A História das 11 fragilidades

Sobre as 11 fragilidades

Av. Paulista – São Paulo/SP.

Othederaldo Jr. – O Mentor

O Programa “As 11 Fragilidades” foi elaborado por Othederaldo Júnior, renomado especialista em gestão corporativa, com mais de 30 anos de vivência como executivo e empresário. Todo o conteúdo foi fruto de mais de 10 anos de pequisas junto a grandes corporações, às maiores empresas de consultoria do mundo e a prestigiadas universidades, no Brasil e no exterior.

Desde 2006, venho estudando este assunto.

Minha empresa implantou diversos projetos de gerenciamento de riscos, sempre junto a grandes empresas, bancos e outras instituições financeiras. São essas empresas que detêm real conhecimento de gestão de riscos. Aprendi na prática como essas empresas lidam com suas fragilidades.

Enquanto eu trabalhava no processo de blindagem das grandes empresas, e com um método muito eficiente para o gerenciamento de risco, descobri minha real missão: levar esse conhecimento indispensável às empresas de médio e pequeno portes, com o propósito de ajudar a tornar o negócio mais sólido, resistente a crises, e que permitisse o crescimento – porém sem o empresário correr o risco de perder tudo o que conquistou.

Eu posso te ajudar, porque passei por isso!

Na função de CEO da UB Sistemas, eu deixava a área financeira de lado. Ela ficava sempre para depois. E eu dedicava a maior parte do tempo à atividade comercial, à operação da empresa e ao desenvolvimento do produto. Eu acreditava que bastava vender, ter bons produtos e atender bem o cliente, que tudo estaria bem. Porém, essa visão equivocada levou minha empresa a sérios problemas de fluxo de caixa e a um endividamento elevado junto a bancos. Por pouco, não perdemos o controle da empresa.

Só quando me dei conta da Fragilidade Financeira que enfrentávamos, consegui retomar o gerenciamento das finanças da maneira correta. Hoje, nosso endividamento é praticamente zero, e o fluxo de caixa é positivo.

Assim, pude identificar as 11 Fragilidades que derrubam qualquer empresa a partir de muitas pesquisas e observações, não apenas no Brasil, mas também em outros países.