5 Perguntas para saber se sua empresa está atualizada

Você tem evoluído tecnologicamente ou será que anda parado no tempo. Outra pergunta: sua empresa tem inovado, ou não?

Certamente algum investimento em tecnologia e inovação você deve ter feito nos últimos tempos, ou sua empresa não estaria mais de pé. Mas sempre fica a dúvida se o tempo e dinheiro investido tem sido suficiente para a empresa andar para a frente.

Para lhe ajudar a esclarecer essa dúvida crucial, eu vou lhe fazer 5 perguntas simples, para que você descubra se sua empresa tem inovado e se atualizado na medida certa.

Este é mais um conteúdo sobre as 11 Fragilidades, e hoje nós vamos falar da Fragilidade da Tecnologia e Inovação.

Então vamos às 5 perguntas:

A primeira pergunta é a seguinte: você lançou algum produto ou serviço novo nos últimos 12 meses?

Nesse caso, pesa menos se você fez uma modernização no produto atual, ou se melhorou o serviço prestado… o que vale mesmo é se você criou um produto novinho em folha. A regra vale para qualquer negócio, guardadas as devidas proporções, porque alguns setores são mais propensos à inovação, por exemplo, a indústria de software.

Sua inovação não precisa ter sido mirabolante A questão central é saber se você introduziu alguma tecnologia ou inovação que melhorou de verdade a vida do seu cliente.

É onde entra a segunda pergunta: considerando que a resposta da primeira pergunta foi “Sim”, de que maneira os seus clientes reagiram ao produto que você criou? Eles gostaram? Compraram a ideia? Adotaram o novo serviço ou produto?

Se a resposta for “Não”, é provável que você tenha de voltar ao passo 1 e rever seu produto. Isso porque não adianta criar algo fenomenal e ninguém usar!

Claro que ideias inovadoras levam um tempo para serem aceitas. Foi o caso do Uber, por exemplo, que levou tempo para que as pessoas descobrissem que contavam com um novo transporte muito eficiente. Porém, se a sua inovação não “virar”, é melhor você reavaliar seu novo produto, pois algo pode ter dado errado.

A internet e a mobilidade têm sido centro das suas atenções, quando você pensa no cliente? Esta é a terceira pergunta que você precisa responder. E por que?

Porque tem duas coisas que se tirarem da maioria das pessoas elas fica louca: uma é a internet e a outra , o telefone celular.

Isso porque tudo hoje está na internet, e o aparelho mais utilizado para acessar às informações na internet é o smartphone, de longe. Portanto, para quase tudo que você pretende oferecer aos clientes,  é essencial pensar na internet e na mobilidade.

Quarta pergunta: você utiliza as redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram etc.) para se comunicar com os clientes? Como você interage com eles? Você entrega regularmente conteúdo útil aos clientes, para que aprendam como melhorar o negócio deles?

Por exemplo, se você vende roupa feminina, poderia publicar matérias ensinando as pessoas a se vestirem bem, ou sobre moda em geral. Entregar conteúdo de utilidade é uma maneira eficaz de você se aproximar do seu público, de gerar confiança. Isso porque você mostra que conhece bem o negócio do cliente e, por isso, pode ajudá-lo a progredir.

Outra coisa interessante é você utilizar o Marketing Digital para vender seus produtos, porque isso abre muitas portas para você inovar em vendas, fazendo seu faturamento crescer com vontade.

E a quinta e última pergunta é endereçada a você diretamente. Neste momento, olhe bem para dentro de você.

Você tem se sentido cansado de fazer a mesma coisa todos os dias?

Se estiver com essa sensação, acenda a luz vermelha. Possivelmente é um forte sinal de que você anda sem criar nada novo. É porque essa situação cansa, e o incômodo que você está sentindo é uma boa oportunidade para você mudar de vida, inovar, dar uma guinada na tecnologia que sua empresa utiliza. Não se acomode.

Bem, essas são as 5 perguntas que você precisa se fazer. Se você respondeu “Não” a pelo menos duas questões, é um aviso que a Fragilidade da Tecnologia e Inovação está por perto da sua empresa, se é que já não lhe pegou.

Meu melhor conselho é você virar o jogo imediatamente, de modo a responder “Sim” a todas as pergunta, sem exceção. Não é tão difícil assim, acredite em mim.