem. É porque eles consideram a reputação deles inabalável, claro porque são de fato pessoas íntegras. Porém, esquecemos que a preservação da nossa imagem, no contexto de uma empresa, não depende apenas de nós, mas também das pessoas que trabalham conosco, assim como de fatores externos.

É por esse motivo que eu bato sempre na mesma tecla: não adianta você corrigir algumas fragilidades (mesmo que sejam as que estão incomodando mais no momento). O segredo é corrigir todas as 11 Fragilidades, sem exceção, para blindar seu negócio de verdade.

Poderíamos até pensar que as Fragilidades Saco de Pancadas – como a Fragilidade da Imagem e a Financeira – deveriam receber mais atenção. Mas, os problemas muitas vezes não começam por elas e sim pelas fragilidades que as machucam.

A saída então para resolver o problema é controlar cada fragilidade como se ela fosse a única, sempre, e corrigir todas as 11 Fragilidades.

Se fizermos diferente, o que parecia inabalável, de tanto receber golpes, acaba não suportando e, no final das contas, cai e puxa a empresa junto.