Uma Fragilidade Muito Difícil de Controlar

Sua empresa tem 11 Fragilidades que podem lhe causar grandes problemas. Mas isso provavelmente não é mais novidade para você, que vem acompanhando meu canal. Por outro lado, uma dessas fragilidades está entre as perigosas. Você sabe qual é? Pense um pouco.

É a Fragilidade da Decisão. Ela não é apenas muito perigosa, mas também bastante difícil de controlar. Aqui eu vou lhe explicar por isso acontece, e também vou lhe dar duas dicas para que você consiga lidar com esta fragilidade.

E este é mais um conteúdo sobre as 11 Fragilidades, que tem por objetivo lhe ajudar a crescer e construir um negócio sólido financeiramente.

Bem, vamos lá então! Por que a Fragilidade da Decisão é tão difícil de controlar. É porque decidir é parte inerente do seu dia a dia como empresário. Você decide o tempo inteiro, desde o momento em que acorda, até a hora que vai dormir – e possivelmente está decidindo mesmo quando está dormindo, trabalhando os problemas lá no seu subconsciente.

Nem quando está de férias você para, não é verdade? A vida de quem dirige uma pequena e média empresa é assim mesmo, porque é você que tem a palavra final para grande parte dos problemas, e eles parecem brotar do chão.

É exatamente porque você está decidindo todo o tempo, que você está sujeito a erros de avaliação. Por isso é tão difícil controlar a Fragilidade da Decisão, porque você está mexendo com ela com frequência e, cedo ou tarde, ela vai lhe atingir, não tem como escapar por inteiro.

E por que esta fragilidade é tão perigosa? É porque muitas decisões que você toma são arriscadas por natureza. Por exemplo, decidir sobre os produtos que serão desenvolvidos, os mercados que a empresa vai atuar, os clientes-alvo, as tecnologias que serão utilizadas para tornar o negócio competitivo, envolvem escolhas sempre difíceis de fazer.

E uma simples decisão equivocada pode lhe mandar por um caminho que não dará certo, e isso lhe causar problemas e prejuízos, e até o fechamento da empresa.

O que fazer? Bem, existem 7 medidas muito eficazes para consertar a Fragilidade da Decisão. No meu livro “As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa” eu explico todas elas detalhadamente. E hoje eu vou lhe falar em duas das mais importantes:

1) Para controlar a Fragilidade da Decisão, uma das coisas mais importantes é você se desenvolver como gestor. Quanto mais habilidades de administração você tiver, maiores as chances de acertar nas decisões na empresa. Além de conhecer bem o produto que comercializa, você precisa ter uma visão geral de todas as partes da empresa. Você não é obrigado a ser o melhor do mundo em todas as áreas, mas tem que dominá-las ao menos em um grau médio.

2) E a segunda dica é você procurar decidir todo o tempo. Ficar parado, com receio de decidir, porque você não tem certeza sobre as melhores alternativas, é o pior a se fazer. É aquela velha lição: você só aprende com o erro. Quer dizer, se você não decidir e ficar parado, não vai errar, e assim não aprenderá com o erro. Portanto, quanto mais você decidir, e corrigir os erros, mais vai aprender a dominar a fragilidade da decisão.