A Armadilha Financeira Que Você Não Deve Cair Nunca

Sua empresa tem concentração de clientes? Se for o seu caso, saiba que concentração é uma das maiores fragilidades das empresas, especialmente das pequenas e médias.

Mas porque a concentração é tão perigosa, você pode se perguntar? E seu tiver um grande cliente, mas que me paga sempre em dia… Seria ótimo, não é verdade? Infelizmente a resposta é Não, porque é arriscado ter muita receita na mão de um só cliente?

E como você pode saber se tem concentração ou não de clientes? Neste vídeo, eu vou explicar todas essas questões, e também o que você deve fazer para evitar essa armadilha financeira.

Este é mais um conteúdo sobre as 11 Fragilidades, que tem por objetivo lhe ajudar a crescer de modo sustentável. E vamos agora às respostas.

Bem, a concentração de clientes é de fato muito perigosa, porque você terá problemas de caixa, se um grande cliente deixar sua empresa de uma ora para outra. Pode ser tentador para você ter um grande cliente, que confia na sua empresa, paga em dia e gera uma boa receita mensal, e você sempre tem a esperança de ampliar os negócios com ele.

O problema é que se esse cliente cancelar o contrato – porque não está mais satisfeito com sua empresa, ou porque ele mesmo entrou numa crise financeira, por exemplo – ou reduzir bastante os negócios com sua empresa, você possivelmente ficará em maus lençóis. E sabe por que?

Porque sua empresa constituiu custos fixos elevados para atender esse grande cliente, e você não conseguirá se desfazer desses custos rapidamente. É simples assim!  Há sempre uma inércia de nossa parte para cortar despesas, às vezes na esperança de que o cliente volte a contratar conosco, ou que novos clientes sejam conquistados rapidamente. Afinal, deu tanto trabalho para montar toda a estrutura da sua empresa, e agora você precisaria ser desfazer dela! O problema é que o déficit vai se acumulando perigosamente, podendo acabar com o fluxo de caixa da empresa. E sem caixa, como você vai sobreviver?

Fuja da concentração. Se você tem algum cliente que representa mais de 30% da sua receita total, considere que sua empresa tem concentração. E se o cliente representar acima de 40%, a situação é mais crítica do que você imagina, e deveria ser corrigida com urgência.

Eu gosto muito de uma regra simples, que diz: se você fatura 10.000 reais por mês, por exemplo, é melhor ter cinco clientes faturando 2.000 reais, do que 2 clientes faturando 5.000 reais. O faturamento total é o mesmo nos dois casos, mas o risco é financeiro é sempre menor quando você tem uma quantidade maior de clientes.

Concentração alimenta a Fragilidade Financeira. Portanto, corra atrás de novos clientes sempre. No início da empresa, a concentração da receita pode ser inevitável, mas lute por uma base mais extensa de clientes todo tempo. Não fique sentado, acomodado, controle com rédea curta a Fragilidade Financeira.